Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LRI024

Cultura Globalizada

Código: LRI024     Sigla: CG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Relações Internacionais

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LRI 73 Plano Oficial em vigor (2022) 3 - 3 21,5 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
John Thomas Greenfield Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,50
John Thomas Greenfield 1,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final desta UC os estudantes deverão ser capazes de:

1) Conhecer as mais importantes teorias sobre a globalização;

2) Conhecer o impacto da globalização nas suas dimensões culturais;

3) Conhecer os contornos mais importantes da discussão académica sobre questões da multiculturalidade, diversidade e interculturalidade;

4)  Analisar criticamente as definições diferentes de multiculturalismo no setor cultural.

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecimento crítico por parte dos estudantes de a) as mais importantes teorias sobre a globalização, b) o impacto da globalização nas suas dimensões culturais, c) os contornos mais importantes da discussão académica sobre questões da multiculturalidade, diversidade e interculturalidade, d) as definições diferentes de multiculturalismo no setor cultural.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N.a.

Programa


  1. Teorias de globalização

  2. Globalização e cultura

  3. Diversidade cultural


4. Multiculturalidade e interculturalidade

Bibliografia Obrigatória

Ahmad, A. ; New Age Globalization. Meaning and Metaphors , Basingstoke/New York: Palgrave Macmillan., 2013
Eriksen, T. H.; Globalization. Edition 2. The Key Concepts. , New York: Berg., 2014
Nederveen Pieterse, J.; Globalization & Culture. , Lanham, Maryland: Rowman & Littlefield, 2015. ISBN: ISBN 978-0-7425-5606-5
Scholte, J. A.; Globalization: A Critical Introduction. , Basingstoke & New York: Palgrave Macmillan. , 2005
Uberoi, V. & Modood, T (red.); Multiculturalism Rethought: Interpretations, Dilemmas and New Directions: Essays in Honour of Bhikhu Parekh., Edinburgh: Edinburgh University Press, 2015

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O processo de ensino/aprendizagem é baseado em aulas teóricos e teórico-práticas, centradas no aluno, estimulando a sensibilidade para compreender os problemas abordados. Uma tentativa será feita para favorecer a pesquisa individual, o pensamento crítico e a resolução de problemas. A principal atenção é dada à participação ativa nas aulas, através da apresentação de pequenos projetos. O modelo de avaliação a ser utilizado para esta UC baseia-se na média ponderada com três componentes distintos: a) apresentação oral em aula (20%) e b) exame (80%)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Exame 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Estudo autónomo 49,50
Frequência das aulas 21,50
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Presença em 75% das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

Apresentação oral do estudante: 20%
Exame: 80%.

Provas e trabalhos especiais

N.a.

Trabalho de estágio/projeto

N.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Normas em vigor

Melhoria de classificação

Normas em vigor
Recomendar Página Voltar ao Topo