Código: | MSOCI010 | Sigla: | PPS |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Sociologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Sociologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Sociologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MSOCI | 21 | Plano Oficial em vigor | 2 | - | 3 | 20 | 81 |
Docente | Responsabilidade |
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Carlos Manuel da Silva Gonçalves | Regente |
Teorico-Prática: | 1,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 1,50 |
Carlos Manuel da Silva Gonçalves | 1,50 |
Conhecimento das relações da sociologia, na qualidade de ciência e profissão, com as dinâmicas sociais
Conhecimento dos processos de institucionalização da Sociologia em Portugal Conhecimento dos quadros de profissionalização dos sociólogos
Conhecimento dos papéis e das práticas profissionais dos sociólogos
Aplicar os conhecimentos sociológicos ao desempenho de atividades profissionais
Analisar criticamente as práticas profissionais em sociologia
Refletir sobre as implicações éticas e cívicas do trabalho do sociólogo
Capacidade de comunicação, oral e escrita, dos conhecimentos
Capacidade de trabalho autónomo e em equipa
Capacidade crítica de pesquisa, seleção e análise da informação
Capacidade de aprendizagem, inovação e criatividade
1. Sociologia, sociólogos e sociedade
2. Institucionalização da Sociologia em Portugal
3. Profissionalização da Sociologia
4. Profissão de sociólogo: identidade, cultura e ética
5. Papéis profissionais dos sociólogos: casos e interrogações
Para cada um dos pontos do programa será indicada bibliografia complementar.
Aulas teórico-práticas - exposição pelo docente e discussão com alunos, em sala de aula, dos conteúdos do programa com a utilização de exemplos demonstrativos. Aulas de orientação tutorial – exposição e debate pelos alunos, organizados em grupos restritos, de textos e de casos práticos, previamente selecionados e indicados pelo docente, e a realização de conferências por sociólogos (casos exemplificativos da profissão de sociólogo). Em apoio às aulas, o docente publica no Sigarra um sumário desenvolvido, para cada ponto do programa, com indicações específicas sobre o programa e bibliografia. No Sigarra é, igualmente, disponibilizada alguma da bibliografia de leitura obrigatória.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 46,00 |
Frequência das aulas | 20,00 |
Trabalho de investigação | 15,00 |
Total: | 81,00 |
Avaliação de conhecimentos: relatório individual escrito de natureza temática; ficha resumo por conferência.
Todas as componentes de avaliação são de realização obrigatória. A aprovação à unidade curricular exige que as classificações obtidas no relatório e na ficha seja igual ou superior a 10 valores em cada uma delas.
A época de recurso abrange unicamente a realização do Relatório individual escrito de natureza temática (70% da nota final). Para efeitos de aprovação à unidade curricular, a classificação do Relatório individual escrito de natureza temática deverá ser igual ou superior a 10 valores. Para o cálculo da classificação final mantem-se a classificação da Ficha de resumo por conferência (30% da nota final)
Critérios de ponderação de cada uma das componentes de avaliação na nota final da unidade curricular:
Relatório individual escrito de natureza temática (70%);
Ficha de resumo por conferência (30%).
Não se aplica.
Os estudantes com estatuto especial usufruem de direitos específicos de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
O estudante poderá requerer melhoria da classificação de acordo com as Normas de Avaliação da FLUP. A melhoria de classificação incide somente sobre o relatório individual. Serão considerados para efeitos do cálculo da classificação final, a classificação obtida na outra componente de avaliação. Mantem-se a ponderação atribuída a cada uma dessas componentes de avaliação e as condições para a aprovação na unidade curricular.