Conservação Preventiva
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
ARQU |
11 |
ARQU - Plano de Estudos |
2 |
- |
6 |
52 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Promover a reflexão e a prática, integradas e interdisciplinares, de previsão, análise e gestão de riscos para o património arqueológico, com vista à sua preservação.
Equipar os estudantes com ferramentas metodológicas de trabalho que lhes permitam pesquisar sobre o tema, definir e implementar planos de ação e sustentar decisões.
Resultados de aprendizagem e competências
No final, espera-se que os estudantes sejam capazes de:
1. Definir corretamente conceitos relacionados com a intervenção no património e enunciar os seus objetivos e vias de atuação específicas, sublinhando a importância da via da prevenção do dano;
2. Descrever e explicar os processos de alteração dos materiais de suporte ao património arqueológico, identificando os agentes responsáveis, em função das suas especificidades;
3. Interpretar evidências de alteração e investigar a sua origem;
4. Organizar e implementar um plano de ação de caráter preventivo, bem como estimar os seus resultados.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
1. Introdução
1.1. Património e conservação
1.1.1. Conceitos: Génese e evolução
1.1.2. Ferramentas de gestão e preservação. O direito (inter)nacional
2. Materiais e contextos arqueológicos
2.1. Vulnerabilidades/resistências
2.2. Alteração. Agentes, mecanismos de interação e evidências
3. Âmbito e metodologias de intervenção
3.1. In situ
3.1.1. Metodologias de levantamento e recolha
3.1.2. Acondicionamento e transporte
3.2. Em laboratório
3.2.1. Manuseamento
3.2.2. Limpeza
3.2.3. Estabilização/Fixação
3.2.4. Marcação
3.2.5. Proteção
3.3. Em reserva e exposição
3.3.1. Acondicionamento
3.3.2. Gestão ambiental
Bibliografia Obrigatória
PEARSON, C.; The Conservation Of Marine Archaeological Objects, Butterworths, 1987. ISBN: 0-408-10668-9
WATKINSON, D.; First Aid for Finds, Rescue/UKIC, 1987. ISBN: 0903789132
LANG, J. & MIDDLETON, A.; Radiography of Cultural Material, Butterworth-Heinemann, 1997. ISBN: 0-7506-2621-6
ODEGAARD, N.; Material Characterization Tests for Objects of Art and Archaeology, Archetype, 2005. ISBN: 1-904982-09-3
CRONYN, J. M.; The Elements of Archaeological Conservation, Routledge, 1992. ISBN: 0-415-01207-4
RODGERS, B.A.; The Archaeologist’s Manual for Conservation: A Guide to Non-Toxic, Minimal Intervention Artifact Stablization, Kluwer Academic/Plenum Publishers, 2004. ISBN: 0-306-48466-8
STOLOW, N.; Conservation and Exhibitions, Butterworths, 1987. ISBN: 0-408-01434-2
THOMSON, G.; The Museum Environment, Butterworth-Heinemann, 1994. ISBN: 0-7506-2041-2
Pye, E.; Caring for the Past. Issues in Conservation for Archaeology and Museums, James and James, 2001. ISBN: 1-902916-10-7
MUSEUMS & GALLERIES COMMISSION ; Standards in the Museum Care of Archaeological Collections, MGC, 1992. ISBN: 0-948630-15-9
PEARSON, C.; Rock Art and Posterity: Conserving, Managing and Recording Rock Art, Australian Rock Art Research Publication, 1991. ISBN: 0-646-03751-x
Observações Bibliográficas
Durante o semestre, serão facultadas referências específicas relativas aos diferentes tópicos do programa e ao desenvolvimento da investigação temática.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas, práticas laboratoriais e orientações tutoriais. Recurso a estratégias de ensino/aprendizagem ativas, como a atividades de campo, simulação/experimentação laboratorial, visitas de estudo e a apresentação/discussão/formação com base em cenários imaginados, em problemas do mundo real e em estudo de casos. Desenvolvimento de trabalhos de caráter individual e de grupo.
Software
Microsoft Office
Palavras Chave
Humanidades > Artes > Belas artes > Conservação de obras de arte
Humanidades > História > Arqueologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
Teste |
15,00 |
Trabalho de campo |
12,50 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
12,50 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Estudo autónomo |
40,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de campo |
10,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
18,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Os alunos deverão garantir uma frequência de 75%, exceto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
Consideram-se e ponderam-se os seguintes elementos de avaliação:
- Teste escrito, individual (15%);
- Relatórios de trabalho de campo e laboratorial, de grupo (somatório 25%);
- Investigação temática e elaboração de trabalho escrito, de grupo (30%);
- Apresentação oral e discussão da temática desenvolvida em grupo (30%).
Provas e trabalhos especiais
Os alunos dispensados da frequência e que não a tenham obtido deverão:
- Proceder, autonomamente, a atividades que explorem o programa da unidade curricular, após aprovação da docente, e elaborar respetivo relatório;
- Elaborar trabalho de investigação temática, que a docente acompanhará através dos canais de comunicação existentes;
- Preparar e apresentar uma aula durante a época de exames, em local e dia a acordar.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o regulamento da FLUP.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação poderá ser feita relativamente às seguintes componentes escritas:
- Relatórios de trabalho de campo e laboratorial, de grupo (somatório 25%);
- Investigação temática e elaboração de trabalho escrito, de grupo (30%).
Observações
Todas as situações omissas serão consideradas e resolvidas pela docente, em respeito pelo regulamento da FLUP.
Devido à COVID-19 e suspensão de aulas presenciais, houve necessidade de ajustar questões relativas à avaliação, discutidas em contexto de turma e aprovadas por unanimidade, conforme:
1. Fórmula de cálculo da classificação final. Consideram-se e ponderam-se os seguintes elementos de avaliação:
- Teste escrito individual, por consulta (30%);
- Investigação temática e elaboração de trabalho escrito, de grupo (35%);
- Apresentação oral e discussão da temática desenvolvida em grupo, em plataforma Zoom (35%).
2. Melhoria de classificação. A melhoria da classificação poderá ser feita relativamente à componente escrita:
- Trabalhos escritos (35%).