Aprendizagem integrada de Estudos e Língua
MEBI001 - ECTS
1. Desenvolver uma compreensão de ensino básico, o seu papel no desenvolvimento da criança e as
competências exigidas aos professores ;
2. Examinar o fenômeno da aprendizagem precoce de línguas estrangeiras (nomeadamente Inglês) no contexto global e como isso se manifesta no contexto nacional;
3. Desenvolver uma compreensão dos conceitos-chave de Aprendizagem Integrada de Conteúdos e da
Língua (AICL) e sua aplicação prática em contextos do 1º ciclo do ensino básico.
Desenvolvimento da Criança
MEBI002 - ECTS
- Caraterizar os fenómenos socio-históricos que subjazem à emergência da infância como período específico do desenvolvimento humano.
- Enquadrar o desenvolvimento psicológico como um processo contextual.
- Descrever e comparar as principais teorias do desenvolvimento cognitivo, psicossocial e emocional mais relevantes para a educação de crianças e para a docência.
- Analisar a influência de agentes significativos no processo de adaptação, comportamento e rendimento escolares.
- Definir e contrastar autoconceito, autoeficácia e autoestima e analisar a sua influência no processo de ensino-aprendizagem.
- Descrever os procedimentos adequados de gestão da sala aula que previnam a indisciplina e promovam um clima de aprendizagem.
- Desenvolver competências de expressão oral e escrita.
Didática do Inglês
MEBI008 - ECTS
1. Desenvolver a consciência dos estudantes relativo as questões relacionadas com a aquisição e aprendizagem de uma segunda língua;
2. Para proporcionar aos estudantes uma visão geral da história e desenvolvimento de ELT;
3. Para discutir o papel do idioma Inglês no contexto global, social e político mais amplo das pedagogias das línguas estrangeiras;
4. Para examinar as tendências recentes e prática corrente na ELT.
Dinâmicas Culturais e Interculturais para o Ensino do Inglês no 1º Ciclo
MEBI003 - ECTS
A U.C. visa consciencializar os estudantes da importância do ensino da língua inglesa para a coesão social no contexto de uma Europa multicultural e plurilingue. A 1ª parte propõe o conhecimento de documentos de referência, chama a atenção para a necessidade de um 1.º contacto harmonioso dos alunos com as línguas estrangeiras, capitalizando em conhecimentos prévios, e prevê a alusão às variedades do Inglês para a discussão da diversidade cultural.
A 2.ª parte promove a reflexão sobre conceitos estruturantes da educação intercultural e competências que os estudantes deverão adquirir (e mais tarde promover) para serem cidadãos interculturais (ex.: consciência da existência do Outro, tolerância e empatia; capacidade para descobrir e interagir, refletir e avaliar criticamente.
A 3.ª parte insiste na importância da aprendizagem colaborativa (como forma de respeito pelas perspetivas do Outro) para a análise do material disponível para a educação intercultural e criação de novo material.
Inglês C2.1
MTSL013 - ECTS
- Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
- demonstrar um maior entendimento gramatical aos níveis textual e discursivo;
- ler, compreender e trabalhar autonomamente com uma grande variedade de textos;
- identificar diferentes registos e géneros; - explicar e sumariar textos;
- deduzir e discutir eficazmente o significado e intenção do produtor de um texto escrito ou falado, a eficiência das estruturas gramaticais usadas e a eficácia em geral do texto objecto de estudo;
- demonstrar um mais vasto conhecimento do mundo falante de inglês, como por exemplo conhecimento socio-cultural, diversidade cultural, etc.
Políticas Educativas e Curriculo
MEH014 - ECTS
A disciplina de PEC, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central, dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito e do currículo teorizado e da profissionalidade docente, entre outros, no quadro do sistema educativo português, visa proporcionar um espaço de introdução à reflexão crítica e à capacitação técnica, racionalização e sistematização científica e pedagógica da atividade dos futuros docentes.
Este carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar o campo educacional, onde permanecem black boxes plurais.
Visa-se apresentar uma reflexão a partir de uma abordagem sócio-histórica em ordem a densificar a capacidade cognitiva de que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnica, social e política. Tomaremos por referência a evolução daqueles temas no âmbito da especificidade do sistema educativo português na época contemporânea.
São objetivos da disciplina:
- Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.
- Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.
- Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo e prática pedagógica.
- Identificar os caracteres da profissionalidade docente a partir da sua experiência curricular e escolar.
Didática de Inglês para crianças
MEBI004 - ECTS
Os principais objectivos são:
1. compreender o que significa ser um professor de jovens aprendizes;
2. desenvolver a compreensão dos conceitos e teorias fundamentais subjacentes às abordagens e métodos de ensino de línguas estrangeiras aos jovens aprendentes;
3. desenvolver competências para a aplicação prática do acima exposto.
Iniciação à Prática Profissional I
MEBI006 - ECTS
1. Desenvolver a compreensão do contexto escolar do 1º ciclo e as competências exigidas aos professores
por meio de observação direta das práticas;
2. Desenvolver a capacidade do estagiário ser um professor reflexivo;
3. Desenvolver competências de observação em sala de aula;
4. Desenvolver capacidade de se problematizar a pratica do ensino;
5. Entender a investigação educacional em sala de aula e envolver-se em fases iniciais do processo de
investigação;
6. Desenvolver competências para planear e lecionar aulas .
Investigação Educacional
MEG013 - ECTS
- Identificar as etapas da investigação científica
- Identificar uma variedade de métodos de investigação utilizados na área da educação
- Proporcionar um desenvolvimento de competências que permitam ao estudante analisar criticamente trabalhos de investigação na área da educação
Literatura Inglesa para a Infância
MEBI005 - ECTS
Os estudantes deverão adquirir os conhecimentos relativos às matérias lecionadas nas aulas teórico-práticas, no que respeita à contextualização histórica e cultural da literatura infantil, particularmente no âmbito da língua inglesa. Paralelamente, deverão tomar consciência da especificidade do universo infantil, dos pressupostos psicológicos e educacionais particulares, de modo a estarem aptos a abordar os mesmos de forma ajustadá e com espírito formativo. O trabalho aturado de análise e crítica de textos de literatura infantil e crítica especializada prevê a aquisição e desenvolvimento de uma indispensável massa crítica nos estudantes, que lhes potenciará o exercício docente junto das crianças do primeiro ciclo de esolaridade.
Psicolinguística e Ensino de Línguas
MEPLAT004 - ECTS
Criar nos estudantes o espírito crítico necessário para, com base nos conhecimentos transmitidos e nas reflexões efectuadas, serem capazes de vir a exercer da melhor forma a sua docência enquanto professores de português a estrangeiros.
Iniciação à Prática Profissional II
MEBI007 - ECTS
1. Desenvolver competências para planear unidades de trabalho e ensinar de forma autónoma;
2. Desenvolver competências para a conceção de tarefas e materiais;
3. Desenvolver reflexividade em relação ao desenvolvimento de competências pedagógicas;
4. Desenvolver a capacidade de teorizar a própria prática;
5. Contribuir para a discussão crítica sobre o trabalho dos colegas;
6. Investigar a sua pratica pelo investigação-ação em pequena escala;
7. Disseminar os resultados da investigação-ação;
8. Demonstrar a capacidade de escrever um relatório acadêmico de sua investigação-ação.