Seminário (Geografia)
Ocorrência: 2006/2007 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
GEO |
2 |
Plano Oficial - LGEO |
5 |
- |
30 |
- |
|
Objetivos
Objectivos
Pretende-se orientar cada estudante no sentido de:
- aprofundar os saberes geográficos e pedagógico-didácticos;
- estabelecer, de forma coerente, uma articulação entre a teoria e a prática, entre a Geografia, as Ciências da Educação e a prática docente;
- desenvolver capacidades e atitudes conducentes a um desempenho profissional reflexivo, problematizador, crítico e auto-superador:
- manifestar atitudes investigativas susceptíveis de conduzirem a um interpretar e reformular contínuos das práticas e dos suportes técnico-científicos que lhes subjazem e a um repensar incessante do fenómeno educativo em geral.
Programa
Introdução
O Seminário é uma unidade curricular conducente a uma pesquisa reflexiva sobre a docência em Geografia (em particular) e a intervenção pedagógica (em geral).
Configurar-se-á como um tempo de desenvolvimento de projectos individuais e/ou grupais de pesquisa-reflexão-acção, para o qual devem confluir as perspectivas analíticas de cada participante.
Problemática central:
O papel e as práticas do professor de Geografia no Portugal de hoje
(3º ciclo e Ensino Secundário) - de desafios a respostas.
Concretização
O desenvolvimento da problemática acima enunciada far-se-á segundo dois eixos estruturantes:
Eixo A - O teor destas sessões será bastante flexível, pois resultará tanto das necessidades identificadas pelas docentes como das vivências de cada um dos estagiários.
Concretizar-se-á na apresentação, discussão e problematização:
- de questões educacionais e didácticas cruciais na fase de iniciação à docência;
-de desafios e experiências vivenciados por cada estagiário/núcleo de estágio, enquanto professores de Geografia.
Eixo B - Este eixo concretizar-se-á no desenvolvimento de uma pesquisa/investigação numa área específica de interesse do estagiário, enquadrada na problemática acima enunciada.
Bibliografia Principal
De acordo com as solicitações e escolhas de cada estagiário/núcleo de estágio, serão fornecidas orientações bibliográficas.
Bibliografia Complementar
Nenhuma.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Reflexão e investigação orientada.
Software
Power Point, Excel, Word.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Elaboração dos trabalhos que vierem a ser solicitados.
Presença a pelo menos 75% da sessões de trabalho.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada do Eixo A e do Eixo B (trabalho escrito e apresentações orais).
Provas e trabalhos especiais
Eixo A - Relatório(s)
Eixo B - Trabalho de pesquisa/investigação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Nenhuma.
Melhoria de classificação
Não se aplica.
Observações
A língua oficial é o português