Arqueologia de Campo e Laboratorial
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Arqueologia |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
ARQU |
0 |
ARQU - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português
Objetivos
Gerais.
Ensinar ao estudante os métodos de escavação defendidos pelos protocolos da arqueologia de campo.
Especificos.
O estudante deve saber :a) discutir criticamente um relatório de escavação dentro do quadro de conhecimentos; multidisciplinares aplicados na arqueologia intrusiva; b) a realizar um relatório de escavação; c) saber fazer o primeiro tratamento dos diferentes "materiais" em laboratório; d) saber organizar os materiais coletados em campo, particularmente artefactos e amostras.
Resultados de aprendizagem e competências
O estudante poderá participar em trabalhos/programas de escavação arqueológica, na qualidade de técnico licenciado, dirigido por um profissional (arqueólogo). Será capaz de colaborar na elaboração dum relatório de escavação.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
não se aplica
Programa
1. Noções básicas relativas ao (s) processo(s) de formação e de conservação das materialidades.
2. Escavar:porquê e para quê?
a)Os objetivos e a função social/cultural da Arqueologia, com ênfase na arqueologia intrusiva.
b) As leis do Património cultural, com ênfase nas que regem a atividade arqueológica e ainda no registo (conservação pelo registo), nos tipos de conservação e na classificação patrimonial de sitios arqueológicos.
3. Enquadramento da escavação no contexto da História da Arqueologia, com evidência para os seus principais paradigmas.
4. Diferentes metodologias de escavação, de registo e de recolha de amostras
4.1. Procedimentos preparatórios à escavação
4.2. Processos de escavação e de registo de estruturas e de estratigrafias
4.3.Métodos de datação relativa e absoluta mais utilizados em arqueologia e discussão da questão: como datar um sitio concreto?
4.4. Processos e estratégias de recolha de artefactos, amostras de micro e macrorestos e tratamento laboratorial
5. Organização e sistematização de toda a documentação recolhida num sítio em escavação com vista à criação da “história” do sítio no seu contexto espacial e cronológico-cultural— o Relatório de escavação e a Publicação.
6. Acompanhamento, supervisão e avaliação, em aula, do Relatório critico de cada estudante.
Bibliografia Obrigatória
Carandini, A.; Historias en la Tierra. Masnual de excavación arqueológica, Critica, 1997. ISBN: 84-7423-764-5
Lucas, G.M.; Critical Approaches to Fieldwork.Historical and Contemporary Archaeological Practice, Routledge, 2001
Bicho Nuno Ferreira 1965-;
Manual de arqueologia pré-histórica. ISBN: 978-972-44-1345-7
Colin Renfrew;
Archaeology. ISBN: 0-500-28147-5
Observações Bibliográficas
Outros documentos (textos, papers, livros, etc.), serão colocados nos documentos desta UC (Moodle) ou atempadamente indicados na aula, mormente os que se referem ào elenco das obras para realização da critica a uma Monografia de escavação.
A obra : Renfrew, C.; Bahn, P.;Archaeology. Theories, Methods and Pratice, Thames and Hudson, 1991. ISBN: 0-500-27605-6, está no Catalogo da Biblioteca simplesmente com o nome "Archaelogy" de Colin Renfrew, com o ISBN: 0-500-28147-5, tal como consta na bibliografia obrigatória.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Dominam aulas de caráter expositivo mas o debate é também suscitado. O carácter mais prático apoia-se no manuseamento de alguns materiais arqueológicos.
Palavras Chave
Humanidades > História
Humanidades
Humanidades > História > Arqueologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
75,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
87,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Trabalho escrito |
33,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
1,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A frequencia é obtida com a presença em 75% das aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação é distribuída sem exame final. Consiste na apresentação e discussão do estudo crítico do estudante (que vale 25%), e um teste escrito—a análise crítica a uma Monografia de escavação (75%)— que engloba obrigatoriamente a totalidade dos temas lecionados, podendo ter de incluir perguntas obrigatórias, previamente distribuídas. A apresentação do estudo critico é feito em aulas sessões destinadas a essa finalidade.
As duas avaliações são solidarias e complementares e o estudante não pode ter avaliação negativa a qualquer delas.
O projeto será submetido obrigatoriamente pelo Moodle (não se aceitam envios por e-mail), em data a designar pela docente e que nunca ultrapassará o final da primeira semana do periodo de exames da época normal.Assim, mesmo que a submissão no Moodle do Trabalho escrito ocorra já na época de exames, continua a avaliação a ser contínua, sem exame final.
Provas e trabalhos especiais
não tem
Trabalho de estágio/projeto
não tem
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Trabalho escrito, que vale 75% (15 valores), sendo somada a esta avaliação, já obtida, da apresentação oral (25%; 5 val.).
As duas avaliações são solidarias e complementares e o estudante não pode ter avaliação negativa a qualquer delas.
Melhoria de classificação
Trabalho escrito, que vale 75% (15 val.), sendo somada a esta avaliação, aquela já obtida na apresentação oral (25%- 5 val.).
O estudante tem de ter realizado a avaliação por apresentação oral, e nela ter tido avaliação positiva (igual ou superior a 2,5 val.).