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História Económica e Social na Época Moderna

Código: HISTO043     Sigla: HESEMO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 6 GEOGR - Plano de Estudos 3 - 6 52 162
HISTO 81 HISTO - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
LLC 1 LLC - Plano Monodisciplinar 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivos: O objectivo fulcral será o de conduzir o aluno a adquirir conhecimentos alicerçados na compreensão e interpretação dos dados. Quando, onde, porquê e em que circunstâncias, serão questões sempre presentes. Este exercício terá que ser repetido, várias vezes. Uma forma de o fazer “forjar” a investigação, na sala e fora da sala de aula. Assim, existem dois objectivos complementares: a investigação, na aula, e a investigação fora da sala, em biblioteca.

Resultados de aprendizagem e competências


Competências gerais: capacidade de pesquisa, selecção e construção de texto (assessoria científica)
Procurar-se-á que o aluno desenvolva as seguintes competências:
. adquirir uma linguagem, rigorosamente científica, dominando termos associados às temáticas em estudo; . desenvolver competências na análise crítica da informação que fundamenta o discurso historiográfico;
. analisar a história para lá dos marcos cronológicos reduzidos, formulando uma visão geral e problematizada dos múltiplos acontecimentos, descriminando entre o acessório e o essencial;
. investigar e conhecer as características principais da sociedade de Antigo Regime, ao ponto de ter a capacidade de interpretar a sua estrutura e dinâmicas internas, avaliando os contextos estruturadores da economia e sociedade da época moderna;
. dominar a interpretação de fontes históricas, passíveis de contribuírem para a clarificação (justificando as concepções historiográficas existentes) das temáticas em curso;
. aprofundar essas competências em investigação extra-aula, de molde a ganhar destreza que o habilite a executar, cabalmente, uma função em qualquer outra situação de carácter profissional: docência, trabalho em arquivos, bibliotecas ou museus, em projectos individuais ou colectivos

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

APRESENTAÇÃO E JUSTIFICAÇÃO DO PROGRAMA. NOÇÕES OPERATÓRIAS E CONCEITOS BÁSICOS.

1. As Redes Humanas - "à procura do outro", num quadro global em construção:
1.1 Evolução da população mundial e europeia
1.2. O modelo demográfico
1.3 A urbanização 
2. Os recursos, na terra e no mar - a troca e a descoberta: oportunidades e constrangimentos
2.1.1. Os recursos da terra: ocupação agrícola e pecuária: áreas, produtos, produção, produtividade e proprietários;
2.1.2. Os recursos do subsolo: as minas e os contributos além-mar
2.2 Os recursos do mar: do litoral ao alto mar (pesca e sal nos circuitos mundiais)
3. Transformar a natureza - do trabalho rural e do trabalho urbano: quadros organizativos
3.1 noção de trabalho- o espaço feminino
3.2 uma estrutura socioprofissional emergente - do rural ao urbano
3.3 o universo urbano e os impactos do desenvolvimento tecnológico.
3.4 o universo dos mercadores ao dos homens de negócio, entre as redes familiares e as sociedades anónimas
4. Da riqueza e da pobreza: superar a hereditariedade  - acumular e distribuir
4.1 a distribuição de rendimentos - estimativas - dos rendimentos;
4.2 a construção de níveis de hierarquização - entre o estatuto e os rendimentos;
4.3 a cidade como palco de extremos - os pobres e os vagabundos.


Bibliografia Obrigatória

ELIAS, Robert ; A sociedade de Corte, Estampa, 1987
VRIES, Jan de ; A economia da Europa numa época de crise, D.Quixote, 1983
BRAUDEL, Fernand ; Civilização Material, Economia e Capitalismo, D.Quixote, 1979, 1990
WALLERSTEIN, Immanuel ; O sistema mundial moderno, vol. I e vol. II, Afrontamento, 1990, 1994
CIPOLLA, Carlo M; História Económica da Europa Pré-Industrial, ed. 70, 1984 [1974]
J. R. Mcneill and W.H. McNeill.; The Human Web: a Bird’s – Eye View of World History. , New York Norton, 2003
Jutte Robert; Poverty and deviance in early modern Europe. ISBN: 0-521-42322-8
Landes David S.; A^riqueza e a pobreza das nações. ISBN: 972-662-804-0

Bibliografia Complementar

McNeill J. R.; The^mountains of the mediterranean world. ISBN: 0-521-33248-6
Worster Donald; Nature.s economy. ISBN: 0-521-46834-5
Mathias Peter 340; The first industrial revolutions. ISBN: 0-631-16039-6

Observações Bibliográficas

Vide Bibliografia inserida na rubrica programa.

See Bibliography contained in the Programme.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Metodologia: Aulas Teórico-práticas.
Procura-se que os alunos acolham a apresentação problematizadora das temáticas e procurem as respostas a partir de elementos didácticos apropriados, tais como: tabelas, gráficos, documentos impressos, que lhes permitam fundamentar as suas hipóteses, e perceber as sínteses historiográficas.
Assim, para cada tema, é proposto um conjunto de actividades centradas na análise e interpretação de situações práticas. As aulas de orientação tutorial complementarão esta metodologia

Palavras Chave

Humanidades > História > História económica
Ciências Sociais
Humanidades > História > História social
Humanidades > História > História moderna

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 0,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 94,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 7,00
Trabalho de investigação 0,00
Trabalho laboratorial 7,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não aplicável se o número de alunos inscrito for superior a 30

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída.
Os alunos deverão fazer um trabalho de análise bibliográfica - será indicado na primeira semana.
O trabalho de investigação visa sempre um processo de construção, baseado numa estrutura, previamente concebida. Este processo de avaliação de conhecimento desenvolve-se ao longo do semestre, tendo, no entanto, momentos de "reflexão sobre o progresso de conhecimentos". Nota do trabalho: 50% da avaliação final. Exame final: 50%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de avaliação em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor

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