Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CC038

Psicossociologia da Comunicação

Código: CC038     Sigla: PSICOM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CC 27 CC - Plano de Estudos 2 - 6 46 162

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

- Desenvolvimento da capacidade de análise dos efeitos que os media, com a sua vertente verbal e / ou não verbal, causam no plano intrapessoal, interpessoal, grupal e social. - Investigação de diversas técnicas de persuasão, como a publicidade, propaganda e guerra psicológica, salientando a dimensão estratégica da comunicação. - Fomento da aplicação da Psicossociologia ao estudo dos emissores e receptores das mensagens transmitidas pelos media. - Reflexão, em termos psicossociológicos, sobre os aspectos positivos e negativos ligados aos media, com vista à formação de emissores e receptores conscientes do poder da comunicação social.

Resultados de aprendizagem e competências

-Análise psicossociológica dos efeitos dos media

-Investigação psicoossociológica dos emissores e receptores das mensagens dos media

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I – QUESTÕES METODOLÓGICAS II – NOÇÕES DE PSICOSSOCIOLOGIA III – ÂMBITO E OBJECTIVO DA COMUNICAÇÃO a) Comunicação verbal b) Comunicação não verbal IV – PERCEPÇÃO a) Elementos psicofisiológicos V – EFEITOS PSICOSSOCIOLÓGICOS DA COMUNICAÇÃO a) Relações media - indivíduo – sociedade b) Psicossociologia do Ciberespaço c) Media – construção social da realidade d) Música VI – FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA a) Papel dos media b) Importância dos líderes de opinião / referentes sociais VII – COMUNICAÇÃO NO GRUPO a) Função de liderança VIII – PERSUASÃO a) Propaganda b) Publicidade c) Manipulação subliminar IX – MEDIA E DEFESA / SEGURANÇA NACIONAL a) Guerra psicossociológica X – DINÂMICA DE GRUPOS a) Pequenos grupos b) Grandes grupos XI – EDUCAR PARA UMA COMUNICAÇÃO GLOBAL a) Educação para os media

Bibliografia Obrigatória

ARGYLE, Michael, COOK, Mark; GAZE AND MUTUAL GAZE, CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS, 1976
ASCH, Solomon E.; Social Psychology, Oxford University Press, 1987
BUCETA FACORRO, L.; FUNDAMENTOS PSICOSOCIALES DE LA INFORMACIÓN , CENTRO DE ESTUDIOS RAMON ARECES, 1992
CLAUSEWITZ, Carl von; DA GUERRA, PUBLICAÇÕES EUROPA- AMÉRICA, 1982
LAMPREIA, Martins J.; TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO – PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES PÚBLICAS, Publicações Europa-América, 1991
MARINHO, Jorge; «Analysing American Journalism: 21st Century Challenges», in http://www.marinho-mediaanalysis.org/2014/02/analysing-american-journalism-21st_10.html, 2014. ISBN: ISSN 2183-444X
MARINHO, Jorge; «Media / Social Psychological Warfare: High-Precision Targeting», in http://www.marinho-mediaanalysis.org/2015/05/media-social-psychological-warfare-high.html, 2015. ISBN: ISSN 2183-444X
MARINHO, Jorge, RAMOS, Inês, GOMES, Luísa; , «Music: Meanings, Uses and Effects», in http://www.marinho-mediaanalysis.org/2014/12/music-meanings-uses-and-effects.html, 2014. ISBN: ISSN 2183-444X
SCHAFF, Adam; A SOCIEDADE INFORMÁTICA. AS CONSEQÜENCIAS SOCIAIS DA SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, Editora Brasiliense, 1990

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Vamos conjugar métodos verbais (dizer), intuitivos (mostrar) e activos (fazer). Sublinhamos que desejamos ter, tanto quanto possível, aulas interactivas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Participação presencial 25,00
Trabalho escrito 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 55,00
Total: 55,00

Obtenção de frequência

De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura): artigo 11º, nº 2 / 3 / 4

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação oral - 25 % Trabalho - 35 % Exame final - 40 % *

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)

Todos os estudantes que reúnam condições para prestar provas na época especial de conclusão do ciclo de estudos (Setembro) deverão realizar:

-trabalho de investigação*

-Exame Escrito.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)*

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)*
Componente de avaliação susceptível de recurso e de melhoria de classificação: Exame Escrito *

Observações

*Devido à situação da COVID-19, a avaliação dos estudantes da unidade curricular de Psicossociologia da Comunicação passa obrigatoriamente e totalmente pelo trabalho de investigação, em desenvolvimento desde o início do presente semestre lectivo.  Para o efeito, dentro do prazo devidamente estipulado (28 de Fevereiro de 2020), os estudantes formaram grupos de investigação. 
Todos os alunos, incluindo os trabalhadores-estudantes, os repetentes, os estudantes que pretendam realizar melhoria de classificação, tendo sido aprovados no(s) ano(s) lectivo(s) anterior(es), e os estudantes que reúnam condições para prestar provas na época especial de conclusão do ciclo de estudos (Setembro), devem obrigatoriamente realizar o referido trabalho de investigação. Este tem o seguinte tema: Redes Sociais - Indivíduos e Grupos
A data-limite para a entrega do trabalho,  ao docente de Psicossociologia da Comunicação, por email (jmarinho@letras.up.pt), passa para o dia 22 de Maio de 2020.
Este elemento de avaliação não é susceptível de recurso nem de melhoria classificação.



 



Recomendar Página Voltar ao Topo