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Cursos

Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico

Dados Gerais

Código Oficial: M852
Sigla: MEBI

Diplomas

  • Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (90 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Aprendizagem integrada de Estudos e Língua

MEBI001 - ECTS

1. Desenvolver uma compreensão de ensino básico, o seu papel no desenvolvimento da criança e as
    competências exigidas aos professores ;
2. Examinar o fenômeno da aprendizagem precoce de línguas estrangeiras (nomeadamente Inglês) no contexto global e como isso se manifesta no contexto nacional;
3. Desenvolver uma compreensão dos conceitos-chave de Aprendizagem Integrada de Conteúdos e da
    Língua (AICL) e sua aplicação prática em contextos do 1º ciclo do ensino básico.

Desenvolvimento da Criança

MEBI002 - ECTS
  1. Caraterizar os fenómenos socio-históricos que subjazem à emergência da infância como período específico do desenvolvimento humano.
  2. Enquadrar o desenvolvimento psicológico como um processo contextual.
  3. Descrever e comparar as principais teorias do desenvolvimento cognitivo, psicossocial e emocional mais relevantes para a educação de crianças e para a docência.
  4. Analisar a influência de agentes significativos no processo de adaptação, comportamento e rendimento escolares.
  5. Definir e contrastar autoconceito, autoeficácia e autoestima e analisar a sua influência no processo de ensino-aprendizagem.
  6. Descrever os procedimentos adequados de gestão da sala aula que previnam a indisciplina e promovam um clima de aprendizagem.
  7. Desenvolver competências de expressão oral e escrita.

Didática do Inglês

MEBI008 - ECTS 1. Desenvolver a consciência dos estudantes relativo as questões relacionadas com a aquisição e aprendizagem de uma segunda língua;
2. Para proporcionar aos estudantes uma visão geral da história e desenvolvimento de ELT;
3. Para discutir o papel do idioma Inglês no contexto global, social e político mais amplo das pedagogias das línguas estrangeiras;
4. Para examinar as tendências recentes e prática corrente na ELT.

Dinâmicas Culturais e Interculturais para o Ensino do Inglês no 1º Ciclo

MEBI003 - ECTS

A U.C. visa consciencializar os estudantes da importância do ensino da língua inglesa para a coesão social no contexto de uma Europa multicultural e plurilingue. A 1ª parte propõe o conhecimento de documentos de referência, chama a atenção para a necessidade de um 1.º contacto harmonioso dos alunos com as línguas estrangeiras, capitalizando em conhecimentos prévios, e prevê a alusão às variedades do Inglês para a discussão da diversidade cultural.

A 2.ª parte promove a reflexão sobre conceitos estruturantes da educação intercultural e competências que os estudantes deverão adquirir (e mais tarde promover) para serem cidadãos interculturais (ex.: consciência da existência do Outro, tolerância e empatia; capacidade para descobrir e interagir, refletir e avaliar criticamente.

A 3.ª parte insiste na importância da aprendizagem colaborativa (como forma de respeito pelas perspetivas do Outro) para a análise do material disponível para a educação intercultural e criação de novo material.

Inglês C2.1

MTSL013 - ECTS
  • Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
  • demonstrar um maior entendimento gramatical aos níveis textual e discursivo;
  • ler, compreender e trabalhar autonomamente com uma grande variedade de textos;
  •  identificar diferentes registos e géneros; - explicar e sumariar textos;
  • deduzir e discutir eficazmente o significado e intenção do produtor de um texto escrito ou falado, a eficiência das estruturas gramaticais usadas e a eficácia em geral do texto objecto de estudo;
  • demonstrar um mais vasto conhecimento do mundo falante de inglês, como por exemplo conhecimento socio-cultural, diversidade cultural, etc.

Políticas Educativas e Curriculo

MEH014 - ECTS

A disciplina de PEC, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central, dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito e do currículo teorizado e da profissionalidade docente, entre outros, no quadro do sistema educativo português, visa proporcionar um espaço de introdução à reflexão crítica e à capacitação técnica, racionalização e sistematização científica e pedagógica da atividade dos futuros docentes.

Este carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar o campo educacional, onde permanecem black boxes plurais.

Visa-se apresentar uma reflexão a partir de uma abordagem sócio-histórica em ordem a densificar a capacidade cognitiva de que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnica, social e política. Tomaremos por referência a evolução daqueles temas no âmbito da especificidade do sistema educativo português na época contemporânea.

São objetivos da disciplina:

- Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.

- Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.

- Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo e prática pedagógica.

- Identificar os caracteres da profissionalidade docente a partir da sua experiência curricular e escolar.

 

Didática de Inglês para crianças

MEBI004 - ECTS Os principais objectivos são:

1. compreender o que significa ser um professor de jovens aprendizes;
2. desenvolver a compreensão dos conceitos e teorias fundamentais subjacentes às abordagens e métodos de ensino de línguas estrangeiras aos jovens aprendentes;
3. desenvolver competências para a aplicação prática do acima exposto.

Iniciação à Prática Profissional I

MEBI006 - ECTS
1. Desenvolver a compreensão do contexto escolar do 1º ciclo e as competências exigidas aos professores
    por meio de observação direta das práticas;
2. Desenvolver a capacidade do estagiário ser um professor reflexivo;
3. Desenvolver competências de observação em sala de aula;
4. Desenvolver capacidade de se problematizar a pratica do ensino;
5. Entender a investigação educacional em sala de aula e envolver-se em fases iniciais do processo de
    investigação;
6. Desenvolver competências para planear e lecionar aulas .

Investigação Educacional

MEG013 - ECTS
  1. Identificar as etapas da investigação científica
  2. Identificar uma variedade de métodos de investigação utilizados na área da educação
  3. Proporcionar um desenvolvimento de competências que permitam ao estudante analisar criticamente trabalhos de investigação na área da educação

Literatura Inglesa para a Infância

MEBI005 - ECTS Os estudantes deverão adquirir os conhecimentos relativos às matérias lecionadas nas aulas teórico-práticas, no que respeita à contextualização histórica e cultural da literatura infantil, particularmente no âmbito da língua inglesa. Paralelamente, deverão tomar consciência da especificidade do universo infantil, dos pressupostos psicológicos e educacionais particulares, de modo a estarem aptos a abordar os mesmos de forma ajustadá e com espírito formativo. O trabalho aturado de análise e crítica de textos de literatura infantil e crítica especializada prevê a aquisição e desenvolvimento de uma indispensável massa crítica nos estudantes, que lhes potenciará o exercício docente junto das crianças do primeiro ciclo de esolaridade.

Psicolinguística e Ensino de Línguas

MEPLAT004 - ECTS

Criar nos estudantes o espírito crítico necessário para, com base nos conhecimentos transmitidos e nas reflexões efectuadas, serem capazes de vir a exercer da melhor forma a sua docência enquanto professores de português a estrangeiros.

Iniciação à Prática Profissional II

MEBI007 - ECTS 1. Desenvolver competências para planear unidades de trabalho e ensinar de forma autónoma;
2. Desenvolver competências para a conceção de tarefas e materiais;
3. Desenvolver reflexividade em relação ao desenvolvimento de competências pedagógicas;
4. Desenvolver a capacidade de teorizar a própria prática;
5. Contribuir para a discussão crítica sobre o trabalho dos colegas;
6. Investigar a sua pratica pelo investigação-ação em pequena escala;
7. Disseminar os resultados da investigação-ação;
8. Demonstrar a capacidade de escrever um relatório acadêmico de sua investigação-ação.
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