Gestão da Informação
Ocorrência: 2004/2005 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
Pretende-se que os alunos compreendam a importância da informação na sociedade actual e conheçam as infra-estruturas que potenciam a construção e desenvolvimento da sociedade da informação. Pretende-se ainda que apreendam as técnicas de recuperação, análise, avaliação e organização da informação registada em diversos suportes e entendam a importância da gestão da informação dentro de contextos organizacionais, como sistema de apoio à decisão.
Programa
1. A informação: definição do conceito. A natureza da informação e do conhecimento.
2.Sistemas de informação.
2.1 Caracterização e tipologia.
2.2 Tecnologia da informação e da comunicação.
2.3 Profissionais e mercado da informação.
3.Políticas nacionais e internacionais para a informação.
3.1 Informação e Democracia.
3.2 A Info-exclusão numa perspectiva global.
3.3 Os desafios da sociedade em rede.
3.4 Objectivos e infra-estruturas necessárias.
3.5 Redes de informação: estrutura, funcionamento e acesso.
4.Competências de gestão da informação.
4.1 A compreensão da informação.
4.2 A organização e a recuperação da informação.
4.3 A avaliação da qualidade da informação.
4.4 A comunicação da informação.
5.Gestão da informação num contexto organizacional.
5.1 Política de informação.
5.2 Auditoria de informação.
6.Aspecto ético-legais na gestão da informação.
5.3 Deveres e responsabilidades do profissional de informação.
5.4 Propriedade intelectual e protecção de dados: legislação.
5.5 Código de ética para os profissionais de informação em Portugal.
Bibliografia Principal
CARDOSO, Gustavo, coord. - Os cidadãos e a sociedade de informação : conferência promovida pelo Presidente da República, 9 e 10 de Dezembro de 1999, Centro Cultural de Belém. [Lisboa] : Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2000. (Debates)ISBN: 972-27-1036-2.
CASTELLS, Manuel - A era da informação : economia, sociedade e cultura. Coord. de José Manuel Paquete de Oliveira, Gustavo Leitão Cardoso.Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian, 2002-2003. 3 vol. ISBN: 972-31-0984-0; ISBN 972-31-1008-3; ISBN 972-31-1055-5.
COX, Richard J. - Managing records as evidence and information. Westport : Quorum Books , 2000. ISBN 1-56720-231-4
GRIEVES, Maureen ed. - Information policy in the electronic age. London: Bowker Saur , 1998. (British library research). ISBN 1-85739-266-3
HILL, Michael W. - The impact of information on society: an examination of its nature value and usage. München : K.G. Saur , 2001. ISBN 3-598-11546-6
LARGE, Andrew - Information seeking in the online age: principles and practice. München : K.G.Saur , 2001. ISBN 3-598-11505-9
LE COADIC, Yves-François - Usages et usagers de l'information. Paris: ADBS, 2001. (Collection 128). ISBN 2-09-190366-3
Livro verde para a sociedade da informação em Portugal. Lisboa: Missão para a sociedade da informação, 1997.
MARTIN, William J. - The global information society. Hampshire: Aslib Gower, 1997.ISBN 0-556-07715-9
MEADOWS, Jack - Understanding information. München : K. G. Saur , 2001. ISBN 3-598-11544-X
PORTUGAL. Ministério da Ciência e da Tecnologia. Observatório das Ciências e das Tecnologias - Portugal na sociedade da informação. Introd. José Mariano Gago. Lisboa: Observatório das Ciências e das Tecnologias, 2001.ISBN: 972-8421-83-4
SILVA, Armando Malheiro da … [et al.] – Das ciências documentais à ciência da informação: ensaio epistemológico para um novo modelo curricular. Porto: Afrontamento, 2002. (Biblioteca das ciências do homem/Plural). ISBN 972-36-0622-4
TAYLOR, Arlene G - The organization of information. Englewood: Libraries Unlimited, 1999. (Library anf information science text series). ISBN 1-56308-498-8
ZORRINHO, Carlos – Gestão da informação. Lisboa: Editorial Presença, 1991. (Biblioteca de gestão moderna). ISBN 972-23-1390-8
A legislação portuguesa e comunitária sobre direitos de autor, pode ser consultada através do site do Gabinete do Direito de Autor - http://www.gda.pt/index.html
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teóricas serão usadas para exposição formal da matéria, com apoio de apresentação Power Point e projecção de filme. O debate nas aulas será intensamente estimulado. As aulas práticas visarão a aprendizagem de técnicas de recuperação, análise, avaliação da informação.
Software
Apresentação Power Point e projecção de filme.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Não tem obrigatoriedade de frequência.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação por trabalhos práticos: 40%
Exame final: 60%
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as nomas da Faculdade de Letras.
Melhoria de classificação
De acordo com as nomas da Faculdade de Letras.
Observações
Língua de ensino: Português.