Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LRI024

Cultura Globalizada

Código: LRI024     Sigla: CG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Relações Internacionais

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página e-learning: https://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LRI 96 Plano Oficial em vigor (2022) 3 - 3 21,5 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Mafalda Sofia Santos Gomes Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,50
Mafalda Sofia Santos Gomes 1,50
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2024-09-10.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Avaliação especial, Bibliografia Complementar, Obtenção de frequência, Programa, Componentes de Avaliação e Ocupação, Bibliografia Obrigatória, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português
Obs.: Ainda que os textos teóricos sejam disponibilizados em inglês (e em português sempre que possível), as aulas serão ministradas em português.

Objetivos


  • Contextualizar diacronicamente o fenómeno da globalização;

  • Apresentar as principais teorias sobre a globalização, com enfoque na sua dimensão cultural;

  • Problematizar a interação entre o global e o local e os seus impactos nas culturas;

  • Analisar criticamente os conceitos de glocalização, hibridismo, modernidade líquida e mercantilização cultural;

  • Refletir sobre a construção das identidades culturais na era global;

  • Discutir os desafios contemporâneos relacionados com a multiculturalidade, a interculturalidade e a transculturalidade num contexto de diversidade cultural;

  • Estabelecer conexões entre as principais teorias sobre a globalização, com enfoque na sua dimensão cultural, e fenómenos concretos da contemporaneidade.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre, os estudantes deverão ser capazes de:

  • Compreender o processo de surgimento da globalização;
  • Conhecer as mais importantes teorias sobre a globalização, com especial enfoque na sua dimensão cultural, reconhecendo a importância da interação entre o global e o local e o impacto da globalização nas culturas individuais;
  • Analisar criticamente as dimensões culturais da globalização e a forma como esta condiciona as identidades, práticas e formas de comunicação cultural, aplicando conceitos como glocalização, hibridismo, modernidade líquida e mercantilização cultural;
  • Refletir sobre as diferentes formas de identidade cultural e os desafios contemporâneos perante a diversidade cultural na era global, enquadrando-os nos fenómenos de multiculturalidade, interculturalidade e transculturalidade;
  • Aplicar criticamente as mais importantes teorias sobre a globalização, com enfoque na sua dimensão cultural, a fenómenos concretos da contemporaneidade.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N.a.

Programa


  1. Cultura Globalizada em Diacronia

  2. As 5 “scapes” e as Dimensões Culturais da Globalização

  3. Glocalização e Globalização

  4. Identidade Cultural e Diáspora na Era Global

  5. Hibridismo e Negociação Cultural

  6. Transformações Sociais e Culturais na Modernidade “Líquida”

  7. Capitalismo Tardio e Mercantilização Cultural

  8. Comunicação na Era Digital

  9. Representação dos Subalternos

  10. Riscos Globais e Impacto Cultural

  11. Filme: Honeyland, (2019), realizado por Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov

Bibliografia Obrigatória

Arjun Appadurai; Modernity at large. ISBN: 0-8166-2793-2
Zygmunt Bauman; Liquid modernity. ISBN: 0-7456-2410-3
Beck, Ulrich; Risk Society: Towards a New Modernity, Sage Publications, 1992
Homi K. Bhabha; The^location of culture. ISBN: 0-415-05406-0
Manuel Castells; The^rise of the network society
Hall, Stuart; “Cultural Identity and Diaspora”. In: Jonathan Rutherford (ed.). Identity: Community, Culture, Difference. , Lawrence & Wishart, 1990
Fredric Jameson; Postmodernism, or the cultural logic of the late capitalism. ISBN: 0-86091-537-9
Roland Robertson; Globalization. ISBN: 0-8039-8187-2
Spivak, Gayatri Chakravorty; “Can the Subaltern Speak?”. In: Cary Nelson & Lawrence Grossberg (eds.). Marxism and the Interpretation of Culture, University of Illinois Press, 1988

Bibliografia Complementar

Ahmad, A. ; New Age Globalization. Meaning and Metaphors , Basingstoke/New York: Palgrave Macmillan., 2013
Eriksen, T. H.; Globalization. Edition 2. The Key Concepts. , New York: Berg., 2014
Nederveen Pieterse, J.; Globalization & Culture. , Lanham, Maryland: Rowman & Littlefield, 2015. ISBN: ISBN 978-0-7425-5606-5
Scholte, J. A.; Globalization: A Critical Introduction. , Basingstoke & New York: Palgrave Macmillan. , 2005
Uberoi, V. & Modood, T (red.); Multiculturalism Rethought: Interpretations, Dilemmas and New Directions: Essays in Honour of Bhikhu Parekh., Edinburgh: Edinburgh University Press, 2015

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O processo de ensino/aprendizagem é baseado em aulas teórico-práticas, centradas no estudante, com a realização de discussões, debates e trabalhos em pequenos grupos, estimulando a sua sensibilidade para compreender os problemas abordados.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 30,00
Exame 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 41,00
Trabalho escrito 10,00
Estudo autónomo 30,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Presença obrigatória em pelo menos 75% das aulas previstas; a presença de cada estudante será confirmada.

Fórmula de cálculo da classificação final


  • Exame: 70%

  • Trabalho Escrito = 3 Intervenções no “Babel Voices – Fórum” (Moodle): 30%

Provas e trabalhos especiais

N.a.

Trabalho de estágio/projeto

N.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes trabalhadores e outros estudantes legalmente dispensados da frequência regular das aulas devem contactar a docente no início do semestre. Não obstante, estes estudantes serão avaliados segundo as componentes de avaliação acima referidas.

Melhoria de classificação

Os estudantes podem efetuar melhoria de classificação ao “Exame”, não sendo possível efetuar melhoria de classificação à componente “Trabalho Escrito”.

Recomendar Página Voltar ao Topo