Cultura Contemporânea II
Ocorrência: 2005/2006 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
HA |
46 |
Plano Oficial - LHA |
4 |
2,5 |
5 |
- |
|
Objetivos
-Distinguir o conteúdo de múltiplos conceitos aplicados à cultura contemporânea portuguesa
-Analisar as principais correntes do pensamento contemporâneo português
-Caracterizar as principais gerações que marcaram o rumo da nossa cultura
-Compreender o papel das culturas marginais e/ou de resistência
-Contextualizar as principais manifestações artísticas da contemporaneidade
Programa
1. Quadro conceptual e enfoques temáticos
-Problematização de conceitos essenciais e transversais: Cultura, Geração, Regeneração, Decadência, Laicização, Iberismo, Estado Nascente, Cultura de Elites, Civilização, Cultura de Massas…
-História da Cultura, História das Mentalidades, História das Ideias, Imaginário e Memória: objectos, genealogias, territórios e interdisciplinaridade.
2. Cultura portuguesa oitocentista
-Símbolos, agentes e produtos da cultura liberal
-Gerações de 20, 50 e 70: do ideário à acção
-Utopia Socialista e Messianismo Republicano
-Representações literárias, artísticas e científicas
3. A viragem do século (XIX-XX) e as aspirações da República
-Tradição e inovação no ideário republicano
-A construção cívica da “Pátria republicana”
-O papel da Educação na democratização política e social
4. Estado Novo: da “política do espírito” ao espírito de resistência
-A “política do espírito” e a cultura oficial
-Autoridade, Conservadorismo e Nacionalismo
-Do controlo ideológico à resistência cultural
-Salazarismo e Educação Nacional: do papel da Escola ao sentido nacionalista da Educação
-Mudanças culturais e declínio do Estado Novo na década de 60
5. Democratização da educação e globalização da cultura no último quartel do século XX
Bibliografia Principal
ANTÓNIO, Lauro – Cinema e Censura em Portugal. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa/Biblioteca do Museu da República e Resistência, 2001.
BARRETO, ANTÓNIO; MÓNICA, Maria Filomena, coord. – Dicionário de História de Portugal. Suplemento. Lisboa: Figueirinhas, 2000. Vol. VII, VIII e IX.
CONNERTON, Paul – Como as Sociedades Recordam. 2.ª ed. Oeiras: Celta Editora, 1999.
CONNOR, Steven – A Sociologia da Cultura e as Ciências da Cultura. In TURNER, Bryan S., ed. – Teoria Social. Lisboa: Difel, 2002, p. 347-375.
FRANÇA, José-Augusto – A arte e a sociedade portuguesa no século XX (1910-1990). 3ª edição actualizada. Lisboa: Livros Horizonte, 1991. (Colecção Horizonte Histórico; 39).
FRANÇA, José-Augusto – Os anos vinte em Portugal. Lisboa: Editorial Presença, 1992.
MATOS, Sérgio Campos – Historiografia e memória nacional no Portugal do século XIX (1846-1898). Lisboa: Edições Colibri, 1998.
MELO, Daniel – A Leitura Pública no Portugal Contemporâneo (1926-1987). Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2004.
MELO, Daniel – Salazarismo e Cultura Popular (1933-1958). Lisboa: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, 2001. (Colecção Estudos e Investigações; 22).
PERNES, Fernando, coord. – Panorama da Cultura Portuguesa no Século XX. Porto: Edições Afrontamento, 2001. III Vol.
REIS, António, dir. – Portugal Contemporâneo. Lisboa: Publicações Alfa, 1990-1992. 6 Vol.
ROSAS, Fernando – O Estado Novo (1926-1974). In MATTOSO, José, dir. – História de Portugal. Lisboa: Círculo de Leitores, 1994, vol. VII.
ROSAS, Fernando, coord. – Portugal e o Estado Novo (1930-1960). In MARQUES, A. H. de Oliveira;
SERRÃO, Joel, dir. – Nova História de Portugal. Lisboa: Editorial Presença, 1992, vol. XII.
SANTOS, Maria de Lourdes Lima dos – Para uma sociologia da cultura burguesa em Portugal no século XIX. Lisboa: Editorial Presença; Instituto de Ciências Sociais, 1983.
SILVA, Augusto Santos – Dinâmicas Sociais do nosso tempo. Uma perspectiva sociológica para estudantes de Gestão. Porto: Universidade do Porto, 2002. (Colecção Série para Saber; 1).
SILVA, Augusto Santos – Palavras para um País: Estudos incompletos sobre o século XIX português. Oeiras: Celta Editora, 1997.
TORGAL, Luís Reis, coord. – O cinema sob o olhar de Salazar... Mem Martins: Círculo de Leitores, 2000.
TRAVESSA, Elisa Neves – Jaime Cortesão: política, história e cidadania (1884-1940). Porto: Edições ASA, 2004. (Sinais do pensamento contemporâneo).
VIEIRA, Joaquim – Portugal Século XX: crónica em imagens. Lisboa: Círculo de Leitores, 1999. 10 Vol.
Bibliografia Complementar
Será divulgada em função da avaliação formativa realizada, dos interesses e das dificuldades dos alunos.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
-Espaço reduzido para a explanação teórica
-Discussão de textos previamente distribuídos aos alunos
-Debates sobre temáticas específicas: música, cinema, literatura, alfabetização, arte, fotografia, arquitectura…
-Apresentação de trabalhos de investigação realizados pelos alunos (facultativos, mas com repercussões na avaliação)
-Conferências livres
Software
Microsoft Office - vários programas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
- Presença assídua nas aulas
- Qualidade e originalidade das intervenções orais
- Qualidade e originalidade dos trabalhos produzidos
- Realização de um exame final
Fórmula de cálculo da classificação final
- Assiduidade
- Exame final
- Participação oral
- Trabalhos apresentados
Provas e trabalhos especiais
Ver Componentes de Avaliação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as Normas em vigor
Melhoria de classificação
Idêntica à avaliação final
Observações
Língua de ensino: Português.