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Tópicos de Filosofia Contemporânea

Código: MFIL056     Sigla: TFC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Filosofia

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MFIL 11 Plano Oficial em vigor(2023) 1 - 6 41 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-09-04.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Bibliografia Obrigatória, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Ao longo desta UC, pretender-se-á estudar uma interessante orientação da filosofia contemporânea das últimas décadas, marcada por um novo gosto – uma nova necessidade – em dialogar com a cultura e a filosofia antigas. Esta orientação da filosofia contemporânea poderá ser observada em pensadores dedicados a questões éticas, tais como Bernard Williams e Martha Nussbaum. “Shame and Necessity” de Williams e “The Fragility of Goodness” de Nussbaum constituem duas obras contemporâneas que integram uma intensa convocação da cultura grega – homérica, trágica e filosófica. O nosso objetivo será, assim, estudar este diálogo da filosofia contemporânea com a cultura antiga grega, procurando compreender o(s) seu(s) sentido(s) a partir dos seguintes pontos de vista: a questão ética e da ação humana; a recuperação de uma visão sobre a tonalidade trágica da existência humana e da vida ética; a temática das paixões e da vulnerabilidade/fragilidade do agente moral e da realização da virtude e da eudaimonia

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, os estudantes deverão mostrar um conhecimento aprofundado das principais linhas de pensamento que compõem o diálogo da filosofia contemporânea com a cultura e a filosofia antigas, assim como a capacidade de refletir, de forma consistente e autónoma, acerca das temáticas éticas (e estéticas) em causa.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. A filosofia de Bernard Williams:


- Ética e Tragédia: o retorno – ou a permanência – do elemento trágico na nossa vida ética;


- O conceito de “sorte moral” (Gaugin; Anna Karenina);


- O “anti-progressismo” de Williams: a leitura dos poemas homéricos – contra Bruno Snell;


- Vergonha e Culpa (o caso de Ájax);


- Responsabilidade e Intencionalidade – o ‘miasma’ ou polução (o caso de Édipo);


- A descontinuidade entre Filosofia e Tragédia: o “nietzschianismo” de Wiiliams.


 



  1. A filosofia de Martha Nussbaum:


- A crítica à “anti-teoria” de Williams e a validação da teorização filosófica de âmbito ético:  a convocação da ética de Aristóteles;


- O diálogo com Aristóteles: o conceito de “eudaimonia” e a sua exigência de condições externas favoráveis (o caso de Príamo);


- A questão da fragilidade/vulnerabilidade da virtude e da eudaimonia (a oitava Ode Nemeia de Píndaro);


- A rejeição da ética estoica e a consideração da possibilidade de degradação do carácter virtuoso (o caso de Hécuba);


- A filosofia política como porto de chegada das teorizações ética de Nussbaum.

Bibliografia Obrigatória

Bernard Williams; Moral Luck. ISBN: 0-521-28691-3
Williams, Bernard; Shame and Necessity, University of California Press, 1993
Martha Nussbaum; The Fragility of Goodness. Luck and Ethics in Greek Tragedy and Philosophy, Cambridge University Press, 1986
Martha Nussbaum; The Therapy of Desire. Theory and Practice in Hellenistic Ethics, Princeton University Press, 1994

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica e discussão de textos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 21,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 100,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

75% de sessões assistidas

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação advém da apresentação do trabalho

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor

Observações

Língua de ensino : português

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