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Teoria e Metodologia da Ciência da Informação

Código: CINF035     Sigla: TMCI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência da Informação

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 39 Plano Oficial em vigor (2022) 2 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português
Obs.: Ingles é complementar para alunos estrangeiros

Objetivos

Introduzir os estudantes no core ou núcleo central da Licenciatura em Ciência da Informação através de uma compreensão adequada da natureza desta Ciência no quadro mais amplo das Ciências Humanas e Sociais, seus fundamentos epistemológicos e a evolução que está a acontecer na conjuntura em rede da Era da Informação. Proporcionar aos estudantes a assunção da matriz teórica do Curso e, ao mesmo tempo, consciencializá-los de que a CI é uma ciência social aplicada, isto é, tem uma nítida vocação aplicacional e prática, enriquecendo-se através de uma permanente dinâmica interdisciplinar.

Resultados de aprendizagem e competências

Competências: Adquirir conceitos operatórios essenciais da CI, dominar a compreensão da natureza do conhecimento cientifico gerado pela CI. Saber distinguir a perspetiva evolutiva e integrada, que é ensinada e desenvolvida na Universidade do Porto, da CI cumulativa ou fragmentada que é ensinada em muitos paises do Mundo. Aprender o Método Quadripolar, um método proposto em 1974 para as Ciências Sociais Gerais e Aplicadas, articulá-lo com as exigências mais práticas de modelização e saber usá-lo em contextos de pesquisa. Integrar conhecimentos de outras disciplinas de core e complementares na matriz teórico-metodológica inerente a um cientista da informação.

Resultados: Espera-se que haja uma maturidade no processo de reflexão, aquisição de conhecimentos abstratos e na capacidade de relacionar diversos tipos de informação, tanto teórica quanto prática, para que uma vez no mercado de trabalho saibam harmonizar a capacidade investigativa e a postura crítica (científica) com a necessidade instrumental de resolver problemas.


Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

As Ciências da Comunicação e Informação – génese, perfil e evolução de uma interdisciplina no campo das Ciências Sociais

1. Questões epistemológicas e metodológicas centrais nas Ciências Sociais em geral e em particular nas CCI 

2. Da Prática Profissional à Formação Científica 2.1 Breve retrospetiva da atividade técnica e profissional relacionada com Bibliotecas e Arquivos 2.2 Análise de uma distinção prévia: diferença entre atividade profissional e conhecimento cientifico

3. Do Documento à Informação 
3.1 Génese e matizes de conceitos operatórios basilares 3.2 Distinção conceitual entre Documentação e Informação 
 
3.3 Informação e a sua variada polissemia hoje 
3.3.1 Informação, linguagem e discurso 
3.3.2 Informação, conhecimento e comunicação 3.3.3 Informação, documento e tecnologias da informação e comunicação (TIC)

4. O Debate epistemológico 
4.1 De Paul Otlet a Harol Borko: da crise da bibliotecologia clássica à ousadia programática da Information Science 4.2 Será a Ciência da Informação uma ciência? Diferentes posições e perspetivas 4.2.1 A perspetiva cumulativa ou fragmentária 4.2.2 A perspetiva evolutiva 
4.3 A questão do Objeto - o Documento ou a Informação? 4.3.1 As propriedades da Informação 4.3.2 A (im)possibilidade da Ciência da Informação ser uma interdisciplina 4.3.2.1 A Pluri, a inter e a transdisciplinaridade no estudo da Informação 
4.3.3 A recriação do Objeto da Ciência da Informação a partir de um referente fenomenológico e da noção de problema 
4.3.4 O fenómeno/processo info-comunicacional 4.3.5 A Busca de um Método em confronto com as propostas metodolóigicas existentes 4.3.5.1 Metodolgias científicas e o Método Quadripolar típico da Investigação Qualitativa 4.3.5.2 Teorias e modelos no pólo teórico 
4.3.5.2.1 Estruturalismo e Construtivismo 
4.3.5.2.2 Teoria e pensamento sistémico 
4.3.5.2.3 Teoria das Situações e Info-Senso 
4.3.5.2.4 Teoria da Informação Psicológica 
4.3.5.2.5 Teorias da Comunicação 4.3.5.2.6 Diferentes aplicações teórico-práticas (modelos)

