Técnicas e Metodologia em Geografia
Ocorrência: 2005/2006 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
GEO |
99 |
Plano Oficial - LGEO |
1 |
- |
6 |
- |
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Objetivos
- Conhecer técnicas e métodos de trabalho em Geografia.
- Aplicar técnicas e métodos de investigação em Geografia.
- Desenvolver competências no domínio da leitura do território.
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Programa
1. Concepção de Projecto na Análise Geográfica (2 semanas)
Conceito e componentes do Projecto. Critérios de qualidade e insucessos. Ciclo do Projecto e metodologia. Hierarquia de objectivos. Requisitos dos objectivos.
2. Pesquisa e Trabalho de Campo (3 semanas)
Definição da estratégia e programação de actividades. Métodos de pesquisa no terreno. Orientação, registo da informação, análise de dados e aferição de resultados.
3. Natureza dos Dados Geográficos (2 semanas)
Fontes estatísticas e fontes documentais. Problemas e qualidade da informação geográfica.
4. Concepção de Questionários (2 semanas)
Noções e importância. Formulação de hipóteses. Planificação do questionário. Perguntas e questionários - regras para a sua formulação. As não respostas. Validade e segurança do questionário.
5. Concepção de Entrevistas (2 semanas)
Noções e importância. A interacção social na entrevista. Vantagens e desvantagens das entrevistas. Preparação e execução das entrevistas.
6. Técnicas de Amostragem e Sondagem (1 semanas)
Condições e elementos das amostras. Conceitos e indicadores de qualidade das sondagens.
Bibliografia Principal
ALBARELLO, L. et al – Práticas e métodos de investigação em ciências sociais, Gradiva, Lisboa, 1997.
BARBIER, J. – Elaboração de projectos de acção e planificação, Porto Editora, Porto, 1996.
BURGESS, R. G. – A pesquisa de terreno. Uma introdução, Celta Editora, Oeiras, 1997.
FODDY, W. – Como perguntar. Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários, Celta Editora, Oeiras, 1996.
GHIGLIONE, R.; MATALON, B. – O inquérito. Teoria e prática, Celta Editora, Oeiras, 1997.
HAGUE, P. JACKSON, P. – Faça a sua própria pesquisa de mercado, Nobel, São Paulo, 1995.
HILL, M. M., HILL, A. – Investigação por questionário, Edições Sílabo, Lisboa, 2000.
QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. V. – Manual de investigação em ciências sociais, Gradiva, Lisboa, 1998.
VICENTE, P.; REIS, E.; FERRÃO, F. – Sondagens. A amostragem como factor decisivo de qualidade, Edições Sílabo, Lisboa, 1996.
Bibliografia Complementar
.a indicar durante a leccionação das matérias
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas: exposição de conteúdos teóricos
Aulas práticas: aplicação dos conhecimentos adquiridos, com trabalhos práticos de grupo e trabalho de campo
Software
não se aplica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
A frequência é controlada por folha de presenças, sendo que os estudantes em avaliação contínua devem comparecer a 2/3 das aulas previstas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Teórico-prático (100%)
Avaliação mista com teste teórico (60% da classificação final) e actividades desenvolvidas nas aulas práticas em avaliação contínua (40% da classificação final, com a seguinte distribuição: assiduidade – 5%, participação/cumprimento de tarefas – 5%, pertinência – 5%, apresentação dos trabalhos – 10%, relatórios finais – 15%).
Provas e trabalhos especiais
Os estudantes são instados a produzir relatórios sobre actividades produzidas fora da sala de aula, sejam saídas de estudos, conferências ou outras
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Segundo as normas em vigor na FLUP.
Melhoria de classificação
Segundo as normas em vigor na FLUP.
Observações
Língua de ensino: português