Técnicas de Expressão Jornalística II- Audiovisual
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| CC |
102 |
Plano Oficial em vigor (2022) |
2 |
- |
6 |
41 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português
Objetivos
Pretende-se fornecer ao estudante ma perspectiva aprofundada sobre as rotinas de produção, a linguagem, e os critérios jornalísticos inerentes aos meios Rádio e Televisão e da forma como se podem articular. O estudante deve saber sistematizar e aprofundar o domínio das técnicas de expressão específicas do jornalismo radiofónico e televisivo através da intensificação de exercícios práticos.
Resultados de aprendizagem e competências
Os objetivos de aprendizagem serão atingidos se, no final da lecionação da unidade curricular, os discentes se mostrarem aptos a desenvolver as seguintes competências: 1) Conhecer os aspectos relacionados com o enquadramento teórico da especificidade das linguagens radiofónica e televisiva 2) Conhecer e dominar as técnicas de expressão 3) Utilizar o domínio das técnicas para concretizar trabalhos práticos em rádio e televisão
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Capacidades sensorial visual, auditiva, oral e motora
Programa
Rádio
O Som: Características e funções
As imagens acústicas e os componentes da linguagem radiofónica.
O som no jornalismo radiofónico: funções e recursos. As narrativas sonoras.
A Reportagem como género, a Reportagem com sons ambiente.
Captação e equipamentos de montagem e difusão
Televisão
1. A mensagem mediatizada.
1.1. O texto em TV
1.2. Recapitulação da notícia com imagem
2. As imagens recebidas
2.1. Permutas, arquivo, agências
2.2. Como se constroem as peças
2.3. A construção de um texto para uma peça a partir de imagens de uma agência internacional
3. A reportagem televisiva
3.1. As dimensões da reportagem
3.2. Tipos de reportagem
3.3. Preparação da reportagem
3.4. Visionamento e análise de reportagens de várias estações televisivas
4. O discurso icónico e não icónico: o vivo e o directo
5. O papel do pivot
5.1 Escrita e gravação de pivots
5.2. Trabalho final
Bibliografia Obrigatória
Bordieu, Pierre; Sobre a Televisão, Celta editores, 1997
Crisel, Andrew ; Understanding Radio, Routledge, 1994
Ganz, Pierre; A reportagem em Rádio e televisão, Editorial Inquérito, 1995
Paternostro, Vera Íris; O texto na TV: Manual de Telejornalismo, Campus, 1999
Pérez, Arturo Merayo ; Para entender la radio – Estructura del proceso informativo radiofónico, Publicaciones Uiversidad Pontificia de Salamanca, 1992
Balsebre, Armand ; El Linguaje Radiofónico, Cátedra, 1996
Crook Tim;
The^ sound handbook. ISBN: 978-0-415-55152-6
Kern Jonathan;
Sound reporting. ISBN: 978-0-226-43178-9
Pedro Coelho, Ana Isabel Reis, Luís Bonixe; Manual de Reportagem, Labcom, 2021 (http://labcom.ubi.pt/ficheiros/202101151504-202009_manualreportagem_pcoelhoireislbonixe.pdf)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Enquadramento teórico e realização de exercícios práticos.
Software
Adobe Premiere
Adobe Audition
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Jornalismo
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho laboratorial |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Trabalho laboratorial |
162,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Para aprovação da UC é necessária a aprovação com nota minima de 10 nas duas componentes de TEJ II-AV (Rádio e TV).
Presença obrigatória em 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.
A avaliação da UC, em Rádio e TV, é distribuída sem exame final. A aprovação resulta de duas componentes de avaliação: trabalhos práticos (50%) e trabalho final (50%). É necessária a nota minima de 10 em cada uma das formas de avaliação quer em Rádio quer em TV.
Rádio: A avaliação contínua inclui trabalhos práticos (ao longo do semestre o docente indica quais os que são de entrega obrigatória, ou seja, a não realização implica a reprovação nessa componente de avaliação) que correspondem a 50% da nota final, o trabalho final corresponde aos restantes 50%.
A não aprovação numa destas componentes ou a reprovação por faltas remete o estudante para a época de recurso.
Esta fórmula de avaliação aplica-se a todos os estudantes, incluindo os estudantes com estatutos especiais ou trabalhadores estudantes.
O Trabalhadores Estudantes devem combinar a avaliação no início do semestre com cada um dos docentes (Rádio e TV).
Os estudantes Erasmus devem combinar a avaliação no início do semestre com cada um dos docentes (Rádio e TV).
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Distribuida sem exame final
Rádio: Avaliação contínua 50% e trabalho final 50%
TV: Avaliação contínua 50% e trabalho final 50%
Provas e trabalhos especiais
A não participação, nos casos previstos, em 75% das aulas requer discussão oral dos elementos de avaliação apresentados. Em cada caso específico a avaliação deve ser estabelecida no início do semestre com os respectivos docentes.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP. Em cada caso específico a avaliação deve ser estabelecida no início do semestre com os respectivos docentes.
Melhoria de classificação
Em Rádio os trabalhos da avaliação contínua não são sujeitos a melhoria de nota ou entrega posterior à data definida pelo docente. A melhoria de nota apenas é feita em Exame de Recurso. Os trabalhos da avaliação contínua são válidos para o ano lectivo corrente.