Código: | ARQU049 | Sigla: | TMAT |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciências e Técnicas do Património |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Arqueologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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ARQU | 14 | ARQU - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
3 |
Promover a pesquisa e o conhecimento sobre materiais e técnicas/tecnologias de sua exploração, transformação e/ou produção, de modo a melhor identificar e contextualizar artefactos e respetivas funções, bem como a percecionar comportamentos e etapas tecnológicas evolutivas.
Promover o conhecimento relativo a contextos (inter)nacionais de produção de materiais a partir de tecnologias tradicionais, para agilizar a melhor compreensão face a contextos arqueológicos.
Equipar os estudantes com ferramentas metodológicas de trabalho que lhes permitam pesquisar sobre o tema.
1. Introdução
1.1. Os conceitos de técnica e tecnologia
1.2. A importância dos dados técnicos e tecnológicos para a teoria arqueológica
1.2.1. Fontes de informação de caráter tecnológico. O papel dos métodos de exame e análise aplicados e a importância da interdisciplinaridade
2. Os materiais arqueológicos; as matérias-primas e os materiais técnicos
2.1. Pedras e minerais
2.2. Pigmentos e corantes
2.3. Argamassas
2.4. Cerâmicas
2.5. Vidros
2.6. Metais
2.7. Madeiras
2.8. Fibras vegetais e animais
2.9. Peles e cabedais
2.10. Ossos, chifres e dentes
3. Os métodos de trabalho; a relação entre a função do artefacto e a sua tecnologia
3.1. A frio, sobre as matérias-primas
3.1.1. Recolha e seleção
3.1.2. As ferramentas
3.1.3. Técnicas decorativas e de obtenção de formas
3.2. A quente, transformando as matérias-primas
3.2.1. Recolha, seleção
3.2.2. Composições
3.2.3. Técnicas decorativas e de obtenção de formas
3.2.4. Condições térmicas de transformação
3.2.4.1. Os fornos. Tipologias, atmosferas e temperaturas
Durante o semestre, serão facultadas referências específicas relativas aos diferentes tópicos do programa e de apoio ao desenvolvimento da investigação temática.
Aulas teórico-práticas e orientações tutoriais. Recurso a estratégias de ensino/aprendizagem ativas, como a visitas de estudo e a aplicação prática de conhecimentos em situações de apresentação/discussão/formação com base em estudo de casos. Desenvolvimento de trabalhos de carácter individual e de grupo.
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 30,00 |
Teste | 15,00 |
Trabalho de campo | 25,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 10,00 |
Estudo autónomo | 38,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de campo | 10,00 |
Trabalho de investigação | 50,00 |
Total: | 162,00 |
Os estudantes devem garantir uma frequência de 75%, exceto nos casos previstos na lei geral e regulamentos da Faculdade.
Consideram-se e ponderam-se os seguintes elementos de avaliação:
- Teste escrito, individual (15%);
- Relatórios, individuais, de vistas de estudo (somatório 25%);
- Investigação temática e elaboração de trabalho escrito, de grupo (30%);
- Apresentação oral e discussão da temática desenvolvida em grupo (30%).
Os alunos dispensados da frequência e que não a tenham obtido deverão:
- Proceder, autonomamente, a atividades que explorem o programa da unidade curricular, após aprovação da docente, e elaborar respetivo relatório;
- Elaborar trabalho de investigação temática, que a docente acompanhará através dos canais de comunicação existentes;
- Preparar e apresentar uma aula durante a época de exames, em local e dia a acordar.
De acordo com o regulamento da FLUP.