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Cultura Norte-Americana - Identidade(s) e História

Código: LLC024     Sigla: CNAIH

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Norte - Americanos

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 20 LLC - Plano Monodisciplinar 1 - 6 52 162
3
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) 3 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Este programa tem como objectivo reflectir sobre mitos, ocorrências e momentos representativos da cultura e da história americana no sentido de levar os alunos a perceber a pertinência de falarmos de identidade(s) no contexto dos Estados Unidos da América.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão adquirir competências que lhes possibilitem perspectivar diferentes noções que lhes permitam questionar ocorrências do domínio da história, da cultura e do pensamento político americanos.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Para conduzir os alunos a uma reflexão e a uma questionação sobre aspectos centrais e inerentes à pluralidade cultural e histórica americana serão feitas referências ao romance Adventures of Huckleberry Finn. Partindo desta obra de Mark Twain dispensar-se-á particular atenção a alguns mitos e temas da cultura americana que permitirão melhor compreender algumas vivências e ocorrências históricas, bem como a construção de identidade(s) no contexto dos Estados Unidos. Assim acentuar-se-á os seguintes aspectos que conduzirão a questionações em torno de temas da cultura americana: a invenção da “América”e os momentos mais significativos da sua  reatualização enquanto mito; o tema da viagem (americana e na América); a visão utópica; a visão pastoril e o Adão Americano; outros mitos e conceções que se projetaram e projetam na história e nas manifestações da cultura dos Estados Unidos; Emerson e o individualismo americano; a dominância ideológica de Nova Inglaterra e a sua ação para o espirito nacional; O Sul como “Outra Terra” e a Guerra Civil; O Novo estado-nação moderno e industrial;  O Sul e a afirmação (perdida?) da sua identidade; A visibilidade da comunidade negra e de outras comunidades minoritárias e/ou de margem.

Bibliografia Obrigatória

Avelar, Mário; O Nascimento de uma Nação: nas origens da literatura americana. Edições Cosmos, 2008
Bercovitch, Sacvan; The Puritan Origins of the American Self. Yale University Press, 1975
Bigsby, Christopher (ed.); The Cambridge Companion to Modern American Culture. Cambridge: Cambridge University Press, 2006
Bradley, Sculley et al. (eds.); Samuel Langhorne Clemens: Adventures of Huckleberry Finn. New York: W. W. Norton & Company, 1997
Conkin, Paul K. ; The Southern Agrarians. Knoxville: The University of Tennessee Press, 1988
Gray, Richard.; Writing the South: Ideas of an American Region. Cambridge University Press, 1989
Rubin, Jr., Louis D.; “Introduction”, I’ll Take My Stand: The South and the Agrarian Tradition. John Crowe Ransom et al. Baton Rouge: Louisiana State UP, 1997

Observações Bibliográficas

Ao longo do curso serão aconselhados textos para consulta ou até mesmo para trabalho em sala de aula.
Toda a bibiografia aqui registada consta no catálogo da Biblioteca da FLUP.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas + aulas práticas + tutoriais

Palavras Chave

Ciências Sociais > Estudos culturais > Estudos americanos > Estudos norte-americanos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 72,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 36,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste 50% (em data a combinar com os estudantes no início do semestre)
Exame final 50%

Média das componentes de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

n/a

Avaliação especial (TE, DA, ...)

n/a

Melhoria de classificação

Somente o exame final é passível de RECURSO ou MELHORIA de NOTA e dentro do quadro legal criado pelo Regulamento de Avaliação em vigor.

Observações

1- O/A estudante será avaliado por um teste e por exame final, tendo cada prova o peso de 50% para a nota final.

2- Para obter aprovação de acordo com uma média ponderada a classificação do exame final não pode ser inferior a 7,5 valores.
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