Código: | IAA1 | Sigla: | IA |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
CNAEF | Línguas e literaturas estrangeiras |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Anglo-Americanos |
Curso/CE Responsável: | Inglês (A1) |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
ECINA1 | 17 | Plano Oficial do ano letivo 2013 | 1 | - | 5,5 | 120 | 150 |
O curso procura dar resposta à necessidade demonstrada pelo público geral em termos de aprendizagem da língua inglesa.
O curso terá como propósito dominante o desenvolvimento das seguintes competências:
Sou capaz de reconhecer palavras e expressões simples de uso corrente relativas a mim próprio, à minha família e aos contextos em que estou inserido, quando me falam de forma clara e pausada.
Sou capaz de compreender nomes conhecidos, palavras e frases muito simples, por exemplo, em avisos, cartazes ou folhetos.
Sou capaz de comunicar de forma simples, desde que o meu interlocutor se disponha a repetir ou dizer por outras palavras, num ritmo mais lento, e me ajude a formular aquilo que eu gostaria de dizer. Sou capaz de perguntar e de responder a perguntas simples sobre assuntos conhecidos ou relativos a áreas de necessidade imediata.
Sou capaz de utilizar expressões e frases simples para descrever o local onde vivo e pessoas que conheço.
Sou capaz de escrever um postal simples e curto, por exemplo, na altura de férias. Sou capaz de preencher uma ficha com dados pessoais, por exemplo, num hotel, com nome, morada, nacionalidade.
Os conteúdos comunicativos e gramaticais nucleares para este nível são os seguintes:
1. Usar o “Present” e “Past Simple” e “Continuous”
2. Formular questões básicas com “what”, “where”, “who”, “when”, “how”
3. Fornecer informações pessoais
4. Descrever pessoa – família e amigos
5. O uso de advérbios de frequência – “usually”, “sometimes”, “never”
6. Descrever as férias
7. Falar e escrever sobre pessoas e emprego
8. Falar e escrever sobre desporto, lazer e comida
9. Aprender as cores e peças de roupa
10. Falar e escrever sobre transportes e viagens
Metodologia variada, escolhida em função do perfil etário e cognitivo dos estudantes e das suas necessidades de formação.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 30,00 |
Teste | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Frequência das aulas | 120,00 |
Estudo autónomo | 30,00 |
Total: | 150,00 |
75% de presenças
A classificação final resultará da ponderação das seguintes componentes de avaliação:
trabalho contínuo do estudante (30%);
teste escrito realizado no final do 1.º semestre (30%);
teste escrito realizado no final do 2.º semestre (40%).