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Filosofia I

Código: MEFILO011     Sigla: FIL_1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Filosofia

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEFILO 19 MEFILO - Plano de Estudos 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Mattia Riccardi Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Mattia Riccardi 1,50
Sílvia Manuela Andrade Bento 1,50
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2024-09-06.

Campos alterados: Programa, Bibliografia Complementar, Bibliografia Obrigatória

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objetivo da Unidade Curricular é que os estudantes complementem e aprofundem a formação científica obtida no 1º Ciclo, atendendo ao enquadramento fornecido pelo Programa de Filosofia no 10º e 11º ano do Ensino Secundário e ao exercício futuro da profissão docente. O programa e a lecionação estão estruturados para que os estudantes possam:
1) comparar e contrastar os principais aspetos das teorias filosóficas mais importantes no âmbito de diferentes disciplinas filosóficas 
2) desenvolver competências de análise e identificação dos elementos cruciais dessas teorias no que respeita ao seu ensino;
3) identificar e discutir estratégias e procedimentos teoricamente fundamentados, a adotar para promover uma aprendizagem eficaz por parte dos seus alunos.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes devem obter um conhecimento fundamental dos conteúdos correspondentes a diferentes disciplinas filosóficas, bem como a capacidade de implementar tal conhecimento no ensino de Filosofia no Ensino Secundário.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Parte II - Ação e livre-arbítrio
1. Eventos e ações.
2. A ação intencional e a teoria causal da ação.
3. Ação e livre-arbítrio: o debate clássico.

Parte I - Filosofia da Arte
1. A arte como representação (Nelson Goodman)
2. A arte como expressão (R.G. Collingwood)
3. A arte como forma (Clive Bell; Roger Fry)
4. A teoria institucional da arte (George Dickie)
5. A teoria histórica da arte (Jerrold Levinson)

 




 

 

Bibliografia Obrigatória

Robert Kane; Free will. ISBN: 978-0-631-22102-9
Robert Kane; The^Oxford handbook of free will. ISBN: 0-19-513336-6
Alfred R. Mele; The^philosophy of action. ISBN: 0-19-875175-3
Carroll, Noël; Philosophy of Art
Warburton, Nigel; The Art Question

Bibliografia Complementar

Carlos Mauro; Conversations on human action and practical rationality. ISBN: 978-1-4438-4788-9
Alfred R Mele,; Surrounding free will. ISBN: 978-0-19-933395-0
Walther, Ingo F.; Art of the 20th Century

Observações Bibliográficas

Outra bibliografia será disponibilizada nas aulas ou na página moodle.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas e recurso frequente a metodologias ativas de ensino. Discussão em turma de casos e exemplos especialmente relevantes; realização de exercícios práticos de análise e comparação de materiais bibliográficos, ou de outro género, que podem ser usados pelos estudantes.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 67,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 33,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 61,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Assiduidade, 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Realização de trabalhos escritos/apresentações orais. A classificação final é a média das classificações das componentes de avaliação. que têm o mesmo peso.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor.

Melhoria de classificação

Todas as componentes de avaliação são passíveis de melhoria de classificação (conforme à modalidade a indicar pelo respetivo docente).
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