Cultura Globalizada
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Relações Internacionais |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LRI |
96 |
Plano Oficial em vigor (2022) |
3 |
- |
3 |
21,5 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Ainda que os textos teóricos sejam disponibilizados em inglês (e em português sempre que possível), as aulas serão ministradas em português.
Objetivos
- Contextualizar diacronicamente o fenómeno da globalização;
- Apresentar as principais teorias sobre a globalização, com enfoque na sua dimensão cultural;
- Problematizar a interação entre o global e o local e os seus impactos nas culturas;
- Analisar criticamente os conceitos de glocalização, hibridismo, modernidade líquida e mercantilização cultural;
- Refletir sobre a construção das identidades culturais na era global;
- Discutir os desafios contemporâneos relacionados com a multiculturalidade, a interculturalidade e a transculturalidade num contexto de diversidade cultural;
- Estabelecer conexões entre as principais teorias sobre a globalização, com enfoque na sua dimensão cultural, e fenómenos concretos da contemporaneidade.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do semestre, os estudantes deverão ser capazes de:
- Compreender o processo de surgimento da globalização;
- Conhecer as mais importantes teorias sobre a globalização, com especial enfoque na sua dimensão cultural, reconhecendo a importância da interação entre o global e o local e o impacto da globalização nas culturas individuais;
- Analisar criticamente as dimensões culturais da globalização e a forma como esta condiciona as identidades, práticas e formas de comunicação cultural, aplicando conceitos como glocalização, hibridismo, modernidade líquida e mercantilização cultural;
- Refletir sobre as diferentes formas de identidade cultural e os desafios contemporâneos perante a diversidade cultural na era global, enquadrando-os nos fenómenos de multiculturalidade, interculturalidade e transculturalidade;
- Aplicar criticamente as mais importantes teorias sobre a globalização, com enfoque na sua dimensão cultural, a fenómenos concretos da contemporaneidade.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
N.a.
Programa
- Cultura Globalizada em Diacronia
- As 5 “scapes” e as Dimensões Culturais da Globalização
- Glocalização e Globalização
- Identidade Cultural e Diáspora na Era Global
- Hibridismo e Negociação Cultural
- Transformações Sociais e Culturais na Modernidade “Líquida”
- Capitalismo Tardio e Mercantilização Cultural
- Comunicação na Era Digital
- Representação dos Subalternos
- Riscos Globais e Impacto Cultural
- Filme: Honeyland, (2019), realizado por Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov
Bibliografia Obrigatória
Arjun Appadurai;
Modernity at large. ISBN: 0-8166-2793-2
Zygmunt Bauman;
Liquid modernity. ISBN: 0-7456-2410-3
Beck, Ulrich; Risk Society: Towards a New Modernity, Sage Publications, 1992
Homi K. Bhabha;
The^location of culture. ISBN: 0-415-05406-0
Manuel Castells;
The^rise of the network society
Hall, Stuart; “Cultural Identity and Diaspora”. In: Jonathan Rutherford (ed.). Identity: Community, Culture, Difference. , Lawrence & Wishart, 1990
Fredric Jameson;
Postmodernism, or the cultural logic of the late capitalism. ISBN: 0-86091-537-9
Roland Robertson;
Globalization. ISBN: 0-8039-8187-2
Spivak, Gayatri Chakravorty; “Can the Subaltern Speak?”. In: Cary Nelson & Lawrence Grossberg (eds.). Marxism and the Interpretation of Culture, University of Illinois Press, 1988
Bibliografia Complementar
Ahmad, A. ; New Age Globalization. Meaning and Metaphors , Basingstoke/New York: Palgrave Macmillan., 2013
Eriksen, T. H.; Globalization. Edition 2. The Key Concepts. , New York: Berg., 2014
Nederveen Pieterse, J.; Globalization & Culture. , Lanham, Maryland: Rowman & Littlefield, 2015. ISBN: ISBN 978-0-7425-5606-5
Scholte, J. A.; Globalization: A Critical Introduction. , Basingstoke & New York: Palgrave Macmillan. , 2005
Uberoi, V. & Modood, T (red.); Multiculturalism Rethought: Interpretations, Dilemmas and New Directions: Essays in Honour of Bhikhu Parekh., Edinburgh: Edinburgh University Press, 2015
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O processo de ensino/aprendizagem é baseado em aulas teórico-práticas, centradas no estudante, com a realização de discussões, debates e trabalhos em pequenos grupos, estimulando a sua sensibilidade para compreender os problemas abordados.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
30,00 |
Exame |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
41,00 |
Trabalho escrito |
10,00 |
Estudo autónomo |
30,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Presença obrigatória em pelo menos 75% das aulas previstas; a presença de cada estudante será confirmada.
Fórmula de cálculo da classificação final
- Exame: 70%
- Trabalho Escrito = 3 Intervenções no “Babel Voices – Fórum” (Moodle): 30%
Provas e trabalhos especiais
N.a.
Trabalho de estágio/projeto
N.a.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes trabalhadores e outros estudantes legalmente dispensados da frequência regular das aulas devem contactar a docente no início do semestre. Não obstante, estes estudantes serão avaliados segundo as componentes de avaliação acima referidas.
Melhoria de classificação
Os estudantes podem efetuar melhoria de classificação ao “Exame”, não sendo possível efetuar melhoria de classificação à componente “Trabalho Escrito”.