Filosofia I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Filosofia |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEFILO |
19 |
MEFILO - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
O objetivo da Unidade Curricular é que os estudantes complementem e aprofundem a formação científica obtida no 1º Ciclo, atendendo ao enquadramento fornecido pelo Programa de Filosofia no 10º e 11º ano do Ensino Secundário e ao exercício futuro da profissão docente. O programa e a lecionação estão estruturados para que os estudantes possam:
1) comparar e contrastar os principais aspetos das teorias filosóficas mais importantes no âmbito de diferentes disciplinas filosóficas
2) desenvolver competências de análise e identificação dos elementos cruciais dessas teorias no que respeita ao seu ensino;
3) identificar e discutir estratégias e procedimentos teoricamente fundamentados, a adotar para promover uma aprendizagem eficaz por parte dos seus alunos.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes devem obter um conhecimento fundamental dos conteúdos correspondentes a diferentes disciplinas filosóficas, bem como a capacidade de implementar tal conhecimento no ensino de Filosofia no Ensino Secundário.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Parte II -
Ação e livre-arbítrio1. Eventos e ações.
2. A ação intencional e a teoria causal da ação.
3. Ação e livre-arbítrio: o debate clássico.
Parte I -
Filosofia da Arte1. A arte como representação (Nelson Goodman)
2. A arte como expressão (R.G. Collingwood)
3. A arte como forma (Clive Bell; Roger Fry)
4. A teoria institucional da arte (George Dickie)
5. A teoria histórica da arte (Jerrold Levinson)
Bibliografia Obrigatória
Robert Kane;
Free will. ISBN: 978-0-631-22102-9
Robert Kane;
The^Oxford handbook of free will. ISBN: 0-19-513336-6
Alfred R. Mele;
The^philosophy of action. ISBN: 0-19-875175-3
Carroll, Noël; Philosophy of Art
Warburton, Nigel; The Art Question
Bibliografia Complementar
Carlos Mauro;
Conversations on human action and practical rationality. ISBN: 978-1-4438-4788-9
Alfred R Mele,;
Surrounding free will. ISBN: 978-0-19-933395-0
Walther, Ingo F.; Art of the 20th Century
Observações Bibliográficas
Outra bibliografia será disponibilizada nas aulas ou na página moodle.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas expositivas e recurso frequente a metodologias ativas de ensino. Discussão em turma de casos e exemplos especialmente relevantes; realização de exercícios práticos de análise e comparação de materiais bibliográficos, ou de outro género, que podem ser usados pelos estudantes.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
67,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
33,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
61,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Trabalho de investigação |
60,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Assiduidade, 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Realização de trabalhos escritos/apresentações orais. A classificação final é a média das classificações das componentes de avaliação. que têm o mesmo peso.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas em vigor.
Melhoria de classificação
Todas as componentes de avaliação são passíveis de melhoria de classificação (conforme à modalidade a indicar pelo respetivo docente).