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Alemão A1.2

Código: LLC002     Sigla: AA1.2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Alemão

Ocorrência: 2017/2018 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 3 CL - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
LA 32 LA - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
LLC 36 LLC - Plano Monodisciplinar 1 - 6 52 162
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) 1 - 6 52 162
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) 1 - 6 52 162
LRI 34 LRI - Plano de Estudos 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Alemão

Objetivos

Alemão A1.2 é a continuação de Alemão A1.1. Destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira que no início do 1º semestre não possuíam conhecimentos prévios desta língua. Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).


Através do trabalho com o manual, que contém um leque diversificado de textos, exercícios e tarefas que visam desenvolver as competências (ler, escrever, falar e ouvir) e o léxico de uma maneira sistemática e progressiva, os estudantes consolidam e aprofundam os conhecimentos e capacidades linguísticos de acordo com o previsto no QECR para este nível de estudo da língua alemã - ferramentas indispensáveis para dominar várias situações comunicativas que ocorrem na vida quotidiana. Além disso, os estudantes são confrontados com a cultura/realidade dos países de expressão alemã através da leitura de pequenos textos e através do visionamento/da audição de materiais audiovisuais. Os conhecimentos gramaticais são adquiridos através do estudo mais aprofundado de fenómenos textuais no seu contexto (sintaxe, conjugação de verbos, verbos com partícula separável, tempos verbais, declinação de adjetivos, pronomes, a negação), o que contribui também para o alargamento do leque de estratégias de compreensão.

O estudo da língua alemã no nível A1.2 é aprofundado através de materiais didáticos extra que se encontram na plataforma Moodle. Este método de ensino (b-learning) contribui para o aumento da autonomia dos estudantes.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre os estudantes devem ser capazes de: alargar o seu conhecimento declarativo (saber) e a competência de realização (saber-fazer); compreender e usar o léxico e as estruturas referentes aos temas abordados tanto oralmente como por escrito; dominar a terminologia e o uso competente das estruturas gramaticais previstas para este nível; adquirir novas competências e estratégias de aprendizagem/capacidades de estudo; desenvolver o interesse por realidades e culturas diferentes; alargar a sua competência ao nível da utilização de recursos multimédia.

Modo de trabalho

B-learning

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)


Esta unidade curricular pressupõe a familiaridade com os conteúdos lecionados do nível A1.1.

Programa

Nas aulas de língua alemã A1.2 serão focados temas relacionados com situações que ocorrem na vida quotidiana como, por exemplo, móbilia, cores, orientação na cidade, vestuário, alimentação (no restaurante, festa), procurar alojamento, gráficos. Estes temas serão trabalhados em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

Vários aspetos gramaticais serão objeto de reflexão, de análise e de exercícios práticos:


1. A frase: frases declarativas, negativas, interrogativas e imperativas; distribuição dos elementos na frase.
2. O verbo: tempos verbais: presente, tempos do passado, verbos modais (sugestões e conselhos), verbos de partícula separável, modo imperativo.
3. Preposições (lugar): acusativo e dativo.
4. O pronome: pronomes pessoais, pronomes possessivos e pronomes indefinidos no nominativo e no acusativo.
5. O adjetivo: uso do adjetivo com artigos indefinidos, negativos e possessivos (nominativo e acusativo).
6. Nominalizações verbais e adjetivas: eg. essen - das Essen; neu - etwas Neues.
7. Palavras compostas.
8. Partículas modais.
9. Pronúncia e ortografia: Relação grafia e fonia, fonemas do alemão sem correspondência no português, o ritmo na frase alemã.

Bibliografia Obrigatória

Sander, Ilse; Braun, Birgit; Doubek, Margit; Fügert, Nadja; Vitale, Rosanna; DaF kompakt A1-B1 - Kursbuch mit 3 Audio-CDs, Klett, 2015. ISBN: 978-3-12-676180-2
Braun, Birgit; Doubek, Margit; Frater-Vogel, Andrea; Fügert, Nadja; Köhl-Kuhn, Renate; Sander, Ilse; DaF kompakt A1-B1. Übungsbuch, Klett, 2015. ISBN: 978-3-12-676181-9
Reimann, Monika; Grundstufen-Grammatik fur Deutsch als Fremdsprache. ISBN: 978-3-19-161575-8

Bibliografia Complementar

Pahlow, Heike ; Deutsche Grammatik - einfach, kompakt und übersichtlich, Leipzig: Engelsdorfer, 2010. ISBN: 978-3-86268-012-2
Reimann, Monika; Gramática essencial do Alemão, Hueber, 2004. ISBN: ISBN: 978-3-19-131575-7
Mittler, Alexandra; Fitz-Lauterbach, Angela; DaF kompakt A1-B1 - Grammatik, Klett, 2016. ISBN: 978-3-12-676193-2

Observações Bibliográficas

Bibliografia complementar será indicada pelo docente ao longo do semestre.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas práticas; estratégias didáticas várias; trabalho em grupo ou individual, trabalho autónomo do aluno, recorrendo a materiais indicados pelo professor. Nas aulas, dá-se grande importância à participação ativa dos alunos.

Aulas teórico-práticas; estratégias didáticas várias; trabalho em grupo ou individual, é dada grande importância à participação ativa por parte dos alunos. O modo de avaliação é a avaliação distribuída sem exame final, o que implica uma participação ativa e contínua por parte do estudante: trabalhos de casa, treino de leitura em voz alta, testes e trabalhos escritos, pequenas apresentações em “powerpoint”.


Software

Power point
Prezi

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas > Línguas modernas > Línguas europeias

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 42,00
Prova oral 30,00
Teste 28,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A aprovação na UC decorre da obtenção de um mínimo de 10 valores (numa escala de 0 a 20) na média ponderada das componentes escrita e oral.

Da componente escrita fazem parte um teste (40%) e um exame final (60%). A aprovação implica que da soma ponderada de ambos os testes resulte uma média positiva.


Estudantes trabalhadores e outros estudantes legalmente dispensados da presença regular nas aulas devem contactar o docente no início do semestre para combinar uma modalidade de avaliação alternativa.
 

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação escrita, que consta de um teste e de uma prova de exame final – 70%.

Avaliação oral – 30%. 

Provas e trabalhos especiais

Se aplicável, o estudante deve contactar o docente no início do semestre.

Trabalho de estágio/projeto


Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Se aplicável, o estudante deve entrar em contacto com o docente no início do semestre.

Melhoria de classificação

Nesta UC, apenas a componente "exame final" é passível de melhoria ou de recurso.


Os estudantes que queiram fazer melhoria ao exame final devem inscrever-se com a devida antecedência, nos respetivos serviços de Gestão Académica.



 

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