Código: | GEOGR030 | Sigla: | GGEM |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Geografia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geografia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Geografia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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GEOGR | 64 | GEOGR - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 |
- Pesquisar, tratar e interpretar, de forma criteriosa, as principais fontes de informação utilizada na análise espacial, designadamente a informação estatística, a documental e a bibliográfica. - Apreender a diversidade tipológica dos espaços mundiais e os seus fundamentos. - Compreender alguns dos problemas do mundo contemporâneo, sua diversidade e mutabilidade. - Percepcionar lugares e regiões como componentes de um sistema global em constante mudança. - Apreender o valor das diferentes culturas e sociedades. - Compreender a interacção existente entre os processos globais e as suas manifestações locais. - Relacionar a capacidade de transformação da organização espacial com diferentes graus de desenvolvimento científico e tecnológico - Trabalhar em equipa, partilhando ideias, métodos e estratégias, num ambiente de grande interactividade, perspectivando desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção a diferentes escalas.
- Pesquisar, tratar e interpretar, de forma criteriosa, as principais fontes de informação utilizada na análise espacial ( informação estatística, documental e bibliográfica)
- percecionar a diversidade tipológica dos espaços mundiais e os seus fundamentos.
- Compreender alguns dos problemas do mundo contemporâneo, sua diversidade e mutabilidade.
- Percepcionar lugares e regiões como componentes de um sistema global em constante mudança.
- Apreender o valor das diferentes culturas e sociedades.
- Compreender a interacção existente entre os processos globais e as suas manifestações locais.
- Relacionar a capacidade de transformação da organização espacial com diferentes graus de desenvolvimento científico e tecnológico
- Trabalhar em equipa, partilhando ideias, métodos e estratégias, num ambiente de grande interactividade
- desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção suatentável a diferentes escalas.
- apreensão de metodologias e quadros teóricos fundamentais
- Questionar a sustentabilidade/revitalização de diversos espaços numa perspectiva de ordenamento integrado
1.1- Algumas notas introdutórias
1.2. Antecedentes geopolíticos e geoestratégicos: diferentes fases evolutivas e seus fundamentos
1.3. O reforço da mundialização e as novas dinâmicas territoriais: principais fluxos e atores num meio em transformação
1.4. A interação entre os processos globais e as suas manifestações locais
1.5. Estratégias de intervenção num mundo tendencialmente sustentável
2.1. As dinâmicas naturais e os seus impactes
2.2- Diversidade territorial e as diferentes sociedades e culturas
2.3. Espaços de fluxos e atores mundiais: as cidades globais e as macro-regiões
2.4. A prevalência das desigualdades sócio-económicas: o contraste Norte-Sul
2.5. Os recursos naturais e as fontes de energia: que posicionamento estratégico?
2.6. Os riscos naturais e a resiliência das sociedades.
Aulas teorico-práticas com a combinação de uma componente prática com outra teórica. - Na componente teórico-prática na primeira fase da aula serão leccionados os conteúdos programáticos fundamentais, predominando a componente expositiva com recurso ao apoio de meios audiovisuais; perspectiva-se um ambiente construtivo do saber. - A segunda parte da aula será de cariz essencialmente prática, concretizando-se trabalhos de aplicação das temáticas apreendidas; estes trabalhos realizar-se-ão em grupo. - Estes trabalhos terão por base a exploração das grandes problemáticas mundiais e concretizar-se-ão sob orientação tutorial. - Procurar-se-á ainda que o discente adquira competências metodológicas diversificadas no sentido de ser capaz de organizar um trabalho devidamente enquadrado, questionando a realidade e sendo propositivo no sentido de solucionar os problemas diversos que incidem nos espaços mundiais.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 60,00 |
Participação presencial | 5,00 |
Trabalho de campo | 5,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 20,00 |
Estudo autónomo | 42,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho de campo | 10,00 |
Trabalho de investigação | 34,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei. Para a validação da disciplina o aluno deverá obter uma classificação que, no mínimo, deverá ser de 9,5 valores. Recorda-se que quer as aulas teórico-práticas, quer a orientação tutorial estão sujeitas a um regime presencial obrigatório, razão pela qual a assiduidade será uma das componentes a considerar na avaliação.
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei. A classificação final decorre do resultado do exame que incide sobre a matéria teórica, a que se adiciona a classificação do trabalho prático de aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do semestre. A componente prática apenas será validada se a teórica for positiva. Acresce ainda que na componente prática está incluído também o trabalho de campo. Obviamente que a componente de orientação tutorial é extremamente importante. A média final da disciplina decorre da combinação de todas as componentes anteriores, propondo-se a seguinte fórmula: - teórica- 60% - trabalho prático- 30% - apresentação oral, debate, participação - 10%
Não se aplica.
- De acordo com as normas em vigor na FLUP. - Os alunos ERASMUS podem substituir o exame teórico por um trabalho sobre uma temática previamente estabelecida. - Os Trabalhadores Estudantes terão igualmente de realizar um trabalho prático que fará parte integrante da avaliação, sendo de orientação tutorial.
De acordo com as normas em vigor
Língua de ensino: Português Bibliografia de apoio: português, inglês, francês e espanhol.