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Gestão Cultural e Patrimonial

Código: MHAPCV008     Sigla: GCP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História da Arte

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MHAPCV 28 MHAPCV - Plano de Estudos 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Leonor César Machado de Sousa Botelho Regente

Docência - Horas

Práticas Laboratoriais: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Práticas Laboratoriais Totais 1 3,00
Maria Leonor César Machado de Sousa Botelho 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Os objetivos e competências de aprendizagem desta UC têm como referência as “21 century skills” (UNESCO) que promovem o desenvolvimento de 1) criatividade e inovação; 2) comunicação e colaboração; 3) investigação e informação e 4) cidadania digital. Esta UC tem como objetivo principal despertar vocações e desenvolver no estudante competências de gestão cultural e patrimonial aplicadas à História da Arte, ao Património e à Cultura Visual, permitindo-lhe:

  • Identificar o papel social e económico do património cultural na sociedade, tendo em conta os novos paradigmas de comunicação e fruição;
  • Conhecer redes internacionais de estudos críticos em Património e Cultura Visual;
  • Explorar instrumentos de mediação para difusão de conteúdos patrimoniais e culturais dirigidos a vários tipos de público;
  • Obter uma experiência prática que contribua para a inserção no mercado de trabalho
  • Desenhar um projeto de gestão cultural e patrimonial
  • Estimular a discussão crítica e o trabalho colaborativo

Resultados de aprendizagem e competências

Através desta UC, que se configura como laboratório de aprendizagem, pretende-se que o estudante conheça as práticas da área de atuação do CE, identificando as suas necessidades e as suas circunstâncias sociais e económicas.

Além disso, poderão os estudantes distinguir as diferentes atitudes práticas  perante o património artístico e a cultura visual, suas consequências e relações com as políticas de gestão, bem como criar capacidade de comunicação para difundir e fomentar o conhecimento, o usufruto do património artístico e da cultura visual no âmbito educativo, profissional e social.

Por fim, pretende-se que os estudantes adquiram competências para desenhar um projeto de captação de recursos. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Gestão Cultural e Patrimonial.

1.1. Enquadramento legal e normativo nacional e internacional;


1.2. Modelos de tutela (da institucional à privada e corporativa)


1.3. Escalas de atuação territorial (da local à mundial)


1.4. Novos conceitos e usos do Património


2. Mediação cultural e patrimonial: interpretação, comunicação e fruição.


2.1. Branding e storytelling


2.2. Publicações e seus diversos formatos


2.3. Exposições Virtuais


2.4. Roteiros


2.5. Serviços Educativos e acções com comunidades


2.6. Redes Sociais


2.7. Financiamento e viabilidade económica


3. Trabalho prático e laboratorial: projeto de gestão cultural e patrimonial


3.1. Tulelas e proteção


3.2. Campo de atuação, potenciais públicos e sua captação


3.3. Criação de conteúdos (catálogos, exposições virtuais, roteiros, redes sociais, etc.)


3.4. Elaboração de propostas de mediação (conferências, serviços educativos, acções com comunidades, etc.)


3.5. Apresentação e promoção pública do projeto de gestão cultural e patrimonial




Bibliografia Obrigatória

Aboudrar, Bruno Nassim; Mairesse, François; La Médiation Culturelle, PUF, 2016. ISBN: 978-2-13-073254-9
Ballart Hernández, Josep; Tresserras Juan, Jordi ; Gestión del patrimonio cultural, Ariel patrimonio histórico, 2001. ISBN: 9788434466432
Domingues, Álvaro 340; A^cultura em acção. ISBN: 972-36-0691-7
Fontal Merillas, Olaia (coord.); La educación patrimonial. Del patrimonio a las personas, Ediciones Trea, 2013. ISBN: 978-84-9704-667-1
Gonçalves, Catarina Valença; Carvalho, José Maria Lobo de; Tavares, José; Património Cultural em Portugal: Avaliação do Valor Económico e Social, Fundação Millennium BCP, 2020. ISBN: 978-989-98859-1-2 (Acessível em: https://www.valordopatrimonio.pt/)
Mouchtouris, Antigone; Sociologie du Public dans le Champ Culturel et Artistique, L'Harmattan, 2003. ISBN: 2-7475-4303-X
Querol, María Ángeles ; Manual de Gestión del Patrimonio Cultural, Akal, 2020. ISBN: 978-84-460-4861-9
Saldanha, Sandra Costa 340; Guia de boas práticas de interpretação do património religioso. ISBN: 978-989-97257-3-7
Sebastian Luís (coord. ed.);; Centros Interpretativos: Técnicas, espaços, conceitos e discursos, Direção Regional de Cultura do Norte, 2019. ISBN: 978-989-54450-4-2
Sebastian Luís (coord. ed.); Mediação Cultural. Objetos, modelos e públicos, Direção Regional de Cultura do Norte, 2020. ISBN: 978-989-54450-9-7

Observações Bibliográficas

A bibliografia será orientada de acordo com os desafios e problemáticas colocados e relacionados com os  temas dos workshops calendarizados, com o estágio de cada estudante e com aquilo que o docente vai desenvolver nas sessões de TP diretamente relacionadas com os campos profissionais dos workshops. 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta UC adota o modelo de ensino prático e laboratorial. As horas de contacto combinam a identificação de modelos e práticas de gestão cultural e patrimonial nacionais e internacionais, promovendo debates participados e críticos.

Esta UC pretende familiarizar o estudante com as aplicações profissionais do conhecimento em História da Arte, Património e Cultura Visual, através de uma aproximação académica, complementada com um conjunto de workshops devidamente programados e para os quais serão convidados especialistas e técnicos que darão a conhecer aos estudantes as respetivas práticas profissionais. Passarão os estudantes a saber detetar as necessidades e situações sociais e económicas que estas exigem e a abrir caminho à identificação de vocações e ao estabelecimento de contactos.

 

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 46,00
Frequência das aulas 41,00
Elaboração de projeto 75,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Obrigatória presença a 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Esta UC funciona com avaliação distribuída com exame final. O exame final será feito sob a forma de apresentação oral*.


A ponderação dos diferentes elementos de avaliação refletem os objetivos de aprendizagem:
1. Participação presencial (30%): assiduidade, participação ativa na UC e sentido de crítico
2. Projeto de gestão patrimonial e cultural (70%): cumprimento do trabalho prático e laboratorial, de acordo com as guidelines disponíveis na plataforma Moodle. - cumprimento da tarefa de laboratório; - criatividade e inovação da proposta; - qualidade científica do trabalho apresentado; - pertinência e fundamentação da proposta. Para os estudantes com estatuto especial aplica-se o regulamento e legislação em vigor.


*A apresentação oral terá lugar durante a época de exames da FLUP e será marcada no âmbito do calendário de Exames pelos serviços compentes.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

Observações

Classificação mínima exigida em qualquer dos componentes da avaliação: 10 valores em 20

As componentes de avaliação serão sempre que necessário ajustadas pela docente e devidamente indicadas na primeira aula na plataforma Moodle e no sumário da UC.
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