Código: | HISTO043 | Sigla: | HESEMO |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | História |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em História |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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GEOGR | 6 | GEOGR - Plano de Estudos | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
HISTO | 81 | HISTO - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
LLC | 1 | LLC - Plano Monodisciplinar | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
3 |
Objectivos: O objectivo fulcral será o de conduzir o aluno a adquirir conhecimentos alicerçados na compreensão e interpretação dos dados. Quando, onde, porquê e em que circunstâncias, serão questões sempre presentes. Este exercício terá que ser repetido, várias vezes. Uma forma de o fazer “forjar” a investigação, na sala e fora da sala de aula. Assim, existem dois objectivos complementares: a investigação, na aula, e a investigação fora da sala, em biblioteca.
Competências gerais: capacidade de pesquisa, selecção e construção de texto (assessoria científica)
Procurar-se-á que o aluno desenvolva as seguintes competências:
. adquirir uma linguagem, rigorosamente científica, dominando termos associados às temáticas em estudo; . desenvolver competências na análise crítica da informação que fundamenta o discurso historiográfico;
. analisar a história para lá dos marcos cronológicos reduzidos, formulando uma visão geral e problematizada dos múltiplos acontecimentos, descriminando entre o acessório e o essencial;
. investigar e conhecer as características principais da sociedade de Antigo Regime, ao ponto de ter a capacidade de interpretar a sua estrutura e dinâmicas internas, avaliando os contextos estruturadores da economia e sociedade da época moderna;
. dominar a interpretação de fontes históricas, passíveis de contribuírem para a clarificação (justificando as concepções historiográficas existentes) das temáticas em curso;
. aprofundar essas competências em investigação extra-aula, de molde a ganhar destreza que o habilite a executar, cabalmente, uma função em qualquer outra situação de carácter profissional: docência, trabalho em arquivos, bibliotecas ou museus, em projectos individuais ou colectivos
APRESENTAÇÃO E JUSTIFICAÇÃO DO PROGRAMA. NOÇÕES OPERATÓRIAS E CONCEITOS BÁSICOS.
1. As Redes Humanas - "à procura do outro", num quadro global em construção:
1.1 Evolução da população mundial e europeia
1.2. O modelo demográfico
1.3 A urbanização
2. Os recursos, na terra e no mar - a troca e a descoberta: oportunidades e constrangimentos
2.1.1. Os recursos da terra: ocupação agrícola e pecuária: áreas, produtos, produção, produtividade e proprietários;
2.1.2. Os recursos do subsolo: as minas e os contributos além-mar
2.2 Os recursos do mar: do litoral ao alto mar (pesca e sal nos circuitos mundiais)
3. Transformar a natureza - do trabalho rural e do trabalho urbano: quadros organizativos
3.1 noção de trabalho- o espaço feminino
3.2 uma estrutura socioprofissional emergente - do rural ao urbano
3.3 o universo urbano e os impactos do desenvolvimento tecnológico.
3.4 o universo dos mercadores ao dos homens de negócio, entre as redes familiares e as sociedades anónimas
4. Da riqueza e da pobreza: superar a hereditariedade - acumular e distribuir
4.1 a distribuição de rendimentos - estimativas - dos rendimentos;
4.2 a construção de níveis de hierarquização - entre o estatuto e os rendimentos;
4.3 a cidade como palco de extremos - os pobres e os vagabundos.
Metodologia: Aulas Teórico-práticas.
Procura-se que os alunos acolham a apresentação problematizadora das temáticas e procurem as respostas a partir de elementos didácticos apropriados, tais como: tabelas, gráficos, documentos impressos, que lhes permitam fundamentar as suas hipóteses, e perceber as sínteses historiográficas.
Assim, para cada tema, é proposto um conjunto de actividades centradas na análise e interpretação de situações práticas. As aulas de orientação tutorial complementarão esta metodologia
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Participação presencial | 0,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 94,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de campo | 7,00 |
Trabalho de investigação | 0,00 |
Trabalho laboratorial | 7,00 |
Total: | 162,00 |
Não aplicável se o número de alunos inscrito for superior a 30
Avaliação distribuída.
Os alunos deverão fazer um trabalho de análise bibliográfica - será indicado na primeira semana.
O trabalho de investigação visa sempre um processo de construção, baseado numa estrutura, previamente concebida. Este processo de avaliação de conhecimento desenvolve-se ao longo do semestre, tendo, no entanto, momentos de "reflexão sobre o progresso de conhecimentos". Nota do trabalho: 50% da avaliação final. Exame final: 50%
Não aplicável
De acordo com o Regulamento de avaliação em vigor.
De acordo com as normas em vigor