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História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa

Código: HISTO039     Sigla: HDEPOR

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 0 GEOGR - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
HISTO 81 HISTO - Plano de Estudos 2 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

TPs - Apresentar, numa perspectiva contextual e comparativa, os quadros gerais da expansão marítima portuguesa nos séculos XV e XVI, tendo em conta linhas de rumo, logística, estratégias de actuação (da coroa e de particulares) e transformações estruturais - em Portugal e na Europa. - Interceptar a análise do objecto da disciplina com os quadros gerais - económicos, políticos e culturais de Portugal e da Europa Modernos, para neles buscar contextos explicativos. - Desenvolver uma abordagem capaz de suscitar uma análise crítica das problemáticas da história de Portugal relacionadas com a dinâmica do expansionismo português - Rever "mitos historiográficos" relacionados com o expansionismo português - Confrontar perspectivas historiográficas em torno do objecto da disciplina. - Apresentar, numa abordagem dialéctica, uma análise histórica perspectivada a partir do universo europeu e dos "outros mundos" encontrados. - Apurar o domínio de conceitos operativos envolvidos pela disciplina OTs: - Consolidar das competências previstas pela unidade curricular - Desenvolver, através de debates orientados, as capacidades de análise, crítica e exposição de juízos científicos; - Desenvolver capacidades cognitivas e disponibilizar utensilagens conceptuais e operativas imprescindíveis a uma aprendizagem dinâmica e crítica - Apoiar e orientar estratégias autónomas de aprendizagem.

Resultados de aprendizagem e competências

Desenvolvimento de sentido crítico. Desenvolvimento de capacidades de análise e de síntese. Desenvolvimento de sensibiliadde científica às questões de diferença antropológica e cultural e a questões de multiculturalidade.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A.Descobrimentos e expansão portuguesa no debate historiográfico B.Os universos compartimentados: o mundo antes da expansão quatrocentista C.Expansão portuguesa e expansão europeia D.Causalidade da expansão portuguesa –uma perspectiva geo-económica E.A logística da expansão portuguesa -Ciência e Técnica Náuticas -Frota -Náuticos F.A expansão geográfica. Os rumos da expansão portuguesa -O complexo insular atlântico -O Atlântico Sul -O Índico -O Brasil G.Formas de fixação em espaços ultramarinos -Ocupação militar -Fixação comercial – a feitoria -Povoamento e colonização H.Consequências da expansão ultramarina à escala global -Económicas -Científicas -Técnicas - Culturais I.Decorrências internas da expansão ultramarina portuguesa -Economia -Sociedade -Demografia -Cultura material -Mentalidades

Bibliografia Obrigatória

ALBUQUERQUE, Luís de , dir.; Dicionário de História dos Descobrimentos, Círculo de Leitores, 1994
BARRETO, Luís Filipe ; Caminhos do saber no Renascimento Português. Estudos de história e teoria da cultura, IN-CM , [1985]
BETTENCOURT, Francisco Bethencourt e CHAUDURI, Kirti ; História da Expansão Portuguesa, Círculo de Leitores, 1997
BETHENCOURT, Francisco; CURTO, Diogo Ramada, dir.; A Expansão Marítima Portuguesa (1400-1800), Edições 70, 2010
DUARTE, Luís Miguel ; Ceuta 1415, Livros Horizonte, 2015. ISBN: 978-972-24-1798-3
GODINHO, V. Magalhães ; A economia dos descobrimentos henriquinos, Sá da Costa,, 1962
THOMAZ, Luís Filipe R; De Ceuta a Timor,, Difel, 1994
GODINHO, V. Magalhães; Mito e mercadoria. Utopia e prática de navegar. Séc. XIII-XVIII, Difel, 1990
GODINHO, V. Magalhães; Os descobrimentos e a economia mundial, Presença, 1981-1983 (4 vols.)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas TPs: Ensino teórico-prático, com forte apoio de material gráfico, estatístico e cartográfico. Nas OTs: Abordagem crítica e problematizante dos conteúdos da unidade curricular, integrando a discussão de questões teóricas suscitadas pelos conteúdos curriculares; a promoção de debates entre os alunos, moderados pelo docentes; a apresentação oral de relatórios e de resultados de trabalhos levados a cabo no decurso do trabalho autónomo dos alunos; a discussão de bibliografia tida como essencial.

Software

Power point

Palavras Chave

Humanidades > História > História económica
Humanidades > História > História moderna > História colonial
Humanidades > História > História social

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 80,00
Frequência das aulas 64,00
Trabalho de investigação 18,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Recomenda-se a frequência das aulas. Aí são apresentados e discutidos materiais, gráficos e cartográficos, de imprescindível suporte à realização da UC.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame: 70% - os alunos poderão ter consigo, no dia do exame, uma cronologia para consulta. Trabalho de recensão bibliográfica: 30%.


N.B: 1. Ambos os elementos de avaliação são de imprescindível apresentação. A UC não se considera concluída mesmo que o estudante obtenha classificação positiva com a ponderação de 70% aplicada à nota do exame .

2. Em nenhuma das componentes o estudante poderá obter menos que 7,5 valores, mesmo que em média a classificação seja positiva.

3. Há circunstâncias que determinam a exclusão de uma ou de ambas as provas .  Essas circunstância serão publicitadas em espaço de sala de aula e comunicadas em documento anexo à UC. Esse, e outros documentos aí colocados, são considerados de imprescindível consulta. O seu conhecimento é da responsabilidade do estudante, que não pode invocar desconhecimento dos seus conteúdos.

Provas e trabalhos especiais

Aplicável apenas nos casos previstos pela lei.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos casos previstos pela lei

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação deverá seguir as modalidades de avaliação previstas para os exames.

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