Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > HISTO001

Civilizações Antigas

Código: HISTO001     Sigla: CANT

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
HISTO 109 HISTO - Plano de Estudos 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Os objectivos desta unidade curricular, definidos no seu conteúdo programático, consagram o estudo das Civilizações Antigas. Os alunos devem conhecer e identificar os principais traços civilizacionais (economia, sociedade, tecnologia, política, religião e arte) que marcam o percurso das sociedades humanas do Próximo Oriente e do Mediterrâneo Oriental, bem como o seu impacto no continente europeu.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos da unidade curricular serão desenvolvidos através dos seguintes meios, que permitirão adquirir conhecimentos, conceitos e léxicos, bem como desenvolver competências e atitudes:







- Exposição de temas nucleares da UC.







- Leitura obrigatória de obras de referência.







- Leitura e análise de excertos de obras ou artigos.







- Prática de identificação e análise de conceitos, esquemas e registos específicos.







- Pesquisa individual e coletiva dos discentes através de leituras orientadas sobre temáticas predefinidas (livros, artigos, Internet).







- Elaboração de fichas de leitura de artigos, ou capítulos de livros.







- Motivação da participação oral e discussão crítica dos conteúdos da unidade curricular.







A sequência das matérias expostas deverá capacitar o aluno para compreender os fundamentos conceptuais desta unidade e contextualizar as múltiplas informações que compõem os diferentes temas que a integram.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

Módulo I - Civilizações Antigas do Próximo Oriente





      1. Fontes para o estudo das Civilizações Antigas: valor e limites



      1. O nascimento das Primeiras Civilizações no Próximo – Oriente



      1. O nascimento das Civilizações Pré-Clássicas na Europa Mediterrânea




Módulo II – Grécia Antiga





      1. Importância das Civilizações Clássicas; Quadro geográfico; Fontes.



      1. Formação do Mundo Grego; Polis e os seus elementos caracterizadores



      1. O Estado Arcaico; Colonização; O modelo ateniense como paradigma; Esparta; Guerras Medo- Persas



      1. Péricles; Democracia; Guerra do Peloponeso



      1. Declínio da polis; Alexandre Magno e o Império Helenístico

Bibliografia Obrigatória

dir. Pierre Lévêque; As Primeiras Civilizações da Idade da Pedra aos Povos Semitas , Edições 70, 2009
António Augusto Tavares; Civilizações Pré-Clássicas, Universidade Aberta, 1995. ISBN: 972-33-1074-0
José Ribeiro Ferreira; Civilizações Clássicas I. Grécia, Universidade Aberta, 1996
C. Mossé & A. Schnapp-Gourbeillon; Síntese de História Grega, Edições Asa, 1994
Maria Helena da Rocha Pereira; Estudos da História da Cultura Clássica, Fundação Calouste Gulbenkian, 2006

Bibliografia Complementar

Gabriel-Leroux, J. ; Primeiras Civilizações do Mediterrâneo, Teorema., 1989
Pamella Bradley; Ancient Greece. Using Evidence, David Patterson , 1994
José Ribeiro Ferreira; Polis. Antologia de textos gregos, Minerva, 2001
José Ribeiro Ferreira; A Grécia Antiga, Edições 70, 2004
António Augusto Tavares; As Civilizações Pré-Clássicas, Editorial Estampa, 1995
T. R. Martin; Breve História da Grécia Clássica. Da pré-história à época helenística, Editorial Presença, 1998
Oliver Dickinson; El Egeo. De la Edad del Bronce a la Edad del Hierro, Bellaterra Arqueología, 2010
Maria Helena da Rocha Pereira; Hélade, Asa, 2003

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A sequência das matérias expostas deverá capacitar o aluno para compreender os fundamentos conceptuais desta unidade e contextualizar as múltiplas informações que compôem os diferentes temas que a integram.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota obtida no exame final – 100%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP

Observações

A indicação de outra bibliografia terá lugar durante o período reservado à Orientação Tutorial.
Recomendar Página Voltar ao Topo