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Didática do Alemão II

Código: MEIEFA007     Sigla: DA_II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEIEFA 7 MEIEFA - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
MEPIEFA 1 MEPIEFA - Plano de Estudos 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Alemão

Objetivos

As aulas de Didática do Alemão dirigem-se a estudantes que irão, num futuro próximo, exercer funções como professores da língua alemã. Assim, é fundamental que os estudantes sejam capazes de (a) participar na organização e estruturação do curso responsabilizando-se pela sua própria aprendizagem e auto-avaliação segundo a aprendizagem autónoma (b) retirar as necessárias informações, em alemão, quer das aulas a que assistem, quer da bibliografia/dos textos de apoio fornecidos ao longo do ano; (c) participar ativamente na resolução de exercícios e tarefas bem como em discussões, diálogos e debates; (d) ampliar continuamente os seus conhecimentos linguísticos relevantes para a sua futura atividade como docente da língua alemã. Para que os estudantes possam contactar com diferentes contextos de ensino, são organizadas visitas de estudo.

Um objetivo fundamental deste semestre centra-se na elaboração de planificações de aulas de alemão. Para isso, são apresentados e debatidos vários modelos teórico-didáticos, servindo como base na planificação de uma aula, relevante, motivadora e bem estruturada. Neste processo de aprendizagem os estudantes adquirem as competências e conhecimentos indispensáveis para a elaboração de planificações, pondo-as em prática através de sessões de micro-teaching.

Resultados de aprendizagem e competências

Para dar continuidade aos objetivos do primeiro semestre, os estudantes devem:

-Adquirir responsabilidade pela própria aprendizagem, avaliando-a e ajustando-a aos objetivos delineados;

 

-Participar ativamente na resolução de exercícios e tarefas bem como em debates;

-Ampliar os conhecimentos científicos e linguísticos relevantes para o percurso no Mestrado em Ensino e para a futura atividade como docente da língua alemã;

-Ampliar a capacidade de compreensão de certos tipos de textos académicos, orais e escritos em alemão (leitura de artigos científicos da área da didática do alemão); 

-Conhecer e aplicar modelos e conceitos para a elaboração de planificações de aulas;

-Pesquisar, selecionar, avaliar e adaptar materiais didáticos;

-Produzir materiais didáticos;

-Desenvolver um espírito crítico.

Modo de trabalho

B-learning

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Esta unidade curricular pressupõe a familiaridade com os conteúdos estudados na UC de Didática do Alemão I.

Programa

Teoria:

-Formas elementares de ensinar e aprender e seu recíproco relacionamento;

-Atuais questões e vertentes da metodologia e didática do alemão como língua estrangeira;

-Aspetos culturais dos países de expressão alemã;

-Tipologia de exercícios para o ensino/a prática das diferentes competências;
-A planificação, sua execução e consequente reflexão

Prática:
-Exercícios de planificação de aulas e de unidades didáticas; elaboração de exercícios e atividades para as diferentes fases da aula; uso prático de meios técnicos e informáticos na sala de aula; experimentação prática (micro-teaching).

-Análise das condições concretas do ensino e dos objetivos e conteúdos programáticos, análise de manuais

-Análise de métodos de ensino vários

-Visita de estudo à Escola Secundária “Escola da Ponte” em S. Tomé de Negrelos 

-Visitas às aulas dos estagiários nas escolas cooperantes

Bibliografia Obrigatória

Funk, H./Tschirner, E.; Schnittstellen: Lehrwerke zwischen alten und neuen Medien, Berlin: Cornelsen, 2001
Piepho, H.-E.; „Verfahren der Unterrichtsplanung“, in: Helbig, G. et al. (Hrsg.): Deutsch als Fremdsprache HSK Bd. 19.1, Berlin: de Gruyter, 835-840, 2001
Schmölzer-Eibinger, Sabine; "Textkompetenz und schulisches Lernen in der Zweitsprache“.In: PORTMANN-TSELIKAS, Paul R ./ H.-J. KRUMM (Hg.). Tagungsband zur XIII.Internationalen Tagung der Deutschlehrerinnen und Deutschlehrer (IDT) in Graz, Innsbruck, 2006
Schocker- von Ditfurth, M.; Erfahrungswissen reflektieren und den eigenen Unterricht weiterentwickeln, Modul 1, München: Goethe Institut, 2002
Vários; Fernstudieneinheit, Langenscheidt, 2012
Vários; Zeitschrift Fremsprache Deutsch, Klett, 2012
Vereinte Nationen; 17 Ziele für nachhaltige Entwicklung, 2016

Bibliografia Complementar

Bausch;Christ;Krumm; Handbuch Fremdsprachenunterricht, Francke, 4. Auflage, 2003
Helbig, Gerhard; Götze, Lutz; Henrici, Gert; Krumm, Hans-Jürgen; Deutsch als Fremdsprache. Ein internationales Handbuch. 2. Halbband, Walter de Gruyter, 2001. ISBN: ISBN: 3-11-016940-1
Jung, Lothar; 99 Stichwörter zum Unterricht DaF, Ismaning: Hueber, 2001
Krumm, Hans-Jürgen; Fandrych, Christian; Hufeisen, Britta; Riemer, Claudia (Hrsg.); Deutsch als Fremd- und Zweitsprache. Ein internationales Handbuch. Band 1, de Gruyter Mouton, 2010. ISBN: 978-3-11-020507-7
Krumm, Hans-Jürgen; Fandrych, Christian; Hufeisen, Britta; Riemer, Claudia (Hrsg.); Deutsch als Fremd- und Zweitsprache. Ein internationales Handbuch. Band 2, de Gruyter Mouton, 2010. ISBN: 978-3-11-020508-4
Rösler, Dietmar; Deutsch als Fremdsprache - Eine Einführung, Stuttgart/Weimar: J.B. Metzler, 2012

Observações Bibliográficas

A bibliografia aconselhável será fornecida no decorrer das sessões de trabalho, em função das necessidades dos estudantes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Componentes da avaliação:

Trabalhos de investigação – reflexão / trabalhos de casa / trabalho contínuo com a plataforma Moodle.

Sessão de micro-teaching

Exame escrito

Aulas teórico-práticas; sessões expositivas e discussão de temas relevantes; trabalhos de grupo, trabalho individual, trabalhos de casa; pesquisa na biblioteca e na internet, dá-se grande importância à participação ativa por parte dos alunos nas aulas.

Software

Prezi
Microsoft Office: Word, Power-Point; Frontpage
Plataforma Moodle

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Prova oral 30,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 38,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Aprovação nos diferentes elementos de avaliação.

A presença de 75% das aulas é obrigatória, exceto os casos previstos por lei. 


Estudantes trabalhadores e outros estudantes legalmente dispensados da presença regular nas aulas devem contactar o docente no início do semestre para combinar uma modalidade de avaliação alternativa, sob pena de ficarem excluídos de qualquer avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada de todos os elementos de avaliação:

Trabalhos de investigação – reflexão / trabalhos de casa / trabalho contínuo com a plataforma Moodle: 20%
Sessão de micro-teaching: 30%
Exame escrito: 50%

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o regulamento da FLUP

Trabalho de estágio/projeto


Não apicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Nesta UC, apenas a componente "exame escrito" é passível de melhoria ou de recurso.

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