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História das Relações Internacionais

Código: LRI007     Sigla: HRINT

Ocorrência: 2017/2018 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 32 LA - Plano de Estudos 3 - 6 4
LRI 67 LRI - Plano de Estudos 2 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os estudantes – Conheçam e apreendam, conceitos e problemáticas das Relações Internacionais, de forma a adquirirem instrumentos que lhes permitam compreender as suas várias facetas do ponto de vista histórico; - Reconheçam a importância que a Paz de Vestefália teve na balança do poder e na lei internacional no “Antigo Regime” europeu; - Percebam o impacto que o Congresso de Viena teve no relacionamento entre as grandes potências europeias e no mapa do continente; Apreendam como o Nacionalismo e o Imperialismo da segunda metade do século XIX acabaram por desembocar na I Guerra Mundial e quais as consequências dos Tratados de Paz de Versalhes; - Aprendam como a II Guerra Mundial e a ascensão dos Estados Unidos e da União Soviética ao estatuto de superpotências mudou o curso do pós-guerra; - Tenham uma ideia como o mundo repartido entre as duas superpotências levou a um conflito latente conhecido como a Guerra Fria e como a “Queda” do Muro de Berlim, símbolo deste conflito, levou ao colapso da ordem bipolar.

Resultados de aprendizagem e competências

Com este conteúdo programático procura-se, no tempo disponível, para as aulas, (1 semestre igual a mais ou menos 13 semanas) que os estudantes além de ficarem a conhecer alguns dos aspetos mais importantes das Relações Internacionais do século XVII ao século XX, sob o ponto de vista histórico, adquiram competências e instrumentos teóricos e práticos que lhes permitam no futuro ir mais além, permitindo-lhes estudar temas que tão reduzido período de tempo de aulas não permite uma abordagem mais pormenorizada. Apesar do programa terminar com o colapso da ordem bipolar espera-se que os estudantes adquiram competências para analisar as relações internacionais no período posterior

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Breve introdução à problemática das Relações Internacionais.

  2. A Paz de Vestefália (1648) e o moderno sistema internacional,

  3. As relações entre as grandes potências europeias, antes e depois do Congresso de Viena (1814-1815)

  4. Nacionalismo, Imperialismo e Diplomacia. A I Guerra Mundial (1914-1918), os Tratados de Paz de Versalhes (1919) e as suas consequências.

  5. A II Guerra Mundial (1939-1945) e o fim da hegemonia europeia.

  6. A Guerra Fria (1945-1989), o seu fim e o colapso do mundo bipolar.

Bibliografia Obrigatória

Malchow, Howard LeRoy; History and international relations : from the ancient world to the 21st century, Bloomsbury Academic, 2016. ISBN: 978-1-4411-0625-4
DUROSELLE, Jean-Baptiste; História das Relações Internacionais. De 1945 aos nossos dias.., Texto & Grafia, 2014. ISBN: 9789898285829
DUROSELLE, Jean-Baptiste; História das Relações Internacionais. De 1919 a 1945, Texto & Grafia, 2013. ISBN: 9789898285812
FERNANDES, José Pedro Teixeira; Teoria das Relações Internacionais. Da abordagem clássica ao debate pós-positivista, Almedina, 2004. ISBN: 972-40-2176-9
SARAIVA, José Flávio Sombra; história das Relações Internacionais Contemporâneas . Da Sociedade internacional do século XIX à era da globalização., Editora Saraiva, 2007. ISBN: 9788502061910
ZAMOYSKI, Adam; Rites of Peace. The Fall of Napoleon and the Congress of Vienna, Harper Perennial, 2008. ISBN: 978-0-06-077519-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas: O docente recorrerá ao método expositivo como forma de introdução das temáticas do programa, de forma a suscitar o debate entre os estudantes sobre as matérias tratadas. Ao mesmo tempo, recorrerá, sempre que possível, a material gráfico, de caráter estatístico e cartográfico.

 - Nas aulas de orientação tutorial, o docente procurará uma abordagem crítica e problematizante dos conteúdos programáticos, suscitando debate entre os estudantes, de que o docente será o moderador. Promoverá a discussão da bibliografia essencial e o debate das recensões críticas ou análise de livros ou parte de livros realizados pelos alunos, no decurso do seu trabalho autónomo. As obras a analisar poderão também ser escolhidas pelos estudantes, desde que aceites pelo docente.

 - A recensão crítica, a apresentar, no entanto, deverá versar sobre uma das obras constantes de uma lista a fornecer pelo docente.

Software

datashow

Palavras Chave

Humanidades > História > História política
Ciências Sociais > Ciências políticas > Estudos de políticas > Relações internacionais

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 80,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho de investigação 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Exame Final

Considera-se que o aluno obtém a frequência quando cumpridos os requisitos previstos nas normas de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

O exame final, sem consulta, terá uma vertente teórica e outra prática. - A primeira avaliará o domínio da informação e dos quadros teóricos essenciais; a capacidade crítica, de seleção, sistematização e síntese necessárias à elaboração da resposta a uma questão. - A segunda deverá avaliar o grau das competências adquiridas durante a orientação tutorial. - A primeira terá uma ponderação de 80% e a segunda de 20%


Teste escrito = 80'% + Análise crítica de um livro = 20% = 100%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com a legislação em vigor

Melhoria de classificação

Exame final, sem consulta, terá uma vertente teórica e outra prática. - A primeira avaliará o domínio da informação e dos quadros teóricos essenciais; a capacidade crítica, de seleção, sistematização e síntese necessárias à elaboração da resposta a uma questão. - A segunda, deverá avaliar o grau das competências adquiridas durante a orientação tutorial. - A primeira terá uma ponderação de 80% e a segunda de 20%

Observações

Os estudantes de Mobilidade têm obrigação de contatarem com o docente na 1ª semana do semestre ou, se comprovarem devidamente que chegarão a Portugal depois do início das aulas, têm uma semana para o fazerem após a sua chegada.




As sessões letivas, serão sempre efetuadas na Língua Portuguesa. No entanto, os acompanhamentos nas sessões tutoriais, poderão ser feitos em Inglês, Francês, Espanhol ou Italiano para os estudantes estrangeiros cuja língua materna não seja o Português e apresentem manifestas carências na sua compreensão.

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