Tópicos de Filosofia Contemporânea
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Filosofia |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MFIL |
11 |
Plano Oficial em vigor(2023) |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Ao longo desta UC, pretender-se-á estudar uma interessante orientação da filosofia contemporânea das últimas décadas, marcada por um novo gosto – uma nova necessidade – em dialogar com a cultura e a filosofia antigas. Esta orientação da filosofia contemporânea poderá ser observada em pensadores dedicados a questões éticas, tais como Bernard Williams e Martha Nussbaum. “Shame and Necessity” de Williams e “The Fragility of Goodness” de Nussbaum constituem duas obras contemporâneas que integram uma intensa convocação da cultura grega – homérica, trágica e filosófica. O nosso objetivo será, assim, estudar este diálogo da filosofia contemporânea com a cultura antiga grega, procurando compreender o(s) seu(s) sentido(s) a partir dos seguintes pontos de vista: a questão ética e da ação humana; a recuperação de uma visão sobre a tonalidade trágica da existência humana e da vida ética; a temática das paixões e da vulnerabilidade/fragilidade do agente moral e da realização da virtude e da eudaimonia
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular, os estudantes deverão mostrar um conhecimento aprofundado das principais linhas de pensamento que compõem o diálogo da filosofia contemporânea com a cultura e a filosofia antigas, assim como a capacidade de refletir, de forma consistente e autónoma, acerca das temáticas éticas (e estéticas) em causa.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- A filosofia de Bernard Williams:
- Ética e Tragédia: o retorno – ou a permanência – do elemento trágico na nossa vida ética;
- O conceito de “sorte moral” (Gaugin; Anna Karenina);
- O “anti-progressismo” de Williams: a leitura dos poemas homéricos – contra Bruno Snell;
- Vergonha e Culpa (o caso de Ájax);
- Responsabilidade e Intencionalidade – o ‘miasma’ ou polução (o caso de Édipo);
- A descontinuidade entre Filosofia e Tragédia: o “nietzschianismo” de Wiiliams.
- A filosofia de Martha Nussbaum:
- A crítica à “anti-teoria” de Williams e a validação da teorização filosófica de âmbito ético: a convocação da ética de Aristóteles;
- O diálogo com Aristóteles: o conceito de “eudaimonia” e a sua exigência de condições externas favoráveis (o caso de Príamo);
- A questão da fragilidade/vulnerabilidade da virtude e da eudaimonia (a oitava Ode Nemeia de Píndaro);
- A rejeição da ética estoica e a consideração da possibilidade de degradação do carácter virtuoso (o caso de Hécuba);
- A filosofia política como porto de chegada das teorizações ética de Nussbaum.
Bibliografia Obrigatória
Bernard Williams;
Moral Luck. ISBN: 0-521-28691-3
Williams, Bernard; Shame and Necessity, University of California Press, 1993
Martha Nussbaum; The Fragility of Goodness. Luck and Ethics in Greek Tragedy and Philosophy, Cambridge University Press, 1986
Martha Nussbaum; The Therapy of Desire. Theory and Practice in Hellenistic Ethics, Princeton University Press, 1994
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição teórica e discussão de textos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
21,00 |
| Frequência das aulas |
41,00 |
| Trabalho de investigação |
100,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
75% de sessões assistidas
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação advém da apresentação do trabalho
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas em vigor
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor
Observações
Língua de ensino : português