Código: | GEOGR024 | Sigla: | GEOPOP |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geografia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Geografia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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GEOGR | 88 | GEOGR - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 4 | |
HISTO | 2 | HISTO - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 4 | |
3 |
-Usar adequadamente os conceitos e métodos da Geografia da População;
-Compreender o carácter dinâmico do sistema demográfico e da forma como as suas diversas componentes (i.e., mortalidade, fecundidade e migrações) se influenciam mutuamente;
-Analisar as inter-relação entre a dinâmica demográfica e os processos sociais, culturais, económicos, políticos e ambientais a diferentes escalas geográficas;
-Recolher, analisar e interpretar corretamente os principais indicadores de análise da população;
- Refletir sobre os problemas que afetam a população portuguesa e a sua influência na sociedade e na economia;
-Integrar os conhecimentos fundamentais da Geografia da População na construção de propostas para o aumento da natalidade em Portugal;
-Desenvolver a responsabilidade dos estudantes pela sua própria aprendizagem;
-Desenvolver o raciocínio e o espírito crítico
a) Procurar, tratar e interpretar correcta e criteriosamente as principais fontes de informação utilizadas na geografia da população; b) Explicar a variação do comportamento das variáveis demográficas ao longo do tempo e a diferentes escalas;
c) Calcular e interpretar diferentes indices e taxas utilizados para a análise das variáveis demográficas;
d) Trabalhar em equipa, cumprindo as suas tarefas e partilhando as suas ideias e sendo receptivo às dos outros.
1- Introdução à Geografia da População
1.1- Objeto e conceitos gerais
1.2- Fontes para o estudo da população
2- Evolução e distribuição da população mundial
2.1- Contrastes e fatores explicativos
2.2- Métodos de análise
2.3- Princípios e teorias da população
3- Dinâmica natural da população
3.1- Comportamento da fecundidade, natalidade e mortalidade
3.2- Métodos e indicadores de análise de fecundidade e natalidade
3.3- Métodos e indicadores de análise da mortalidade
4- Mobilidade da população
4.1- Tipologias: caracterização e identificação de causas e consequências
4.2- Os movimentos migratórios
4.3- Métodos e indicadores de análise dos movimentos da população
5- O envelhecimento demográfico
5.1- Causas e consequências
5.2- Métodos de análise
6- O futuro da população portuguesa e interação com a economia
6.1- Baixa fecundidade
6.2- Envelhecimento
São preferidas as formas ativas de ensino. Usa-se um enfoque centrado no estudante.
- Exposição de conteúdo, mas os estudantes também têm uma parte cada vez mais ativa na exposição dos conteúdos através da realização de tarefas específicas.
- Realização de exercícios para domínio das técnicas de análise da população que valorizam a realização de todo o processo: identificação do problema;seleção da técnica mais adequada pesquisa de fontes e recolha de dados; realização dos cálculos; análise e interpretação dos resultados; representação gráfica/cartográfica de resultados; realização de um relatório onde sejam apresentados os resultados e a sua discussão; apresentação oral dos resultados e discussão.
- Realização de tarefas específicas individuais para identificar e trabalhar as dificuldades de cada estudante.
-Realização de tarefas específicas em grupo
- Avaliação formativa
- Avaliação sumativa
Designação | Peso (%) |
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Teste | 70,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 76,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 162,00 |
Presença em 75% das aulas.
(0,7 X 2testes)+(0,3 X Trabalhos laboratoriais)
Não se aplica.