| Código: | CC065 | Sigla: | AM3D |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Tecnologia da Comunicação |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | https://sigarra.up.pt/flup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=518120 |
| Página e-learning: | https://moodle.up.pt/ |
| Unidade Responsável: | Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Comunicação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CC | 21 | Plano Oficial em vigor (2022) | 3 | - | 6 | 41 | 162 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Alexandre Miguel Barbosa Valle de Carvalho | Regente |
| Teorico-Prática: | 2,50 |
| Orientação Tutorial: | 0,50 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Teorico-Prática | Totais | 1 | 2,50 |
| Alexandre Miguel Barbosa Valle de Carvalho | 2,50 | ||
| Orientação Tutorial | Totais | 1 | 0,50 |
| Alexandre Miguel Barbosa Valle de Carvalho | 0,50 |
Desenvolver competências sobre a produção de conteúdos 3D e a sua integração em ferramentas de autoria multimédia. Assimilar fundamentos, conceitos e sistematizações sobre computação gráfica 3D que envolvem a representação de sólidos, a caracterização de materiais e de iluminação de cenas 3D. Desenvolver competências na modelação de ambientes 3D. Integrar ouputs em conteúdos multimédia.
A frequência com sucesso permite ao aluno:
1) aciocíniar sobre a decomposição de objectos 3D complexos, em agregações de objectos mais simples;
2) usar técnicas de modelação e definir a sequência de aplicação dessas técnicas, de acordo com os objectivos do projecto;
3) caracterizar materiais/texturas, a aplicar aos objectos;
4) caracterizar a iluminação de cenas.
5) realizar sequências de animação com recurso à técnica de animação in-between.
6) produzir outputs (imagem/video) a partir de cenas;
7) integrar os outputs em conteúdos multimédia através de ferramentas de autoria multimédia.
Fundamentos de computação gráfica 3D. Definição de espaço, de coordenada e de sistema de eixos. Definição de vértice de aresta e de face. Representação de estruturas geométricas: a linha a poli-linha e o polígono.
Técnicas de modeção de objectos 3D. A representação de superfícies 3D por malha poligonal e por curvas. A modeação de sólidos por instanciação de primitivas geométricas, por varrimento translaccional e rotacional, pela fronteira, representação, por decomposição espacial e por CSG (Constructive Solid Geometry). Introdução à aplicação de modelação 3D Studio Max: apresentação da ferramenta e das principais componentes funcionais.
Modelação de objectos em 3D Studio: instanciação de primitivas, uso de operadores que actuam sobre formas bi-dimensionas (revolução, extrusão, etc), operações booleanas, operadores de deformação, operadores de loft, construção e edição de malhas poligonais, entre outras. Soft selection. Modelação de malhas poligonais.
Materiais e iluminação: caracterização do modelo de iluminação quanto à sua validade física. Tipos de emissores de luz e as principais propriedades. Relação entre superfícies emissoras e reflectoras. Propriedades dos reflectores (componentes ambiente / absorção, difusa, especular, refracção). Mapas (texturas) A criação e configuração de fontes de iluminação local: omni, spotlight, direct light, skylight. A utilização de modelos de iluminação local: Light tracer e radiosity. A utilização de fontes de luz fotométricas: point, planar, linear, sun light..
A exportação de conteúdos do 3DS Max e a sua integração em produtos web interativos: produção de imagem/video em 3DS.
Método expositivo para apresentação de conceitos, princípios, afirmações e deduções sobre os fundamentos de computação gráfica relacionados com modelação 3D, materiais texturas e iluminação.
Método de ensino problem-based: a resolução de exercícios/problemas permite ao aluno adquirir experiência prática, identificar novos problemas e exclarecer dúvidas. Nesta fase o aluno aplica os conceitos, princípios sobre a matéria leccionada. A realização de exercícios fora das horas de contacto aumenta o carácter de autonomia do aluno. O método expositivo é pontualmente intervalado quando se torna essencial a aprendizagem de procedimentos de realização de actividades.
Tratando-se de uma disciplina de carácter eminentemente projectual, o método de avaliação assenta na realização de projectos:
· Um projecto a meio do semestre, que contempla a avaliação dos conhecimentos e competências adquiridos sobre a modelação de objectos 3D. Este projecto é realizado durante uma aula de 3 horas.
Um projecto final, de maior dimensão, realizado maioritariamente durante as horas de contacto, que contempla a totalidade do conteúdo do programa.
Semanalmente são propostos trabalhos para realizar fora das horas de contacto.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 30,00 |
| Participação presencial | 10,00 |
| Trabalho laboratorial | 60,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de projeto | 17,00 |
| Estudo autónomo | 93,00 |
| Frequência das aulas | 52,00 |
| Total: | 162,00 |
Presença obrigatória em 75% das aulas. Realização obrigatória de todos os momentos de avaliação. Aprovação de acordo com a regra de cálculo (ver fórmula)
Exames práticos intercalares (30%) + Participação presencial (10%) + projecto final (60%).
2.1 Os estudantes que reúnam condições para prestar provas na época especial de conclusão do ciclo de estudos (época de Setembro) deverão realizar um trabalho prático (projeto final, 100%).
2.2 Os estudantes que não tenham obtido aprovação na época normal podem, em época de recurso, realizar um trabalho prático (projeto final, 100%). Devem acautelar a inscrição nesta época quando aplicável (contactar secretaria).
5.1 Conforme regulamento da FLUP.
4.1. Melhoria de classificação distribuída: próximo ano lectivo.
4.2.Os alunos que pretendam melhorar a classificação devem contactar o responsável da disciplina durante a primeira semana de aulas relativas à edição da disciplina.
4.3. Aplicam-se todas as regras constantes do campo de Observações.
6.1.Dado o carácter projectual da disciplina, é obrigatória e indispensável a realização de todos os trabalhos previstos, dentro dos prazos ou datas fixadas e entregues nas datas definidas. Todos os alunos estão abrangidos por este regulamento (trabalhadores-estudantes, necessidades especiais, a realizar estágio, etc.)
6.2.A não realização / entrega de um trabalho ou a entrega fora do prazo definido pelo docente implica a perda da percentagem total de classificação correspondente a esse trabalho.
6.3.Todos os trabalhos práticos devem ser acompanhados regularmente (1 ou 2 semanas), sob pena de não serem considerados para efeito de avaliação. É responsabilidade do aluno assegurar-se deste acompanhamento.
6.4.Não são aceites inscrições na disciplina após decorrida a segunda aula.
6.5.Nenhum trabalho pode ser entregue/avaliado após o último dia do semestre (relativa ao ano lectivo).
6.6.Esta unidade curricular não permite o congelamento de classificações totais/parciais entre momentos de avaliação ou anos lectivos distintos.
6.7.A possibilidade de reclamar/solicitar a revisão de qualquer classificação cessa uma vez decorridos quinze dias após a publicação de classificação (parcelar/final).
6.8.Os alunos devem ter acesso à conta de email da UP (SIGARRA). Devem consultar regularmente pois é um meio preferencial de comunicação usado pelos docentes.
6.9 Em caso de dúvida, o docente reserva-se o direito solicitar a defesa oral de uma prova/trabalho. Decorrente deste momento de avaliação extraordinário, a classificação pode manter, subir ou descer. Este direito pode ser aplicado sobre qualquer momento da avaliação e até ao fecho das classificações (envio para a secretaria).
6.10.O texto em português prevalece sobre a tradução em inglês.