| Código: | CC038 | Sigla: | PSICOM |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências da Comunicação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Comunicação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CC | 27 | CC - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 46 | 162 |
- Desenvolvimento da capacidade de análise dos efeitos que os media, com a sua vertente verbal e / ou não verbal, causam no plano intrapessoal, interpessoal, grupal e social. - Investigação de diversas técnicas de persuasão, como a publicidade, propaganda e guerra psicológica, salientando a dimensão estratégica da comunicação. - Fomento da aplicação da Psicossociologia ao estudo dos emissores e receptores das mensagens transmitidas pelos media. - Reflexão, em termos psicossociológicos, sobre os aspectos positivos e negativos ligados aos media, com vista à formação de emissores e receptores conscientes do poder da comunicação social.
-Análise psicossociológica dos efeitos dos media
-Investigação psicoossociológica dos emissores e receptores das mensagens dos media
I – QUESTÕES METODOLÓGICAS II – NOÇÕES DE PSICOSSOCIOLOGIA III – ÂMBITO E OBJECTIVO DA COMUNICAÇÃO a) Comunicação verbal b) Comunicação não verbal IV – PERCEPÇÃO a) Elementos psicofisiológicos V – EFEITOS PSICOSSOCIOLÓGICOS DA COMUNICAÇÃO a) Relações media - indivíduo – sociedade b) Psicossociologia do Ciberespaço c) Media – construção social da realidade d) Música VI – FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA a) Papel dos media b) Importância dos líderes de opinião / referentes sociais VII – COMUNICAÇÃO NO GRUPO a) Função de liderança VIII – PERSUASÃO a) Propaganda b) Publicidade c) Manipulação subliminar IX – MEDIA E DEFESA / SEGURANÇA NACIONAL a) Guerra psicossociológica X – DINÂMICA DE GRUPOS a) Pequenos grupos b) Grandes grupos XI – EDUCAR PARA UMA COMUNICAÇÃO GLOBAL a) Educação para os media
Vamos conjugar métodos verbais (dizer), intuitivos (mostrar) e activos (fazer). Sublinhamos que desejamos ter, tanto quanto possível, aulas interactivas.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 40,00 |
| Participação presencial | 25,00 |
| Trabalho escrito | 35,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 55,00 |
| Total: | 55,00 |
De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura): artigo 11º, nº 2 / 3 / 4
Participação oral - 25 % Trabalho - 35 % Exame final - 40 % *
De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)
Todos os estudantes que reúnam condições para prestar provas na época especial de conclusão do ciclo de estudos (Setembro) deverão realizar:
-trabalho de investigação*
-Exame Escrito.
De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)*
De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)*
Componente de avaliação susceptível de recurso e de melhoria de classificação: Exame Escrito *
*Devido à situação da COVID-19, a avaliação dos estudantes da unidade curricular de Psicossociologia da Comunicação passa obrigatoriamente e totalmente pelo trabalho de investigação, em desenvolvimento desde o início do presente semestre lectivo. Para o efeito, dentro do prazo devidamente estipulado (28 de Fevereiro de 2020), os estudantes formaram grupos de investigação.
Todos os alunos, incluindo os trabalhadores-estudantes, os repetentes, os estudantes que pretendam realizar melhoria de classificação, tendo sido aprovados no(s) ano(s) lectivo(s) anterior(es), e os estudantes que reúnam condições para prestar provas na época especial de conclusão do ciclo de estudos (Setembro), devem obrigatoriamente realizar o referido trabalho de investigação. Este tem o seguinte tema: Redes Sociais - Indivíduos e Grupos
A data-limite para a entrega do trabalho, ao docente de Psicossociologia da Comunicação, por email (jmarinho@letras.up.pt), passa para o dia 22 de Maio de 2020.
Este elemento de avaliação não é susceptível de recurso nem de melhoria classificação.