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Literatura e Teatralidade: Estudos multiculturais

Código: LTEC01     Sigla: LTEC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Humanidades

Ocorrência: 2019/2020 - SP (de 11-11-2019 a 22-11-2019)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Literatura e Teatralidade: Estudos multiculturais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL_LTEC 0 Plano Oficial em Vigor 1 - 25 25

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Investigar a possibilidade de se encontrar uma teatralidade nos escritos destes autores e, ao buscar dinamizá-las, procurar entender seus atores e autores sobre diferentes pontos de vista.
- Encontrar nestes autores olhares utópicos (ou distópicos) escondidos em suas alegorias e, ao trazê-las à dinâmica, refletir sobre o alcance destas utopias.
- Problematizar a busca de novas linguagens – ou multilinguagens – que possam apontar com precisão os novos problemas colocados a partir da globalização e das novas correntes humanas.
- Investigar as multiculturalidades e seus discursos na realidade, não apenas os discursos escritos, mas os discursos da dinâmica, do movimento, sejam do sujeito ou de um grupo ou de uma comunidade. O que, de fato, estão a procurar?

Resultados de aprendizagem e competências

- Reconhecer a teatralização efetuada por outras linguagens como uma ferramenta importante para a reflexão sobre as dinâmicas sociais e individuais.
- Identificar nestes autores (Kafka, Lispector e Tavares, e outros que surjam) os elementos de teatralidade inseridos em sua escrita e suas funções.
- Poder refletir sobre a multiculturalidade como elemento positivo e enriquecedor. A permeabilidade entre culturas, assim como entre as linguagens, como eixo central de onde se deve observar e analisar as novas dinâmicas sociais.
- Conhecer os elementos básicos do teatro e como eles funcionam, a nível individual, interativo e grupal, e saber identificar a teatralidade em outros ambientes culturais.
- Saber, ainda que basicamente, como se constrói pequenos exercícios teatrais, tendo como objetivo refletir sobre situações a partir de diferentes pontos de vista, sejam eles individuais ou culturais.
- Aprofundar o contato com estes importantes autores e suas ricas possibilidades.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Princípios básicos para a teatralidade.
- A teatralidade no teatro. Elementos característicos.
- O discurso teatral. A escrita teatral. A escrita cênica.
- O discurso do ator, do encenador e do espectador/leitor.
- Análise de textos ficcionais onde o elemento teatral é estruturante para a própria linguagem da escrita.
- Relação entre o texto ficcional teatral e a dramaturgia.
- Leitura conjunta de textos de Kafka, Lispector e Tavares. Abre-se a possibilidade de se acolher alguma outra sugestão, mas os três autores escolhidos possuem teatralidades distintas e por isso podem ser bem representativos da relação entre ficção literária e teatro.
- Levantamento dos pontos onde a teatralidade assume caráter de alicerce para o desenvolvimento da escrita.
- Possibilidades de dinamização (encenação) de trechos exemplares deste processo nas obras destes autores.
- Análise das descobertas realizadas a partir das encenações. Que novos significados? Que vozes não escritas são ouvidas quando os personagens se movem e gesticulam?
- Proposta de ensaiar um pequeno trecho de algum texto escolhido para apresentação, com todos a trabalhar como atores/pesquisadores em cena.
- Preparação de uma reflexão com o público sobre o que foi apresentado, um relato da trajetória do curso e partilha de seus resultados a fim de estabelecer um diálogo, onde o caráter desigual dos participantes seja também um espelho da multiculturalidade sobre a qual o curso se proporá debruçar ao longo de seus 12 encontros.

Bibliografia Obrigatória

KAFKA, Franz; O Processo, São Paulo: Companhia das Letras, 1997
-; Na Colônia Penal, São Paulo: Comapnhia das Letras, 2006
LISPECTOR, Clarice; A hora da estrela, Lisboa: ed. Relogio dagua, 2012
TAVARES, Gonçalo; A Máquina de Joseph Walser, São Paulo: ed. Martins Fontes
BRECHT, Bertolt; Teatro dialético, Rio de Janeiro: ed. Civilização brasileira, 1967
CARLSON, Marvin; Teorias do teatro, São Paulo: editora UNESP, 1995
LEHMANN, Hans-Thies; Teatro pós-dramático, São Paulo: Cosacnaify, 2007
PAVIS, Patrice (org); The intercultural performance reader, Londres: ed. Routledge, 1996

Bibliografia Complementar

BAUMAN, Zygmunt; Tempos Líquidos, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007
BHARUCHA, Rustom; Thinking through theatre in an age of globalization, Londres: Wesleyan University press, 2000
KAFKA, Franz; A Metamorfose, São Paulo: Companhia das Letras, 2006
LISPECTOS, Clarice; A Via Crucis do Corpo, Rio de Janeiro: ed. Rocco, 1984
RIBEIRO, Almir; Gordon Craig, a pedagogia do Übermarionette, São Paulo: Giostri, 2016
FOUCAULT, Michel; Vigiar e Punir, Petrópolis: Vozes, 1983
TAVARES, Gonçalo M. ; Atlas do Corpo e da Imaginação, Alfragide: editorial Caminho, 2013
-; Sobre a utopia, alguns apontamentos, Revista Público , 2016 (www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/sobre-a-utopia-alguns-apontamentos-1719338)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Toda a estrutura do curso está planeada para que a reflexão teórica seja acompanhada por uma reflexão dinamizada, onde as duas vertentes tenham a função de retroalimentação das contribuições que cada uma aporta. O resultado deste estudo deverá ser uma pequena apresentação cênica, bastante simples, mas que seja o estopim para uma mesa de debates posterior onde estes pontos sejam demonstrados e refletidos com a audiência, em forma de debate vivo, e para tal objetivo é inevitável que aqueles que façam o trajeto até o seu final estejam imbuídos desta experiência do conhecimento que o curso propõe.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 25,00
Total: 25,00

Obtenção de frequência

75% de presenças

Fórmula de cálculo da classificação final

Não se aplica.

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