Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > FLUP0690

Seminário (Geografia)

Código: FLUP0690     Sigla: SEMGEO

Ocorrência: 2006/2007 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEO 2 Plano Oficial - LGEO 5 - 30 -

Objetivos

Objectivos
Pretende-se orientar cada estudante no sentido de:
- aprofundar os saberes geográficos e pedagógico-didácticos;
- estabelecer, de forma coerente, uma articulação entre a teoria e a prática, entre a Geografia, as Ciências da Educação e a prática docente;
- desenvolver capacidades e atitudes conducentes a um desempenho profissional reflexivo, problematizador, crítico e auto-superador:
- manifestar atitudes investigativas susceptíveis de conduzirem a um interpretar e reformular contínuos das práticas e dos suportes técnico-científicos que lhes subjazem e a um repensar incessante do fenómeno educativo em geral.

Programa

Introdução

O Seminário é uma unidade curricular conducente a uma pesquisa reflexiva sobre a docência em Geografia (em particular) e a intervenção pedagógica (em geral).
Configurar-se-á como um tempo de desenvolvimento de projectos individuais e/ou grupais de pesquisa-reflexão-acção, para o qual devem confluir as perspectivas analíticas de cada participante.

Problemática central:
O papel e as práticas do professor de Geografia no Portugal de hoje
(3º ciclo e Ensino Secundário) - de desafios a respostas.


Concretização

O desenvolvimento da problemática acima enunciada far-se-á segundo dois eixos estruturantes:
Eixo A - O teor destas sessões será bastante flexível, pois resultará tanto das necessidades identificadas pelas docentes como das vivências de cada um dos estagiários.
Concretizar-se-á na apresentação, discussão e problematização:
- de questões educacionais e didácticas cruciais na fase de iniciação à docência;
-de desafios e experiências vivenciados por cada estagiário/núcleo de estágio, enquanto professores de Geografia.
Eixo B - Este eixo concretizar-se-á no desenvolvimento de uma pesquisa/investigação numa área específica de interesse do estagiário, enquadrada na problemática acima enunciada.

Bibliografia Principal

De acordo com as solicitações e escolhas de cada estagiário/núcleo de estágio, serão fornecidas orientações bibliográficas.

Bibliografia Complementar

Nenhuma.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Reflexão e investigação orientada.

Software

Power Point, Excel, Word.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

Elaboração dos trabalhos que vierem a ser solicitados.
Presença a pelo menos 75% da sessões de trabalho.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada do Eixo A e do Eixo B (trabalho escrito e apresentações orais).

Provas e trabalhos especiais

Eixo A - Relatório(s)
Eixo B - Trabalho de pesquisa/investigação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nenhuma.

Melhoria de classificação

Não se aplica.

Observações

A língua oficial é o português
Recomendar Página Voltar ao Topo