Geomorfologia
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Compreender a evolução do sistema terrestre;
Compreender as dinâmicas naturais do sistema terrestre, nomeadamente no que concerne aos sistemas e processos geológicos, tectónicos, geomorfológicos, hidrológicos e climáticos;
Desenvolver a noção de evolução geomorfológica;
Perceber a importância do conhecimento da dinâmica natural do território de forma a compreender os mecanismos dos processos geomorfológicos;
Conhecer as diversas formas do relevo e o seu enquadramento geomorfológico;
Conhecer e perceber a interacção Homem/meio;
Adquirir linguagem técnica/cientifica nas áreas das Ciências da terra;
Adquirir noções básicas e conceitos de Geomorfologia de modo a compreender os processos geomorfológicos que actuam sobre o território;
Identificar os processos geomorfológicos e os factores que lhe estão associados;
Interpretar o papel e a articulação dos factores de ordem natural e de ordem antrópica na dinâmica do meio físico;
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos da unidade curricular estão estruturados de forma a que os alunos adquiram conhecimentos e noções básicas de geomofologia, cujo grau de complexidade aumentará, de forma gradual, ao longo da unidade curricular. Pretende-se que no final da unidade curricular, tendo em conta os objectivos e conteúdos programáticos definidos, os alunos sejam capazes de interpretar as formas de relevo e os processos/factores geomorfológicos naturais ou antrópicos responsáveis pela sua génese. Os alunos devem também usar de forma correcta, a linguagem geomorfológica, técnica e científica, para descrever as diversas feições geomorfológicas e a sua morfogénese. A saída de campo será o momento de ensino/aprendizagem em que se concretizará o processo de identificação dos conceitos teórico metodológicos com a leitura da génese e evolução das formas do relevo em grande parte da matéria lecionada.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Como pré-requisitos importantes para a unidade curricular são referidos os temas das unidades curriculares de Introdução às Ciências da Terra e Cartografia.
Programa
1 - O sistema terrestre.1.1 Conceito de sistema
1.2 Funcionamento sistémico
2 - A geodinâmica interna2.1 Geologia
2.2 Tectónica
3 - A geodinâmica externa3.1 Conceitos geomorfológicos de base
3.2 A dinâmica das vertentes
3.3 A dinâmica fluvial
3.4 A dinâmica eólica
4 - Os processos morfogenéticos: interacção dos diversos factores/agentes4.1 A complexidade dos sistemas naturais
4.2 Diversidade de agentes intervenientes
4.3 A multi-conjungação dos diversos factores
5 - A dinâmica do território e a actuação antrópica5.1 O homem como factor
5.2 O homem como agente
5.3 Da passividade á intervenção antrópica
5.4 O homem como “gestor” do território.
Bibliografia Obrigatória
Elorza, Mateo Gutierrez; Geomorfología, Pearson Educación, SA (Madrid), 2008. ISBN: 978-84-8322-389-5
Tricart, Jean;
Précis de géomorphologie
Coque, Roger; Geomorfología, Alianza Universidad Textos, 1987. ISBN: 84-206-8079-6
Antonio Christofoletti ; Geomorfologia
Bibliografia Complementar
Elorza, Mateo Gutierrez; Geomorphology, CRC Press, 2012. ISBN: 0415595339
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Serão feitas apresentações teóricas expositivas intervaladas com sessões práticas destinadas à realização de exercícios práticos. Os exercícios práticos serão acompanhados ao longo das sessões de contacto com os estudantes permitindo que o conjunto de conhecimentos e técnicas sejam adquiridos recorrendo a um processo de aprendizagem pela execussão prática de atividades.
Uma saída de campo com o objectivo de interpretar e compreender o relevo e os processos geomorfológicos que nele se desenrolam, associando-os com a dinâmica natural do território e influência da atividade antrópica. Desta forma pretende-se fazer a transferência de conhecimentos teóricos em sala de aula com a leitura das dinâmicas naturais sobre o terreno.
A avaliação consistirá num exame final e nos trabalhos realizados ao longo do semestre, durante as aulas práticas.
Software
Google Earth
Plataforma Moodle de e-learning
Microsoft Powerpoint
Adobe Acrobat
ArcMap
Palavras Chave
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ciências da terra > Geografia física
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
60,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
96,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Trabalho de campo |
10,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Pesença a 75% das aulas previstas
Fórmula de cálculo da classificação final
Componente teórica corresponde a 60% da avaliação total. Componente prática corresponde a 40% da avaliação total.
Classificação final superior a 9,5 valores, em cada uma das componentes da avaliação.
Provas e trabalhos especiais
Devido ao caráter de base da unidade curricular este tipo de provas e trabalhos não se aplica.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas de avaliação da FLUP.
Melhoria de classificação
De uma forma geral são apresentados ao estudante os problemas que revelou necessitar revisão e procede-se à realização de um novo exame final.