Filosofia Antiga II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Filosofia |
Ocorrência: 2025/2026 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
FILO |
0 |
FILO - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Adquirir formação de base em Filosofia Antiga (respeitante ao período indicado no programa em cada ano), estudando figuras principais e grandes correntes doutrinais. Analisar textos representativos de autores e doutrinas fundamentais da sua história. Adquirir instrumentos para articular os conhecimentos deste período com os dos demais da História da Filosofia. Mostrar a atualidade dos problemas, conceitos e argumentos filosóficos da filosofia antiga (no período do programa) e dos seus textos e sobre eles reflectir.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do curso os estudantes deverão: 1. Mostrar ter adquirido uma formação de base em Filosofia Antiga (a respeito do período referido no programa). 2. Saber ler e analisar textos filosóficos da Antiguidade, de Aristóteles a Plotino, compreendendo as suas especificidades. 3. Saber articular os conhecimentos deste período com os dos demais da História da Filosofia. 4. Utilizar adequadamente os instrumentos de trabalho e de pesquisa requeridos no estudo de Filosofia Antiga (no período em questão). 5. Expor de modo adequado questões filosóficas do período em questão, ou sobre os seus principais autores e correntes. 6. Analisar conceitos e problemas fundamentais com recurso às fontes textuais. 7. Posicionar-se sobre a atualidade filosófica dos temas e problemas do pensamento dos autores principais da antiguidade.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
1. Introdução1.1. Periodização, escolas, autores, fontes, instrumentos de trabalho
1.2. Uma abordagem temática: psicologia, ética e metafísica
2. Aristóteles2.1. Carácter geral da filosofia aristotélica
2.2. O corpus aristotélico, a classificação do saber e a filosofia primeira
2.3. A primeira filosofia (metafísica) e a busca do saber
2.4. Natureza e a alma
2.5. O fim último do homem, virtudes e felicidade
3. Filosofia helenística3.1. A Academia, o Liceu e os Socráticos Menores
3.2. Epicuro e o Jardim (epicurismo)
3.3. Zenão e o Pórtico (estoicismo)
3.4. Pírron de Élis e o Pirronismo (ceticismo)
4. Filosofia em Roma4.1. Lucrécio
4.2. Marco Aurélio
5. Neoplatonismo5.1. Plotino
Bibliografia Obrigatória
Aristóteles 384-322 a.C.;
Metafísica. ISBN: 85-15-02361-X v. 1
Cícero; Textos Filosóficos (2 vol.), Fundação Calouste Gulbenkian, 2014
Lucrécio; Da natureza das coisas, Relógio d'Água, 2015. ISBN: 978-989-641-484-9
Epicuro; Cartas, Máximas e Sentenças. A serenidade da alma e a luz da razão, Ed. Sílabo, 2009. ISBN: 978-972-618-536-9
Laercio Diogenes de 200-250;
Vidas de los filósofos más ilustres
Plotino;
Ennéades
Bibliografia Complementar
António Pedro Mesquita;
Introdução geral. ISBN: 972-27-1371-X
Barnes, Jonathan 340;
Philosophia togata II. ISBN: 0-19-815222-1
Barnes, J. (ed.); The Cambridge Companion to Aristotle, Cambridge University Press, 1995
Brunschwig, Jacques;
Le savoir grec. ISBN: 2-08-210370-6
Gerson, Lloyd P. 340;
The Cambridge companion to Plotinus. ISBN: 0-521-47676-3
Griffin, Miriam 340;
Philosophia togata I. ISBN: 0-19-815085-7
Guthrie, W. K. C.;
A history of greek philosophy
Kenny Anthony;
Filosofia antiga. ISBN: 978-989-616-365-5
Long, A. A. / Sedley, D. N. ; The Hellenistic Philosophers, Cambridge University Press, 1987 (2 Vols.)
Powell, J. G. F. 340;
Cicero the philosopher. ISBN: 0-19-814751-1
David Ross;
Aristóteles
Observações Bibliográficas
Os textos de leitura obrigatória são disponibilizados na plataforma moodle.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas (expositivas e de leitura com discussão de textos). Estudo autónomo orientado tutorialmente.
Palavras Chave
Humanidades > História > História da filosofia > Filosofia antiga
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Teste |
90,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
121,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com as normas em vigor.
Fórmula de cálculo da classificação final
Dois testes escritos (a meio e no final do semestre). Cada teste 50%. O segundo teste pode ser substituído por um trabalho de c. 6-10 páginas a entregar via moodle e a apresentar e discutir na última semana de aulas.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas de avaliação em vigor.
Melhoria de classificação
Exame final, na época de recurso.
Observações
Não se aplica