Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > FLUP0169

Arte do Século XIX(I)

Código: FLUP0169     Sigla: AR19-1

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: História da Arte

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FIL 2 Plano Oficial - LFIL 4 2,5 5 -
Plano oficial 2003 - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -
HA 38 Plano Oficial - LHA 4 2,5 5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta cadeira estuda a Escultura, a Pintura e outras Artes Visuais do Ocidente, desde o Neoclassicismo ao Simbolismo. Procura-se uma ampla abordagem da cultura artística, segundo perspectivas teóricas e sublinhando, nos enquadramentos históricos, as dimensões (tecnológica, económica, política, filosófica, literária) mais pertinentes para cada situação definida.

Programa

Apresentação do programa.
1. Questões de âmbito. Cronologia. Periodização.
2. Síntese panorâmica.
3. Discussão metodológica.
4. Orientação bibliográfica.

I O Neoclassicismo.
1. Arqueologia. Iluminismo. Revolução.
2. Fontes. Formação e centros. Internacionalismo e situações nacionais.
3. Pintura.
4. Escultura.
5. Artes decorativas.

II A Época Romântica.
1. Origens do movimento. Mentalidade e sensibilidade.
2. O Academismo e a rebelião.
3. Escolas e personalidades. Temas e géneros.
4. Pintura.
5. Ilustração gráfica.
6. Escultura.

III Realismo, Naturalismo, Impressionismo.
1. Matéria e Ideologia: Realismo.
1.1 Pintura.
1.2 Escultura.
2. Ciências e Filosofia: Naturalismo.
2.1 Pintura. Barbizon e sua influência.
2.2 Escultura.
3. Triunfo da “vida moderna”: Impressionismo.
3.1 Precursores.
3.2 O impacto da Fotografia.
3.3 Exposições. Percursos individuais.
3.4 Neo- Impressionismo.

IV O Fim-do-Século e o Anúncio da Modernidade.
1. Pintura.
1.1 Pós- Impressionismo.
1.2 Simbolismo.
2. Escultura.

Bibliografia Obrigatória

AA. VV. ; Époque Contemporaine XIX.ème - XX.ème Siècles. , Flammarion, 1995
AA. VV.; Neoclassicism and Romanticism, Könemann, 2000
ARGAN, Giulio Carlo; Arte Moderna. Do Iluminismo aos Movimentos Contemporâneos, Schwarcz, 1998
CALVO SERRALER, Francisco (org.); Fuentes y Documentos para la Historia del Arte - Ilustración y Romanticismo, Gustavi Gili, 1982
FRANÇA, José-Augusto; História da Arte Ocidental 1780-1980, Livros Horizonte, 1987
FREIXA, Mireia (org.); Fuentes y Documentos para la Historia del Arte - Las Vanguardias del Siglo XIX, Gustavo Gili, 1982
NOVOTNY, F. ; Pintura y Escultura en Europa 1780-1880, Cátedra, 1986
REYNOLDS, Donald M.; El Siglo XIX (Introducción a la Historia del Arte - Universidad de Cambridge), Gustavi Gili, 1990
SYPHER, Wyllie; Do Rococó ao Cubismo, Perspectiva, 1980

Observações Bibliográficas

A bibliografia específica para cada ponto será recomendada ao longo do semestre lectivo

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, combinando métodos de exposição, análise de imagens e de textos, promoção de diálogo e esclarecimento de dúvidas.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A disciplina não é leccionada em regime de avaliação contínua, não sendo pois obrigatório um número mínimo de presenças nas aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota integralmente definida pela classificação obtida em exame final, tendo cada pergunta a cotação de dez valores (numa escala de zero a vinte valores).

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as Normas em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com as Normas em vigor.

Observações

Língua de ensino: Português
Recomendar Página Voltar ao Topo