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Estruturas Culturais e Religiosas

Código: MHP005     Sigla: ECR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página e-learning: https://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Mestrado em História e Património

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MHP 18 MHP - Plano de Estudos 1 - 6 45,5 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-09-13.

Campos alterados: Bibliografia Obrigatória, Palavras Chave, Componentes de Avaliação e Ocupação, Observações, Observações Bibliográficas, Bibliografia Complementar, Obtenção de frequência, Fórmula de cálculo da classificação final, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Resultados de aprendizagem e competências, Objetivos, Programa, Bibliografia Complementar, Bibliografia Obrigatória, Palavras Chave, Componentes de Avaliação e Ocupação, Observações, Observações Bibliográficas, Programa, Obtenção de frequência, Fórmula de cálculo da classificação final, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências

Língua de trabalho

Português
Obs.: É essencial a capacidade de leitura de textos em outras línguas, em particular inglês e/ou castelhano.

Objetivos

No âmbito do mestrado, esta disciplina pretende chamar a atenção dos participantes para uma reflexão sobre as estruturas culturais e religiosas e o modo como são essenciais na definição das estruturas mentais. São uma chave para a compreensão de uma dada sociedade, incluindo o seu património.

Em relação ao esforço comum a todas as unidades curriculares do mestrado de propor, esclarecer e exercitar as etapas da construção de uma investigação em torno do património, numa perpspectiva de história, nesta uc procura-se fornecer reflexões teóricas e informação factual sobre alguns universos culturais e religiosos. 

Resultados de aprendizagem e competências


  • Desenvolver, de forma independente, investigação no âmbito da história cultural.

  • Contribuir de modo original para os estudos histórico-culturais, em diálogo com a historiografia existente.

  • Produzir conhecimento crítico sobre qualquer aspecto da história da cultura.

  • Ser capaz de entender os contextos histórico-culturais do património.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Conceitos, teorias e ideias-chave para o estudo da(s) Cultura(s)

2. Instituições e agentes de cultura

3. Cultura e instituições religiosas

4. Sociabilidades e Identidades Culturais

5. Culturas diaspóricas

Bibliografia Obrigatória

Zygmunt Bauman; La^cultura como praxis. ISBN: 84-493-1184-5

Bibliografia Complementar

AZEVEDO, Carlos M. (dir.) ; - Dicionário de História Religiosa de Portugal, Círculo de Leitores, 2000
BRAGA, Teófilo; O povo português nos seus costumes, crenças e tradições, Public. D. Quixote, 1994
AZEVEDO, Carlos M. (dir.) ; História Religiosa de Portugal, Círculo de Leitores, 2000
Brigola, João; Colecções, gabinetes e museus em Portugal no séc. XVIII , FGC/FCT, 2003
DIAS, Geraldo J. A. Coelho ; Vila das Aves: história da paróquia e sua toponímia, Câmara Municipal de Santo Tirso, 1993
Dicionário histórico das ordens : institutos religiosos e outras formas de vida consagrada católica em Portugal , Gradiva, 2010. ISBN: 978-989-616-378-5
LIMA, José da Silva, ; Etnografia religiosa em Portugal, Círculo de Leitores,, 2002
Nunes, Maria de Fátima, Cunha, N.; Imagens da Ciência em Portugal, Caleidoscópio, 2006. ISBN: 9728801777
Ordens religiosas em Portugal : das origens a Trento : guia histórico. 2ª ed . , Livros Horizonte, 2006. ISBN: 972-24-1433-X
PALOMO, Federico ; A Contra-Reforma em Portugal, 1540-1700., Livros Horizonte, 2006
Portugaliae Monumenta Misericordiarum , , União das Misericórdias Portuguesas, 2007. ISBN: 978-972-98904-5-1

Observações Bibliográficas

Para cada temática será indicada bibliografia específica. 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas seguidas de discussão dos textos obrigatórios indicados para cada grupo de sessões. É essencial a leitura prévia dos textos! Os estudantes devem trazer para as sessões não só esses materiais (em papel ou em formato digital), mas também as suas notas e comentários.


Palavras Chave

Ciências Sociais > Antropologia > Antropologia cultural
Humanidades > História > História da igreja
Ciências Sociais
Humanidades > História > História social
Humanidades > História > História da ciência

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 75,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 85,00
Frequência das aulas 22,00
Trabalho de investigação 53,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Visto que a carga lectiva está concentrada em apenas cinco sessões, é fundamental que os estudantes estejam presentes em todas elas.

Os estudantes que em virtude do seu estatuto e horário de trabalho não possam participar em todas as unidades lectivas, deverão entrar em contacto com o docente, logo no início das aulas, para combinarem trabalho em calendário extraordinário e deverão realizar exercícios vários em substituição das práticas laboratoriais realizadas durante as sessões.


Fórmula de cálculo da classificação final

AO (apresentação oral) = 25% 

TE (trabalho escrito)* = 75%

AO+TE


* O trabalho escrito não deverá exceder as 3000 palavras (excluindo lista final de bibliografia, mas incluindo notas de rodapé).

Melhoria de classificação

De acordo com as normas gerias da FLUP, relativas aos cursos de 2º ciclo.

Observações

As sessões têm uma forte componente prática e de discussão.

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