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Aquisição da Linguagem

Código: CL002     Sigla: AQUL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Linguística

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Linguagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 24 Plano Oficial em vigor(2023) 2 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Alexandra de Araújo Guedes Pinto Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Duarte Nuno Carvalho Oliveira 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Sensibilizar os estudantes para aspectos importantes no âmbito de uma introdução à psicolinguística criando neles ao mesmo tempo um espírito crítico face a determinadas áreas que possam ter pontos em comum com os diferentes tópicos abordados

Resultados de aprendizagem e competências

 

Tornar os estudantes capazes de lidar, de modo crítico, com material relacionado com esta unidade curricular e aptos a redigir trabalhos académicos com o rigor exigível a este nível.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Fundamentos biológicos da linguagem humana
2. O período crítico da aquisição da linguagem
3. Aspetos cognitivos relacionados com a aquisição e desenvolvimento da linguagem
    3.1. As posições cognitivista e modularista
4. A perspetiva construtivista da aquisição da linguagem
    4.1. Breve referência à aquisição de determinados subsistemas linguísticos
5.Introdução ao processamento linguístico
    5.1. Áreas cerebrais de processamento linguístico 
    5.2. Sistemas em Interface
    5.3. Afasias da Linguagem
    5.4. Modelos de processamento linguístico.

Bibliografia Obrigatória

Girolami, Andrée; Controle das Aptidões para a Leitura e a Escrita, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2006 (TRadução e adaptação para o Português de Maria da Graça Castro Pinto e João Veloso)
Girolami-Boulinier, A.; Les niveaux actuels dans la pratique du langage oral et écrit, Masson, 1984
Girolami-Boulinier, A. ; L’apprentissage de l’oral et de l’écrit, PUF, 1993
Lenneberg, E. H.; Fundamientos biológicos del lenguaje, Alianza, 1975
McCune-Nicolich & Shelley Carroll ; "Development of symbolic play: implications for the language specialist"
Piaget, J. ; A formação do símbolo na criança, Zahar, 1975
Piaget, J.; Inhelder, B. ; La psychologie de l’enfant, PUF, 1975
Pinto, M. da G. L. C. ; Abordagem a alguns aspectos da compreensão verbal na criança, INIC, 1988
Pinto, M. da G. C. ; Desenvolvimento e distúrbios da linguagem, Porto Editora, 1984
Pinto, Maria da Graça L. C.; Da Psicolinguística: um verbete que se tornou ensaio. , Faculdade de Letras da UP/Col. CAPFLUP, 2009 (In:M. Da G. L. C. Pinto A linguagem ao vivo. Textos seleccionados. Organizado por Isabel Margarida Duarte, Olívia Figueiredo e João Veloso. Cadernos de Apoio Pedagógico da FLUP, C06. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2009)
Sinclair-de Zwart, H. ; Acquisition du langage et développement de la pensée, Dunod, 1967
Sinclair, H. et coll.; La production de notations chez le jeune enfant, PUF, 1988

Observações Bibliográficas

Bibliografia complementar será fornecida ao longo do semestre.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, teórico-práticas e práticas e sessões de orientação tutorial.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Psicolinguística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 66,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Número de faltas às aulas e sessões de OT não superior ao consignado no regulamento do curso e restante legislação aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Resultado das componentes de avaliação adotadas.

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o previsto no regulamento de curso e demais normas aplicáveis.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

- Aplicam-se os mesmos elementos de avaliação aos/às estudantes com estatuto especial, os quais deverão contactar as docentes no início do semestre para acordarem o acompanhamento a realizar. 

- De acordo com as normas em vigor na FLUP.  Os estudantes com estatuto especial (Artigo 14º) terão acesso às épocas suplementares previstas na lei e a um regime de frequência específico, não estando previstos outros modelos de avaliação alternativos aos vigentes para os restantes estudantes.

Melhoria de classificação

A melhoria de nota pode ser feita no exame de recurso à parte da avaliação que os estudantes considerarem mais favorável a uma melhor nota.
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