Código: | LLC088 | Sigla: | LID_20 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Literatura Inglesa |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Anglo-Americanos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LLC | 27 | LLC - Plano Monodisciplinar | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
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LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
O programa centrar-se-á no estudo de cinco dramaturgos cuja obra permite o reconhecimento da diversidade da cena britânica do último meio século, mas também dos fundamentos para a singular consequência (literária e teatral) que esse corpus dramático encontrou à escala global. O estudo dos textos dramáticos será precedido e enquadrado por noções teóricas fundamentais sobre drama e teatro, como também por uma breve perspectivação dos contextos histórico-culturais directamente relevantes.
Familiarizar os estudantes com algumas tendências salientes da produção dramática britânica desde meados do séc.XX.
1. Drama e teatro: do lugar do drama no sistema dos géneros aos desafios da sua actualização cénica. 2. Drama britânico contemporâneo: breve contextualização histórico-cultural. 3. John Osborne, Look Back in Anger (1956): representações da insurreição individual e do desconforto histórico. 4. Samuel Beckett, Waiting for Godot (1955): escassez da linguagem e carência de sentidos -- as vanguardas e a condição humana do pós-guerra 5. Harold Pinter, The Homecoming (1965): dos usos da língua, crónicas do poder e da discórdia. Peter Shaffer: ficções da memória- tudo por um momento de graça. Caryll Churchill: ciclos da impotência e resignação : Three More Sleepless Nights (1980), e opções numa suposta identidade feminina: Top Girls, 1984.
Bibliografia: 1. Fontes primárias John Osborne, Look Back in Anger (London: Faber, 1978) Samuel Beckett, Waiting for Godot (London: Faber, 2006) Harold Pinter, The Homecoming (London: Faber, 1991), Peter Shaffer, Amadeus (London,Penguin Books, Modern Classics, 1985), Caryl Churchill, Churchill: Shorts (London: Nick Hern Books, 1990. 2. Fontes Secundárias* Michael Billington, State of the Nation: British Theatre since 1945 (London: Faber, 2007). Keir Elam, The Semiotics of Theatre and Drama (London: Methuen, 1980). Cristopher Innes, Modern British Drama: The Twentieth Century (Cambridge: C.U.P., 2002). Dominic Shellard, British Theatre since the War (New Haven and London: Yale U.P., 2000). * serão fornecidas indicações bibliográficas adicionais ao longo do semestre.
Aulas teóricas, com explanação das matérias teóricas e históricas, aulas práticas, com análise, comentário e discussão dos textos e outras obras incluídas no programa, e aulas tutoriais. A participação activa dos alunos é considerada indispensável ao bom funcionamento das aulas.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 75,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de investigação | 33,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previsto por lei.
Relatório de leitura ou trabalhos de investigação - 30%; exame - 70%. No espaço das aulas de orientação tutorial, os alunos terão de apresentar diversos trabalhos, entre os quais: pequenos ensaios escritos; relatórios de leitura; e apresentações orais. A classificação será feita aplicando a escala de 0 a 20.
Não aplicável.
Não aplicável.
Para além do exame final, poderá haver melhoria de classificação nos trabalhos escritos com classificação de 8 ou mais valores.
Esta unidade curricular será exclusivamente leccionada em inglês. Todos os restantes trabalhos dos estudantes destinados à avaliação serão também escritos em língua inglesa.
Será permitido recurso a trabalhos escritos com classificação de 8 ou mais valores.