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Introdução à Economia

Código: LRI010     Sigla: INTECO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 67 Plano Oficial em vigor (2022) 2 - 6 41 162
LRI 120 Plano Oficial em vigor (2022) 1 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Proporcionar o primeiro contacto com a Economia enquanto ciência social, dando a conhecer conceitos e procedimentos fundamentais. Explicar como são abordados pela Economia temas de aplicação generalizada no âmbito das ciências sociais, como a distribuição do rendimento, a pobreza ou o desemprego, abordando a realidade portuguesa.

Resultados de aprendizagem e competências

Domínio de conceitos teóricos fundamentais no âmbito da Economia e sua aplicação em contextos sociais específicos. Desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva em torno da análise de informação económica. Desenvolvimento da capacidade de comunicação oral e escrita dos conhecimentos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Introdução

  2. O Modelo da Oferta e da Procura

  3. Intervenção do Estado

  4. Produção e Custos

  5. Maximização do Lucro e Estruturas de Mercados

  6. Taxas de Crescimento e Pontos Percentuais

  7. Produto e Inflação

  8. Mercado de Fatores

  9. Ciclos Económicos e Políticas Económicas

Bibliografia Obrigatória

Samuelson, P. e W. Nordhaus ; Economics, 19ª edição, Mc-Graw-Hill., 2010

Bibliografia Complementar

Frank, R. e B. Bernanke; Principles of Economics, 6ª edição, McGraw-Hill, 2016
Krugman, P. e R. Wells ; Economics, 4ª edição, Worth Publishers., 2015
Mankiw, N. ; Principles of Economics, 7ª edição, South-Western College Pub., 2015

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O processo de ensino/aprendizagem é feito com base em aulas teórico-práticas (TP), onde é feita a exposição teórica dos conteúdos, acompanhando com a apresentação de exemplos concretos baseados, maioritariamente, na sociedade portuguesa. Além disso, fazem-se exercícios sobre os tópicos lecionados e promove-se uma discussão sobre variados fenómenos económicos, incentivando-se a participação dos Estudantes.

Os estudantes têm também ao seu dispor sessões de atendimento particular, que se realizam fora do espaço de aula, onde podem esclarecer eventuais dúvidas sobre as matérias lecionadas. Todos os materiais utilizados nas aulas (e.g., slides, trabalhos, textos) estão disponíveis na plataforma SIGARRA.

A modalidade de avaliação da unidade curricular consiste na avaliação distribuída com exame final. A classificação final na unidade curricular corresponde a uma média ponderada das classificações obtidas nas componentes de trabalho (30%) e de exame final (70%).

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 121,00
Frequência das aulas 41,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com os parâmetros que constam do Regulamento de Avaliação aplicável aos Cursos do 1.º Ciclo da FLUP. A avaliação corresponde a uma média ponderada da classificação obtida no exame final e na componente trabalho. Os estudantes não aprovados podem submeter-se a exame final na época de recurso.

Fórmula de cálculo da classificação final

O resultado do exame final tem uma ponderação de 70% na classificação final. A restante parte (30%) corresponde à avaliação da componente trabalho A classificação mínima de ambas as componentes é de 8 valores. É obrigatória a realização de todas as componentes de avaliação.

Na época de recurso, apenas pode ser realizado o exame final. A classificação obtida na componente trabalho não é passível de realização na época de recurso, mantendo-se inalterada.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas de avaliação da FLUP.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação da FLUP. A avaliação corresponde a uma média ponderada da classificação obtida no exame final (70%) e da componente trabalho (30%). Apenas a componente de exame final pode ser objeto de melhoria. A componente trabalho não é passível de recurso.

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