História Oral: definições conceptuais, reflexões e aplicações práticas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Ciências Sociais e do Comportamento |
Ocorrência: 2023/2024 - SP (de 17-04-2024 a 20-06-2024)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
HO_DCRAP |
8 |
Plano Oficial em vigor |
1 |
- |
|
20 |
20 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Compreender as potencialidades heurísticas da metodologia da História Oral; pensar criticamente sobre as possibilidades do uso da História Oral; planear e aplicar a metodologia da História Oral; 4) interpretar e tratar os dados advindos deste processo de investigação.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do curso, o participante deve ser capaz de:
1) compreender as potencialidades heurísticas da metodologia da História Oral;
2) pensar criticamente sobre as possibilidades do uso da História Oral;
3) planejar e aplicar a metodologia da História Oral; 4) interpretar e tratar os dados advindos deste processo de investigação.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Definição conceptual
1.1 Abordagem biográfica na História e na Antropologia
1.2 História oral, história de vida e relato temático
2. Memória, narrativa, biografia e oralidade
2.1 Subjetividades e "verdades"
2.2 Possibilidades heurísticas
3. A metodologia da História oral e suas implicações epistemológicas
3.1 Práticas e possibilidades
3.2. Objetividade e ética
4. Planejamento e ação
4.1 Definir interlocutores, elaborar guião e preparar entrevistas
4.1 Transcrição, edição e arquivo
5. Finalizações e perspetivas
5.1 Reflexões e avaliações
5.2 Desdobramentos possíveis
Bibliografia Obrigatória
ALBERTI, Verena; Indivíduo e biografia na história oral, Rio de Janeiro: CPDOC, 2000
BENJAMIN, Walter; O narrador. In. Magia, técnica, arte e política, São Paulo, Brasiliense, v. 1, pp. 197-221 (Obras escolhidas), 1987
BOURDIEU, Pierre; A Ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes. & AMADO, Janaína. (orgs.) Usos e Abusos da História Oral, Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996
CRAPANZANO, Vincent; Life-Histories, American Anthropologist, 88, 1984
FERREIRA, Marieta de Moraes; ABREU, Alzira Alves [et al]; Entrevistas: abordagens e usos da história oral, Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1998
DENZIN, Norman; Interpretive Biography, Sage Publications, 1989
JOUTARD, Philippe; Desafios à História Oral do Século XXI. In. ALBERTI, V., FERNANDES, TM. e FERREIRA, MM., orgs.2000 - História oral: desafios para o século XXI, Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2000
MEIHY, José Carlos Sebe B.; HOLANDA, Fabíola; História oral: como fazer, como pensar, São Paulo: Contexto, 2007
OLIVEIRA, Luísa Thiago de; A História Oral em Portugal. In. Sociologia, problemas e práticas, n.º 63, pp. 139-156, 2010
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Para cada aula haverá a sugestão de leitura de um (pequeno) texto da bibliografia, disponibilizado em um drive, que guiará a temática da aula. Na primeira parte de cada aula será feita uma exposição do tema em questão pelo professor/facilitador. Em seguida, os temas serão dinamizados de acordo com as investigações/interesses investigativos dos participantes. A partir do ponto 4 do programa, as sessões serão em formato de oficina de trabalho, nas quais os participantes serão estimulados a elaborar o guião de aplicação da técnica.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
20,00 |
Total: |
20,00 |
Obtenção de frequência
75% de presenças.
Fórmula de cálculo da classificação final
n/a