Cultura Globalizada
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Relações Internacionais |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LRI |
73 |
Plano Oficial em vigor (2022) |
3 |
- |
3 |
21,5 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final desta UC os estudantes deverão ser capazes de:
1) Conhecer as mais importantes teorias sobre a globalização;
2) Conhecer o impacto da globalização nas suas dimensões culturais;
3) Conhecer os contornos mais importantes da discussão académica sobre questões da multiculturalidade, diversidade e interculturalidade;
4) Analisar criticamente as definições diferentes de multiculturalismo no setor cultural.
Resultados de aprendizagem e competências
Conhecimento crítico por parte dos estudantes de a) as mais importantes teorias sobre a globalização, b) o impacto da globalização nas suas dimensões culturais, c) os contornos mais importantes da discussão académica sobre questões da multiculturalidade, diversidade e interculturalidade, d) as definições diferentes de multiculturalismo no setor cultural.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
N.a.
Programa
- Teorias de globalização
- Globalização e cultura
- Diversidade cultural
4. Multiculturalidade e interculturalidade
Bibliografia Obrigatória
Ahmad, A. ; New Age Globalization. Meaning and Metaphors , Basingstoke/New York: Palgrave Macmillan., 2013
Eriksen, T. H.; Globalization. Edition 2. The Key Concepts. , New York: Berg., 2014
Nederveen Pieterse, J.; Globalization & Culture. , Lanham, Maryland: Rowman & Littlefield, 2015. ISBN: ISBN 978-0-7425-5606-5
Scholte, J. A.; Globalization: A Critical Introduction. , Basingstoke & New York: Palgrave Macmillan. , 2005
Uberoi, V. & Modood, T (red.); Multiculturalism Rethought: Interpretations, Dilemmas and New Directions: Essays in Honour of Bhikhu Parekh., Edinburgh: Edinburgh University Press, 2015
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O processo de ensino/aprendizagem é baseado em aulas teóricos e teórico-práticas, centradas no aluno, estimulando a sensibilidade para compreender os problemas abordados. Uma tentativa será feita para favorecer a pesquisa individual, o pensamento crítico e a resolução de problemas. A principal atenção é dada à participação ativa nas aulas, através da apresentação de pequenos projetos. O modelo de avaliação a ser utilizado para esta UC baseia-se na média ponderada com três componentes distintos: a) apresentação oral em aula (20%) e b) exame (80%)
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Exame |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Estudo autónomo |
49,50 |
Frequência das aulas |
21,50 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Presença em 75% das aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
Apresentação oral do estudante: 20%
Exame: 80%.
Provas e trabalhos especiais
N.a.
Trabalho de estágio/projeto
N.a.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Normas em vigor
Melhoria de classificação
Normas em vigor