Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > ARQU057

Arqueologia de Campo e Laboratorial

Código: ARQU057     Sigla: ARQCL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arqueologia

Ocorrência: 2024/2025 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arqueologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ARQU 0 ARQU - Plano de Estudos 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de Jesus Sanches Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,50
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,50
Maria de Jesus Sanches 2,50
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Maria de Jesus Sanches 0,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português

Objetivos

Gerais.
Ensinar ao estudante os métodos de escavação defendidos pelos protocolos da arqueologia de campo.
Especificos.
O estudante deve saber :a) discutir criticamente um relatório de escavação dentro do quadro de conhecimentos; multidisciplinares aplicados na arqueologia intrusiva; b) a realizar um relatório de escavação; c)  saber fazer o primeiro tratamento dos diferentes "materiais" em laboratório; d) saber organizar os materiais coletados em campo, particularmente artefactos e amostras.

Resultados de aprendizagem e competências


O estudante poderá participar em trabalhos/programas de escavação arqueológica, na qualidade de técnico licenciado, dirigido por um profissional (arqueólogo). Será capaz de colaborar na elaboração dum relatório de escavação.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

não se aplica

Programa

 

1. Noções básicas relativas ao (s) processo(s) de formação e de conservação das materialidades.

2. Escavar:porquê e para quê?
a)Os objetivos e a função social/cultural da Arqueologia, com ênfase na arqueologia intrusiva.
b) As leis do Património cultural, com ênfase nas que regem a atividade arqueológica e ainda  no registo (conservação pelo registo), nos tipos de conservação e na classificação patrimonial de sitios arqueológicos.

3. Enquadramento da escavação no contexto da História da Arqueologia, com evidência para os seus principais paradigmas.

4. Diferentes metodologias de  escavação, de registo e de recolha de amostras
4.1. Procedimentos preparatórios à escavação
4.2.  Processos de escavação e de registo de estruturas e de estratigrafias
4.3.Métodos de datação relativa e absoluta mais utilizados em arqueologia e discussão da questão: como datar um sitio concreto?
4.4. Processos e estratégias de recolha de artefactos, amostras de micro e macrorestos e tratamento laboratorial

5. Organização e sistematização de toda a documentação recolhida num sítio em escavação com vista à criação da “história” do sítio no seu contexto espacial e cronológico-cultural— o Relatório de escavação e a Publicação.
 
6. Acompanhamento, supervisão e avaliação, em aula, do Relatório critico de cada estudante.

Bibliografia Obrigatória

Carandini, A.; Historias en la Tierra. Masnual de excavación arqueológica, Critica, 1997. ISBN: 84-7423-764-5
Lucas, G.M.; Critical Approaches to Fieldwork.Historical and Contemporary Archaeological Practice, Routledge, 2001
Bicho Nuno Ferreira 1965-; Manual de arqueologia pré-histórica. ISBN: 978-972-44-1345-7
Colin Renfrew; Archaeology. ISBN: 0-500-28147-5

Observações Bibliográficas

Outros documentos (textos, papers, livros, etc.), serão colocados nos documentos desta UC (Moodle) ou atempadamente indicados na aula, mormente os que se referem ào elenco das obras para realização da critica a uma Monografia de escavação.

A obra : Renfrew, C.; Bahn, P.;Archaeology. Theories, Methods and Pratice, Thames and Hudson, 1991. ISBN: 0-500-27605-6, está no Catalogo da Biblioteca simplesmente com o nome "Archaelogy" de Colin Renfrew, com o ISBN: 0-500-28147-5, tal como consta na bibliografia obrigatória.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Dominam aulas de caráter expositivo mas o debate é também suscitado. O carácter mais prático apoia-se no manuseamento  de alguns materiais arqueológicos.

Palavras Chave

Humanidades > História
Humanidades
Humanidades > História > Arqueologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 75,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 87,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho escrito 33,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A frequencia é obtida com a presença em 75% das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é distribuída sem exame final. Consiste na apresentação e discussão do estudo crítico do estudante (que vale 25%), e um teste escrito—a análise crítica a uma Monografia de escavação (75%)— que engloba obrigatoriamente a totalidade dos temas lecionados, podendo ter de incluir perguntas obrigatórias, previamente distribuídas. A apresentação do estudo critico é feito em aulas sessões destinadas a essa finalidade.
As duas avaliações são solidarias e complementares e o estudante não pode ter avaliação negativa a qualquer delas.
O projeto será submetido obrigatoriamente pelo Moodle (não se aceitam envios por e-mail), em data a designar pela docente e que nunca ultrapassará o final da primeira semana do periodo de exames da época normal.Assim, mesmo que a submissão no Moodle do Trabalho escrito ocorra já na época de exames, continua a avaliação a ser contínua, sem exame final.

Provas e trabalhos especiais

não tem

Trabalho de estágio/projeto

não tem

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Trabalho escrito, que vale 75% (15 valores), sendo somada a esta  avaliação, já obtida, da apresentação oral (25%; 5 val.).
As duas avaliações são solidarias e complementares e o estudante não pode ter avaliação negativa a qualquer delas.

Melhoria de classificação

Trabalho escrito, que vale 75% (15 val.), sendo somada a esta  avaliação, aquela já obtida na apresentação oral (25%- 5 val.).
O estudante tem de ter realizado a avaliação por apresentação oral, e nela ter tido avaliação positiva (igual ou superior a 2,5 val.).
Recomendar Página Voltar ao Topo