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Cursos

PRR - Portugal e o Setor do Espaço: atores, regulação e potencial económico

Dados Gerais

Sigla: PRR_PSE
Descrição: A presente oferta formativa insere-se no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal, sendo direcionada, quer à melhoria de competências (“upskilling”), quer à requalificação (“reskilling”) de formandos com conhecimentos e/ou experiência profissional em qualquer área do saber.

Diplomas

  • Portugal e o Setor do Espaço: atores, regulação e potencial económico (4 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Portugal e o Setor de Espaço: atores, regulação e potencial económico

PSE1 - ECTS 1. Identificar os atores dominantes no atual contexto da privatização da economia do espaço.
2. Compreender o papel das organizações internacionais e dos Estados com referência à governança do espaço e regulação da exploração espacial.
3. Analisar o papel da União Europeia em conexão com o setor de espaço ao nível do mercado interno, indústria e investigação científica.
4. Reconhecer as oportunidades para Portugal, enquanto Estado-membro da União Europeia, proporcionadas pelos progressos na área da exploração espacial, e no contexto da Transição Digital.
5. Descrever as prioridades delineadas pela Estratégia Nacional para o Espaço e pensar criticamente sobre as mesmas.
6. Distinguir entre os diferentes instrumentos jurídico-internacionais que regem as atividades espaciais.
7. Identificar algumas das atividades espaciais que suscitam maiores dificuldades de natureza jurídica e ser capaz de resumir as razões subjacentes às mesmas dificuldades.
8. Identificar e manusear o regime jurídico Português aplicável às atividades espaciais e compreender o modo como o mesmo se articula com os instrumentos jurídico-internacionais.
9. Relacionar o modo evoluiu a cadeia global de valor associada ao setor de espaço com o surgimento da dinâmica que vive o setor privado respetivo à escala global.
10. Comparar a dimensão, o potencial e as oportunidades que caracterizam o setor do espaço em Portugal face à Europa, América do Norte e Ásia.
11. Concluir criticamente acerca do modo como os "stakeholders" do setor nacional de espaço se articulam entre si e acerca das oportunidades de mobilidade laboral que se perfilam para o curto-prazo e médio-prazo.
12. Avaliar de que modo é que o percurso profissional e/ou percurso formativo prévio da/o formanda/o pode ser alavancado para oportunidades no mercado de trabalho em conexão com o setor de espaço.

Portugal e o Setor de Espaço: atores, regulação e potencial económico

PSE1 - ECTS 1. Identificar os atores dominantes no atual contexto da privatização da economia do espaço.
2. Compreender o papel das organizações internacionais e dos Estados com referência à governança do espaço e regulação da exploração espacial.
3. Analisar o papel da União Europeia em conexão com o setor de espaço ao nível do mercado interno, indústria e investigação científica.
4. Reconhecer as oportunidades para Portugal, enquanto Estado-membro da União Europeia, proporcionadas pelos progressos na área da exploração espacial, e no contexto da Transição Digital.
5. Descrever as prioridades delineadas pela Estratégia Nacional para o Espaço e pensar criticamente sobre as mesmas.
6. Distinguir entre os diferentes instrumentos jurídico-internacionais que regem as atividades espaciais.
7. Identificar algumas das atividades espaciais que suscitam maiores dificuldades de natureza jurídica e ser capaz de resumir as razões subjacentes às mesmas dificuldades.
8. Identificar e manusear o regime jurídico Português aplicável às atividades espaciais e compreender o modo como o mesmo se articula com os instrumentos jurídico-internacionais.
9. Relacionar o modo evoluiu a cadeia global de valor associada ao setor de espaço com o surgimento da dinâmica que vive o setor privado respetivo à escala global.
10. Comparar a dimensão, o potencial e as oportunidades que caracterizam o setor do espaço em Portugal face à Europa, América do Norte e Ásia.
11. Concluir criticamente acerca do modo como os "stakeholders" do setor nacional de espaço se articulam entre si e acerca das oportunidades de mobilidade laboral que se perfilam para o curto-prazo e médio-prazo.
12. Avaliar de que modo é que o percurso profissional e/ou percurso formativo prévio da/o formanda/o pode ser alavancado para oportunidades no mercado de trabalho em conexão com o setor de espaço.
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