Código: | LTEC01 | Sigla: | LTEC |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
CNAEF | Humanidades |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Anglo-Americanos |
Curso/CE Responsável: | Literatura e Teatralidade: Estudos multiculturais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
CL_LTEC | 0 | Plano Oficial em Vigor | 1 | - | 25 | 25 |
- Investigar a possibilidade de se encontrar uma teatralidade nos escritos destes autores e, ao buscar dinamizá-las, procurar entender seus atores e autores sobre diferentes pontos de vista.
- Encontrar nestes autores olhares utópicos (ou distópicos) escondidos em suas alegorias e, ao trazê-las à dinâmica, refletir sobre o alcance destas utopias.
- Problematizar a busca de novas linguagens – ou multilinguagens – que possam apontar com precisão os novos problemas colocados a partir da globalização e das novas correntes humanas.
- Investigar as multiculturalidades e seus discursos na realidade, não apenas os discursos escritos, mas os discursos da dinâmica, do movimento, sejam do sujeito ou de um grupo ou de uma comunidade. O que, de fato, estão a procurar?
- Reconhecer a teatralização efetuada por outras linguagens como uma ferramenta importante para a reflexão sobre as dinâmicas sociais e individuais.
- Identificar nestes autores (Kafka, Lispector e Tavares, e outros que surjam) os elementos de teatralidade inseridos em sua escrita e suas funções.
- Poder refletir sobre a multiculturalidade como elemento positivo e enriquecedor. A permeabilidade entre culturas, assim como entre as linguagens, como eixo central de onde se deve observar e analisar as novas dinâmicas sociais.
- Conhecer os elementos básicos do teatro e como eles funcionam, a nível individual, interativo e grupal, e saber identificar a teatralidade em outros ambientes culturais.
- Saber, ainda que basicamente, como se constrói pequenos exercícios teatrais, tendo como objetivo refletir sobre situações a partir de diferentes pontos de vista, sejam eles individuais ou culturais.
- Aprofundar o contato com estes importantes autores e suas ricas possibilidades.
- Princípios básicos para a teatralidade.
- A teatralidade no teatro. Elementos característicos.
- O discurso teatral. A escrita teatral. A escrita cênica.
- O discurso do ator, do encenador e do espectador/leitor.
- Análise de textos ficcionais onde o elemento teatral é estruturante para a própria linguagem da escrita.
- Relação entre o texto ficcional teatral e a dramaturgia.
- Leitura conjunta de textos de Kafka, Lispector e Tavares. Abre-se a possibilidade de se acolher alguma outra sugestão, mas os três autores escolhidos possuem teatralidades distintas e por isso podem ser bem representativos da relação entre ficção literária e teatro.
- Levantamento dos pontos onde a teatralidade assume caráter de alicerce para o desenvolvimento da escrita.
- Possibilidades de dinamização (encenação) de trechos exemplares deste processo nas obras destes autores.
- Análise das descobertas realizadas a partir das encenações. Que novos significados? Que vozes não escritas são ouvidas quando os personagens se movem e gesticulam?
- Proposta de ensaiar um pequeno trecho de algum texto escolhido para apresentação, com todos a trabalhar como atores/pesquisadores em cena.
- Preparação de uma reflexão com o público sobre o que foi apresentado, um relato da trajetória do curso e partilha de seus resultados a fim de estabelecer um diálogo, onde o caráter desigual dos participantes seja também um espelho da multiculturalidade sobre a qual o curso se proporá debruçar ao longo de seus 12 encontros.
Toda a estrutura do curso está planeada para que a reflexão teórica seja acompanhada por uma reflexão dinamizada, onde as duas vertentes tenham a função de retroalimentação das contribuições que cada uma aporta. O resultado deste estudo deverá ser uma pequena apresentação cênica, bastante simples, mas que seja o estopim para uma mesa de debates posterior onde estes pontos sejam demonstrados e refletidos com a audiência, em forma de debate vivo, e para tal objetivo é inevitável que aqueles que façam o trajeto até o seu final estejam imbuídos desta experiência do conhecimento que o curso propõe.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Frequência das aulas | 25,00 |
Total: | 25,00 |
75% de presenças
Não se aplica.