5. Um programa aberto de I&D

6. A Ciência da Informação é a resposta necessária à Era da Informação ou à Galáxia Internet onde estamos?

Bibliografia Obrigatória

MUCCHIELLI, Alex ; Les Sciences de l’information et de la communication, Paris: Hachette Livre, 2006
Jose Antonio Frias; Ana Belén Rios Hilario; Metodologías de investigación en información y documentación, Ediciones Universidad Salamanca, 2004. ISBN: 84-7800-563-3
Mirian de Albuquerque Aquino (org.); O Campo da ciência da informação: génese, conexões e especificidades, UFPB-Editora Universitária, 2002. ISBN: 85-237-0336-5
Jaime Robredo; Da Ciência da Informação revisitada aos Sistemas Humanos de Informação, Thesaurus Editora; SSRR Informações, 2003. ISBN: 85-7062-381-X
Paul Otlet; El Tratado de documentación: el libro sobre el libro: teoria y práctica, Universidad de Murcia, 1996. ISBN: 84-7684-766-1 (Edição espanhola; a 1º edição: Bruxelas, 1934)
José López Yepes (coord.); Manual de información y documentación, Ediciones Pirámide S.A. , 1996. ISBN: 84-368-0968-8
Emilio Delgado López-Cózar; La investigación en biblioteconomia y documentación, Ediciones Trea, 2002. ISBN: 84-9704-041-4
Yves-François Le Coadic; A Ciência da Informação, Briquet de Lemos Livros, 1996. ISBN: 85-85637-08-0
Blanca Rodríguez Bravo; El documento: entre la tradición y la renovación, Ediciones Trea, 2002. ISBN: 84-9704-052-X
António Miranda; Ciência da informação: teoria e metodologia de uma área em expansão, Thesaurus Editora; SSRR Informações, 2003. ISBN: 85-7062-374-7 (Org. de Elmira Simeão)
Keith Devlin; Info-Senso: como transformar informação em conhecimento, Livros do Brasil-Lisboa, 2000. ISBN: 972-38-1733-0
Fernand Terrou; L'information, Presses Universitaires de France-PUF, 1995. ISBN: 2-13-045018-0
Isaac Epstein; Teoria da informação, Editora Ática S.A., 1988 (2ª ed.)
Bruno Lussato; Informação, comunicação e sistemas: teoria da imprinting e elementos para uma teoria da informação psicológica, Dinalivro, 1995. ISBN: 972-576-085-9
Anthony Debons; Information science. In ALA world encyclopedia of library and information services, American Library Association, 1986. ISBN: 0-8389-0427-0 (2nd edition)
Michelle Lessard-Hébert; Gabriel Goyette; Gérard Boutin; Investigação qualitativa: fundamentos e práticas, Instituto Piaget, 1994. ISBN: 972-9295-75-1
Armando Malheiro da Silva; Fernanda Ribeiro; Das "ciências" documentais à ciência da informação : ensaio epistemológico para um novo modelo curricular, Edições Afrontamento, 2002. ISBN: 972-36-0622-4
Robert Escarpit; L'information et la communication, Librairie Hachette, 1991. ISBN: 2010168194
Lena Vania Ribeiro Pinheiro (org.); Ciência da Informação, Ciências Sociais e Interdisciplinaridade, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 1999
Robert Boure (éd.); Les Origines des sciences de l'information et dela communication: regards croisés, Presses Univeristaires du Septentrion, 2002. ISBN: 2-85939-745-0
Armando Malheiro da Silva; Fernanda Ribeiro; A Informação: da compreensão do fenómeno e construção do objecto científico, CETAC.COM; Edições Afrontamento, 2006. ISBN: 978-972-36-0859-5

