Código: | GEOGR073 | Sigla: | TS |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geografia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Geografia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
GEOGR | 89 | GEOGR - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | - |
Compreender e assimilar alguns quadros teórico/concetuais sobre as grandes questões contemporâneas relacionadas com o território, as mudanças sociais e a globalização.
Analisar os eixos estruturantes das transformações contemporâneas ao nível da sociedade e do território no contexto de um mundo crescentemente globalizado.
Competências a adquirir:
Domínio de algumas teorias e conceitos referentes à globalização, ao território e às transformações sociais nas sociedades contemporâneas.
Desenvolvimento de uma atitude reflexiva e integradora face aos grandes temas abordados na unidade curricular.
Desenvolvimento de competências de aprendizagem e de autonomia.
1.Território e Sociedade: como entidades construídas.
1.1 Componentes e processos.
1.1.1. O espaço geográfico, o lugar, a paisagem, a região e o território.
1.1.2. O rural, a cidade, o subúrbio e a metrópole.
1.1.3. Organização social, cultura e património
1.2. Fundamentos de análise espacial e social
2.1. A Globalização e as transformações da economia e do mercado de trabalho
2.2 A mudança global: riscos, desafios e oportunidades
3.1 Envelhecimento
3.2 Migrações e multiculturalidade
3.2 Recomposição social
Aulas teórico-práticas, com combinação de métodos expositivos e de aprendizagem ativa.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Teste | 60,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 66,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho de investigação | 40,00 |
Total: | 162,00 |
Componentes de avaliação:
Dois testes (60%) + Trabalho de Grupo escrito (40%) = 100%
Para obter aprovação na UC os estudantes deverão ter uma classificação mínima de 5 valores (escala de 0-20) em cada uma das componentes de avaliação (testes e trablho de grupo).
O trabalho de grupo é obrigatório.
Os estudantes podem fazer recurso aos testes
Não aplicável.
Não aplicável.
A melhoria da classificação final poderá ser obtida pela realização de um exame final.