Código: | MEIEFA007 | Sigla: | DA_II |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Didática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Germanísticos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MEIEFA | 7 | MEIEFA - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
MEPIEFA | 1 | MEPIEFA - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
As aulas de Didática do Alemão dirigem-se a estudantes que irão, num futuro próximo, exercer funções como professores da língua alemã. Assim, é fundamental que os estudantes sejam capazes de (a) participar na organização e estruturação do curso responsabilizando-se pela sua própria aprendizagem e auto-avaliação segundo a aprendizagem autónoma (b) retirar as necessárias informações, em alemão, quer das aulas a que assistem, quer da bibliografia/dos textos de apoio fornecidos ao longo do ano; (c) participar ativamente na resolução de exercícios e tarefas bem como em discussões, diálogos e debates; (d) ampliar continuamente os seus conhecimentos linguísticos relevantes para a sua futura atividade como docente da língua alemã. Para que os estudantes possam contactar com diferentes contextos de ensino, são organizadas visitas de estudo.
Um objetivo fundamental deste semestre centra-se na elaboração de planificações de aulas de alemão. Para isso, são apresentados e debatidos vários modelos teórico-didáticos, servindo como base na planificação de uma aula, relevante, motivadora e bem estruturada. Neste processo de aprendizagem os estudantes adquirem as competências e conhecimentos indispensáveis para a elaboração de planificações, pondo-as em prática através de sessões de micro-teaching.
Para dar continuidade aos objetivos do primeiro semestre, os estudantes devem:
-Adquirir responsabilidade pela própria aprendizagem, avaliando-a e ajustando-a aos objetivos delineados;
-Participar ativamente na resolução de exercícios e tarefas bem como em debates;
-Ampliar os conhecimentos científicos e linguísticos relevantes para o percurso no Mestrado em Ensino e para a futura atividade como docente da língua alemã;
-Ampliar a capacidade de compreensão de certos tipos de textos académicos, orais e escritos em alemão (leitura de artigos científicos da área da didática do alemão);
-Conhecer e aplicar modelos e conceitos para a elaboração de planificações de aulas;
-Pesquisar, selecionar, avaliar e adaptar materiais didáticos;
-Produzir materiais didáticos;
-Desenvolver um espírito crítico.
Teoria:
-Formas elementares de ensinar e aprender e seu recíproco relacionamento;
-Atuais questões e vertentes da metodologia e didática do alemão como língua estrangeira;
-Aspetos culturais dos países de expressão alemã;
-Tipologia de exercícios para o ensino/a prática das diferentes competências;
-A planificação, sua execução e consequente reflexão
Prática:
-Exercícios de planificação de aulas e de unidades didáticas; elaboração de exercícios e atividades para as diferentes fases da aula; uso prático de meios técnicos e informáticos na sala de aula; experimentação prática (micro-teaching).
-Análise das condições concretas do ensino e dos objetivos e conteúdos programáticos, análise de manuais
-Análise de métodos de ensino vários
-Visita de estudo à Escola Secundária “Escola da Ponte” em S. Tomé de Negrelos
-Visitas às aulas dos estagiários nas escolas cooperantes
A bibliografia aconselhável será fornecida no decorrer das sessões de trabalho, em função das necessidades dos estudantes.
Componentes da avaliação:
Trabalhos de investigação – reflexão / trabalhos de casa / trabalho contínuo com a plataforma Moodle.
Sessão de micro-teaching
Exame escrito
Aulas teórico-práticas; sessões expositivas e discussão de temas relevantes; trabalhos de grupo, trabalho individual, trabalhos de casa; pesquisa na biblioteca e na internet, dá-se grande importância à participação ativa por parte dos alunos nas aulas.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 20,00 |
Prova oral | 30,00 |
Teste | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 70,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de investigação | 38,00 |
Total: | 162,00 |
Aprovação nos diferentes elementos de avaliação.
A presença de 75% das aulas é obrigatória, exceto os casos previstos por lei.
Estudantes trabalhadores e outros estudantes legalmente dispensados da presença regular nas aulas devem contactar o docente no início do semestre para combinar uma modalidade de avaliação alternativa, sob pena de ficarem excluídos de qualquer avaliação.
Média ponderada de todos os elementos de avaliação:
Trabalhos de investigação – reflexão / trabalhos de casa / trabalho contínuo com a plataforma Moodle: 20%
Sessão de micro-teaching: 30%
Exame escrito: 50%
De acordo com o regulamento da FLUP
Não apicável
Não aplicável
Nesta UC, apenas a componente "exame escrito" é passível de melhoria ou de recurso.