Bibliografia Complementar

Kevin J. McGarry; Da Documentação à Informação: um contexto em evolução, Editorial Presença, 1984
Fernando Ilharco; Filosofia da informação: uma introdução à informação como fundação da acção, da comunicação e da decisão, Universidade Católica Editora, 2003. ISBN: 972-54-0068-2
Edgar Morin (dir.); A Religação dos saberes: o desafio do século XXI: jornadas temáticas idealizadas e dirigidas por..., Bertrand Brasil, 2002. ISBN: 85-286-0841-7 (2ª ed.)
Thomas Khun; A estrutura das revoluções científicas, Editora Perspectiva, 2000. ISBN: 85-273-0111-3
Guy Tiberghien (dir.); Dictionnaire des sciences cognitives, Armand Colin, 2002. ISBN: 2-200-26247-7
Philippe Cabin (coord.); La communication: état des savoirs, Sciences Humaines Éditions, 1998. ISBN: 2-912601-03-7
Anthony Wilden; Comunicação. In Enciclopédia Einaudi, vol. 34 Comunicação-Cognição, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2001. ISBN: 972-27-0923-2
Brian Vickery; Alina Vickery; Information science in theory and practice, Bowker-Saur, 1987. ISBN: 0-408-10684-0
José Lopez Yepes; Diccionario enciclopédico de ciencias de la documentación, Editorial Sintesis, [2004]. ISBN: 84-9756-258-5; 84-9756-258-6
Jose Antonio Moreiro Gonzalez; Conceptos introductorios al estudio de la información documental, Editora da Universidade Federal da Bahia; Fondo Editorial de la Pontifica Universidad Católica del Perú, 2005. ISBN: 85-232-0353-2
Isabel Vaz Ponce de Leão et al.; Dicionário de ciências da comunicação, Porto Editora, 2000. ISBN: 972-0-05274-0
Abraham A. Moles; Théorie de l'information et perception esthétique, Flammarion, 1958
Armand Mattelart; Michèle Mattelart; História das teorias da comunicação, Campo das Letras Editores, 2002. ISBN: 972-610-002-X (2ª ed.)
Luciano Floridi; The Blackwell guide to the philosophy of computing and information, Blackwell Publishing, 2004. ISBN: 0-631-22918-3
Emilia Curras; La información en sus nuevos aspectos: ciencias de la documentación, Paraninfo, 1988. ISBN: 84-283-1600-7
J. Teixeira Coelho Netto; Introdução à teoria da informação estética, Editora Vozes, 1973
Ramón Alberch Fugueras; José Ramón Cruz Mundet; La aventura de la información: de los manuscritos del mar muerto al imperio Gates, Alianza Editorial, 2004. ISBN: 84-206-5736-0
Bernard Miège; O pensamento comunicacional, Editora Vozes, 2000. ISBN: 85-326.2296-8 (Apresentação, revisão técnica e notas de Edgard Rebouças)
Anthony Wilden; Informação. In Enciclopédia Einaudi, vol. 34 Comunicação-Cognição, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2001. ISBN: 972-27-0923-2
Yves-François Le Coadic; Usages et usagers de l'information, ADBS Éditions; Nathan, 1997. ISBN: 2-09-190366-3
Serge Cacaly (dir.); Dictionnaire encyclopédique de l'information et de la documentation, Éditions Nathan, 1997. ISBN: 2-09-190528-3
Bernard Lamizet; Ahmed Silem (dir.); Dictionnaire encyclopédique des sciences de l'information et de la communication, Elipses-Édition Marketing S.A., 1997. ISBN: 2-7298-4766-9
Sylvie Leclerc-Reynaud; Pour une documentation créative: l'apport de la philosophie de Raymond Ruyer, ADBS Éditions, 2006. ISBN: 2-84365-085-2
Enrique Molina Campos; Teoría de la biblioteconomia, Universidad de Granada, 1995. ISBN: 84-338-2116-4 (Edición póstuma a cargo de Rafael Olivares)
Robert Escarpit; L'écrit et la communication, Presses Universitaires de France-PUF, 1978
SABOR, Josefa E. ; Methodes d’enseignement de la bibliothéconomie. Avec une étude préliminaire de Ricardo Nassif, Paris: UNESCO, 1969
Yves-François Le Coadic; Le besoin d'information: formulation, négociation, diagnostic, ADBS Éditions, 1998. ISBN: 2-84365-016-X
SILVA, Armando Malheiro da et al.; Ciência da Informação e Sistemas de Informação: (re)exame de uma relação disciplinar, Prisma.Com, Porto, 6 (Jul.), 2006
Dorothy B. Lilley; Ronald W. Trice; A History of Information Science, Academic Press, 1989. ISBN: 0-12-450060-9
D. J. Foskett et al.; Ciência da informação ou informática?, Calunga, 1980 (Organização e tradução de Hagar Espanha Gomes)
Pertti Vakkari; Blaise Cronin; International conference on conceptions of library and information science: historical, empirical and theoretical perspectives: proceedings, Finland, 1991, Taylor Graham, 1992. ISBN: 0-947568-52-2
J. Teixeira Coelho Netto; Semiótica, informação e comunicação: diagrama da teoria do signo, Editora Perspectiva, 2003. ISBN: 85-273-0170-9
J. Teixeira Coelho Netto; Semiótica, informação e comunicação: diagrama da teoria do signo, Editora Perspectiva, 2003. ISBN: 85-273-0170-9
Lena Vania Ribeiro Pinheiro (org.); Ciência da Informação, Ciências Sociais e Interdisciplinaridade, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 1999

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição nas aulas teórico-práticas com a permanente interpelação aos estudantes e sua motivação para o diálogo e a discussão de certos textos constantes da bibliografia.

Palavras Chave

Humanidades > Ciência da Informação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 60,00
Total: 161,00

Obtenção de frequência

Não aplicável

Fórmula de cálculo da classificação final

Apresentação de um trabalho que é realizado ao longo do período letivo e que tem uma cotação de 40% O exame final tem uma cotação de 60%.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos trabalhadores não estão dispensados da apresentação de todos os elementos de avaliação.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação poderá ser obtida mediante a reformulação ou nova apresentação do trabalho e repetição do exame final.

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