| Código: | MSOCI030 | Sigla: | ST |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Sociologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Sociologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Sociologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MSOCI | 15 | Plano Oficial em vigor | 1 | - | 6 | 41 | 162 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Natália Maria Azevedo Casqueira | Regente |
| Teorico-Prática: | 3,00 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
| Natália Maria Azevedo Casqueira | 3,00 |
Adquirir saberes e competências teóricas e metodológicas no domínio da sociologia do turismo.
Discutir a abordagem sociológica sobre o fenómeno turístico a partir da 2.ª metade do século XX.
Analisar a relação entre turismo e sociedade num contexto de globalização.
Desenvolver conhecimentos teórico-empíricos sobre a sociedade portuguesa do ponto de vista das práticas e das políticas turísticas.
Capacidade de análise das problematizações referentes ao fenómeno do turismo.
Capacidade de aplicação dos conhecimentos teórico-empíricos a contextos pluri-institucionais e a domínios informais.
Capacidade de análise crítica, de síntese, de expressão escrita e oral.
Capacidades de gestão da informação (pesquisa, seleção e análise), de trabalho autónomo e em equipa.
1. A “invenção do turismo” e a modernidade ocidental
2. Turismo, mobilidade e diferenciação no espaço social
3. Globalização, experiência turística e autenticidade
4. Configurações do turismo, sustentabilidade e impactos
A bibliografia obrigatória da unidade curricular é alvo de consulta e de leitura segundo indicações dadas pela docente e de acordo com a abordagem do programa. Ao longo do semestre, a docente disponibiliza bibliografia complementar e específica para cada ponto do programa nos respetivos documentos de apoio.
Aulas com exposição teórica dos temas, ilustração empírica de casos e participação dos estudantes na sua pesquisa e discussão. Dinamizam-se atividades como apresentação oral e escrita de documentos pelos estudantes; resolução de exercícios propostos pela docente sobre matérias teóricas e casos empíricos; aprofundamento dos temas com debates, conferências e visitas de estudo. Dá-se apoio aos estudantes na construção do projeto individual: pesquisa bibliográfica, recolha e tratamento da informação, discussão e enquadramento das matérias teóricas a partir das escolhas temáticas e empíricas dos estudantes. Disponibiliza-se na plataforma Moodle um conjunto de elementos: bibliografia complementar, sumários desenvolvidos, materiais pedagógicos, avaliação, fóruns de discussão e orientação tutorial.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Teste | 40,00 |
| Trabalho prático ou de projeto | 60,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 65,00 |
| Frequência das aulas | 39,00 |
| Elaboração de projeto | 58,00 |
| Total: | 162,00 |
As componentes de avaliação previstas na unidade curricular são:
- 1 teste escrito
- 1 projeto individual
Todas as componentes de avaliação são obrigatórias.
O teste escrito incide sobre os conteúdos teóricos do programa. O projeto individual incide sobre uma temática a ser discutida entre a docente e o estudante, em articulação com os conteúdos programáticos e os interesses e valências profissionais dos estudantes no campo do turismo. Ambas as componentes são realizadas ao longo do semestre e entregues em datas a indicar pela docente no início das aulas.
A não aprovação à unidade curricular (com a reprovação por falta de componente de avaliação) implica que o estudante realize em época de recurso novas componentes de avaliação: teste escrito e projeto individual. No primeiro dia de avaliação da época de recurso, o novo enunciado de projeto é disponibilizado na página da unidade curricular.
A classificação final na unidade curricular é calculada a partir da média ponderada das classificações obtidas em cada uma das componentes de avaliação:
- teste escrito - 40%
- projeto individual - 60% (40% apresentação da versão escrita final e 20% apresentação oral da versão ongoing do projeto)
Para que o estudante se considere aprovado na unidade curricular, deve obter uma classificação final igual ou superior a 10 valores, com uma classificação em cada componente de avaliação igual ou superior a 9,5 valores.
Pela época de recurso, mantêm-se as ponderações atribuídas às componentes: 40%, teste escrito; 60%, projeto individual, versão escrita final.
Para o efeito, é obrigatória a leitura do Caderno de Apoio 1, a ser disponibilizado no início das aulas e que contém todas as informações sobre o funcionamento da unidade curricular e os procedimentos e componentes de avaliação.
Os estudantes com estatuto TE, ENEE e outros estatutos previstos na lei ficam obrigados a contactar a docente no início do período de funcionamento da unidade curricular, para efeitos de esclarecimento dos respetivos procedimentos de avaliação de conhecimentos. Para realizarem o projeto individual ao longo do semestre e entregá-lo na data indicada para a época normal, tais estudantes deverão realizar a apresentação oral da versão ongoing do projeto nas datas propostas. As ponderações atribuídas às componentes de avaliação são as previstas na unidade curricular: 60% para o projeto individual (40% apresentação escrita final e 20% apresentação oral da versão ongoing) e 40% para o teste individual.
Para o efeito, é obrigatória a leitura do Caderno de Apoio 1, a ser disponibilizado no início das aulas e que contém todas as informações sobre o funcionamento da unidade curricular e os procedimentos e componentes de avaliação.
A melhoria de classificação final é realizada de acordo com o estipulado no Regulamanto de Avaliação da FLUP. É possível fazer melhoria da classificação final apenas à componente teste individual. A classificação final é o resultado da média ponderada, e segundo as ponderações atribuídas, das classificações mais elevadas obtidas pelo estudante nas componentes de avaliação previstas na unidade curricular.
Para o efeito, é obrigatória a leitura do Caderno de Apoio 1, a ser disponibilizado no início das aulas e que contém todas as informações sobre o funcionamento da unidade curricular e os procedimentos e componentes de avaliação.
Edita-se na página da unidade curricular o Caderno de Apoio 1 que reúne um conjunto de informações detalhadas sobre as componentes de avaliação e o funcionamento da unidade curricular. É obrigatória a sua leitura integral.
Horário de atendimento aos estudantes (dia e hora): a definir pela docente no início das aulas.
Contactos da docente
Natália Azevedo
Gabinete 248, Torre B; Cacifo 199, Torre B
Email: nazevedo@letras.up.pt