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Dinamização de aulas através da representação de informação geográfica

Código: DARIG01     Sigla: DARIG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Humanidades

Ocorrência: 2024/2025 - SP (de 27-01-2025 a 07-04-2025) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: PRR - Dinamização de aulas através da representação de informação geográfica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
UF_DARIG 20 Plano Oficial em vigor 1 - 3 25 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Alberto Teixeira Gomes Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
António Alberto Teixeira Gomes 0,417
José Augusto Alves Teixeira 0,417

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Aprofundar conhecimentos pedagógico-didáticos no contexto da utilização das geotecnologias;
2. Desenvolver competências na utilização de softwares e aplicações de representação de dados geográficos;
3. Promover o desenvolvimento de sessões letivas mais interativas;
4. Aplicar os conhecimentos sobre tratamento de informação georreferenciada e proceder à sua representação;
5. Revelar competências na utilização das geotecnologias para o ensino, assumindo uma atitude crítica perante os resultados da análise, interpretação e representação da informação.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Aprofundar conhecimentos pedagógico-didáticos no contexto da utilização das geotecnologias;
2. Desenvolver competências na utilização de softwares e aplicações de representação de dados geográficos;
3. Promover o desenvolvimento de sessões letivas mais interativas;
4. Aplicar os conhecimentos sobre tratamento de informação georreferenciada e proceder à sua representação;
5. Revelar competências na utilização das geotecnologias para o ensino, assumindo uma atitude crítica perante os resultados da análise, interpretação e representação da informação.

Modo de trabalho

À distância

Programa

1. Aplicações geográficas para smartphones e tablets
 1.1. Aplicações orientadas para a localização Geográfica.
 1.2. O Wikiloc e Geotracker
 1.3. A definição de trilhas e a sua visualização no Google Earth.

2. O Google Earth, Google Maps e o Google Earth Web aplicado ao ensino da Geografia.
 2.1. As Ferramentas disponíveis nos aplicativos Google Earth, Google Maps e Google Earth Web.
 2.2. Os formatos de imagem e de exportação (.kmz/.kml.): armazenamento, exportação/importação e manipulação da informação.
 2.3. Exploração de informação: localização e caraterísticas do espaço geográfico em diferentes escalas de análise.
 2.4. Potencialidades de utilização do ´histórico’ no âmbito dos conteúdos relacionados com evolução do território geográfico.
 2.5. A elaboração de perfis topográficos e a visualização 3D. Aplicações ao estudo das formas de relevo.
2.6 Potencialidades do trabalho colaborativo com aplicativos geográficos.

3. A elaboração de cartografia no software Excel e no aplicativo Google Sheets  (2h P + 2h NP).
 3.1. Potencialidades do software Excel e do aplicativo Google Sheets no ensino da Geografia.
 3.2. Repositórios de informação de âmbito geográfico disponíveis online.    
 3.3. Exploração da extensão do software Excel 365 relativa à elaboração de Mapas.
 3.4. Exercícios de aplicação a conteúdos demográficos, ambiente e recursos naturais.

4. Os Story Maps aplicados ao ensino da Geografia (2h P + 2h NP).
 4.1. Aplicações do ArcGis online.
 4.2. O Story Maps aplicado ao ensino da Geografia.
 4.3. Princípios de elaboração do Story Maps: opções disponíveis.

Bibliografia Obrigatória

Battersby, S. Remington K; Story Maps in the classroom, ESRI, Redlands, CA., 2013 (http://www.esri.com/esrinews/ arcuser/spring-2013/story-maps-in-the-classroom (accesso 17 junho, 2019))
Gaspar, J. ; Cartas e Projecções Cartográficas (3ª Edição). ISBN: 972-757-371-1
Dykes, G. Knight, H.; Mobile learning for teachers in Europe. Exploring the Potential of Mobile Technologies to Support Teachers and Improve Practice. UNESCO Working Paper Series on Mobile Learning, 2012. ISBN: 2227-5029
Kerski, J.J.; Geo-awareness, geo-enablement, geotechnologies, citizen science, and storytelling: Geography on the world stage. Geogr. Compass, 9:14–26. doi:10.1111/ gec3.12193
Matos, J.; Fundamentos de Informação Geográfica.5ª Edição Actualizada e Aumentada., Lidel, 2008. ISBN: 9789727575145
Michelson, D.; Google Earth 2017: Learning the Essentials. Create Space Independent Publishing Platform. , 2013. ISBN: 13: 978-1974648092
Oblinger, D. Oblinger, J. (Edit). ; Educating the Net Generation, EDUCAUSE, 2005. ISBN: 0-9672853-2-1
Solem, M. Tu Huynh, N. Boehm, R. (eds.); Learning Progressions for Maps, Geospatial Technology, and Spatial Thinking: A Research Handbook. Washington, DC: Association of American Geographers., 2014
Sutherland, R. Robertson, S. John, P. ; . Improving Classroom Learning with ICT, Routledge, 2009. ISBN: 0-203-88534-1
UNESCO; World education report – Teachers and teaching in a changing world, 1998 (http://www.unesco.org/education/information/wer/PDFeng/wholewer98.PDF. Acesso 19-06-2019)
Vosloo, S. West, M. (Coord.); Mobile learning for teachers. Global Themes. UNESCO Working Paper Series on Mobile Learning, 2012. ISBN: 2227-5029

Observações Bibliográficas

WEBSITES RELACIONADOS

- https://pt.wikiloc.com/
- https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ilyabogdanovich.geotracker&hl=pt_PT
- https://www.google.com/intl/pt-PT/earth/ 
- https://support.office.com/pt-pt/article/introdu%C3%A7%C3%A3o-ao-power-map-88a28df6-8258-40aa-b5cc-577873fb0f4a
- https://support.office.com/en-us/article/create-a-map-chart-in-excel-f2cfed55-d622-42cd-8ec9-ec8a358b593b?ui=en-US&rs=en-US&ad=US
- https://storymaps.arcgis.com/en/
- https://www.flickr.com/

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As atividades a realizar no curso decorrem em sessões online síncronas ou assíncronas - assentando sobretudo numa formação teórico-prática. As sessões síncronas envolverão momentos demonstrativos, destinando-se sobretudo a introduzir os formandos nas geotecnologias selecionadas e a demonstrar as suas potencialidades no ensino. A parte final de cada bloco envolve a elaboração de um exercício de aplicação individual, que será objeto de avaliação. Esta componente será monitorizada pelos formadores através de sessões não presenciais no Moodle. Esta metodologia de aprendizagem por execução de tarefas é adequada ao contexto e vivência profissional dos participantes, permitindo aos formandos ajustar a calendarização mais conveniente para a elaboração dos vários exercícios~.

Software

Google Sheets
Excel 365
Google Earth
ArcGis Online
Google Maps
Google Earth Web

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho prático ou de projeto 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 25,00
Estudo autónomo 56,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

75% de presenças.

Fórmula de cálculo da classificação final

A definir no início da formação.

Observações

Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto - Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos - cofinanciado pelos fundos do programa «Next Generation EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

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