Código: | LLC012 | Sigla: | BAGR_I |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Linguistica - Inglês |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Anglo-Americanos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LLC | 98 | LLC - Plano Monodisciplinar | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) | 1 | - | 6 | 52 | 162 | ||
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
O objetivo do curso é dar aos alunos:
(1) um melhor conhecimento da terminologia gramatical num nível base;
(2) um conhecimento das classes de palavras, e a capacidade de distinguir entre elas: as classes fechadas – os pronomes, os determinantes, os verbos auxiliares e modais, as preposições e as conjunções; as classes abertas – os nomes, os verbos lexicais, os adjectivos e os advérbios;
(3) um conhecimento da distinção gramatical entre palavra, sintagma, oração e frase;
(4) a capacidade de compreender a distinção entre uma frase simples e complexa;
(5) um conhecimento dos cinco componentes chaves de uma oraçã - sujeito, verbo, objecto, complemento e adverbial.
(6) A capacidade de usar esse conhecimento todo para reestruturar frases e desenvolver a competência linguística na escrita e oralidade.
(7) um melhor conhecimento das áreas de inglês que apresentam problemas específicos para os falantes nativos de português.
No final deste curso espera-se que o aluno deve:
(1) ter um melhor conhecimento da terminologia gramatical num nível base;
(2) Ser capaz de apreciar a importância de uma boa ortografia e pontuação;
(3) ter um conhecimento das classes de palavras, e ser capaz de distinguir entre elas: as classes fechadas – os pronomes, os determinantes, os verbos auxiliares e modais, as preposições e as conjunções; as classes abertas – os nomes, os verbos lexicais, os adjectivos e os advérbios.
(4) Ter um conhecimento da distinção gramatical entre palavra, sintagma, oração e frase;
(5) Ser capaz a compreender a distinção entre uma frase simples e complexa
(6) Saber os cinco elementos chaves de uma oração; sujeito, verbo, objecto, complemento e adverbial;
(7) Ser capaz de compreender a distinção entre os verbos transitivos, intransitivos e copulares;
(8) Reconhecer a forma e as funções dos sintagmas nominais, e compreender a gramática das orações relativas.
(9) Compreender a distinção entre os verbos finitos e não-finitos.
(10)Ser capaz de aplicar todo esse conhecimento gramatical na produção de discurso de modo a melhorar o alcance e precisão do seu inglês escrito.
Os conteúdos programáticos são em grande parte definidos pela utilização de um texto de apoio produzido pelo professor de BAGR_I.
As principais áreas abordadas são:
(1) Introdução: objectivos do curso. Porquê estudar a gramática? Terminologia essencial;
(2) Classes de palavras (abertas e fechadas);
(3) Classes dos nomes e nomes contáveis e não contaveis;
(4) Os pronomes;
(5) O sintagma nominal:
(i) Pre-modificação (determinantes, adjectivos, particípios, nomes)
(ii) Pos-modificação (orações relativas, orações não finitas);
(6) Outros tipos de sintagmas (preposicionais, adjectivais, adverbiais, verbais);
(7) Os elementos de uma oração: sujeito, verbo, objecto, complemento, adverbial;
(8) A frase simples;
(9) A frase complexa;
(10) As orações adverbiais (finitas e não finitas);
(11) As conjunções e dispositivos de coesão
(1) Exposição oral dentro da aula
(2) Exercícios escritos realizados durante as aulas e para trabalho de casa, frequentemente de ordem indutivos
(3) [Consoante o tamanho da turma] Sessões de trabalho em grupos mais pequenos visando a preparação de actividade para os demais alunos e treino da gramática; exercícios indutivos como, por exemplo, a comparação de frases; o preenchimento de espaços; a reescrita de frases; jogos de gramática;
(4) Um texto de apoio, com explicações sobre os conteúdos do curso e exercícios adequados
(5) Revisão da matéria antes dos testes
(6) Dois exames escritos
Designação | Peso (%) |
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Exame | 60,00 |
Participação presencial | 0,00 |
Teste | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 82,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de investigação | 26,00 |
Total: | 162,00 |
Os alunos devem frequentar 75% das aulas, existindo exceções de acordo com os regulamentos da FLUP. Os trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar aulas.
Um teste realizado em Novembro (40%) e um exame final em Janeiro – (60%)
N/A
N/A
Na época de recurso o valor do exame corresponde a 100% do total. Este exame pode ser feito por qualquer aluno para melhorar a nota original.
A lingua de instrução é inglês