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Geografia dos Grandes Espaços Mundiais

Código: GEOGR030     Sigla: GGEM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geografia

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geografia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 64 GEOGR - Plano de Estudos 2 - 6 56 162
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Pesquisar, tratar e interpretar, de forma criteriosa, as principais fontes de informação utilizada na análise espacial, designadamente a informação estatística, a documental e a bibliográfica. - Apreender a diversidade tipológica dos espaços mundiais e os seus fundamentos. - Compreender alguns dos problemas do mundo contemporâneo, sua diversidade e mutabilidade. - Percepcionar lugares e regiões como componentes de um sistema global em constante mudança. - Apreender o valor das diferentes culturas e sociedades. - Compreender a interacção existente entre os processos globais e as suas manifestações locais. - Relacionar a capacidade de transformação da organização espacial com diferentes graus de desenvolvimento científico e tecnológico - Trabalhar em equipa, partilhando ideias, métodos e estratégias, num ambiente de grande interactividade, perspectivando desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção a diferentes escalas.

Resultados de aprendizagem e competências

- Pesquisar, tratar e interpretar, de forma criteriosa, as principais fontes de informação utilizada na análise espacial ( informação estatística, documental e bibliográfica)

- percecionar a diversidade tipológica dos espaços mundiais e os seus fundamentos.

- Compreender alguns dos problemas do mundo contemporâneo, sua diversidade e mutabilidade.

- Percepcionar lugares e regiões como componentes de um sistema global em constante mudança.

- Apreender o valor das diferentes culturas e sociedades.

- Compreender a interacção existente entre os processos globais e as suas manifestações locais.

- Relacionar a capacidade de transformação da organização espacial com diferentes graus de desenvolvimento científico e tecnológico

- Trabalhar em equipa, partilhando ideias, métodos e estratégias, num ambiente de grande interactividade

- desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção suatentável a diferentes escalas.

- apreensão de metodologias e quadros teóricos fundamentais 

- Questionar a sustentabilidade/revitalização de diversos espaços numa perspectiva de ordenamento integrado 

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. O Sistema Mundial Contemporâneo: um mundo globalizado


1.1- Algumas notas introdutórias


1.2. Antecedentes geopolíticos e geoestratégicos: diferentes fases evolutivas e seus fundamentos


1.3. O reforço da mundialização e as novas dinâmicas territoriais: principais fluxos e atores num meio em transformação


1.4. A interação entre os processos globais e as suas manifestações locais


1.5. Estratégias de intervenção num mundo tendencialmente sustentável



  1. Um Mundo de Contrastes


2.1. As dinâmicas naturais e os seus impactes


2.2- Diversidade territorial e as diferentes sociedades e culturas


         2.3. Espaços de fluxos e atores mundiais: as cidades globais e as macro-regiões


2.4. A prevalência das desigualdades sócio-económicas: o contraste Norte-Sul


2.5. Os recursos naturais e as fontes de energia: que posicionamento estratégico?
2.6. Os riscos naturais e a resiliência das sociedades.



  1. Novas tendências e suas projeções no cenário mundial

Bibliografia Obrigatória

PNUD; Informe sobre Desarrollo Humano 2013- El ascenso del Sur: progresso humano en un mundo diverso. , PNUD, Nueva York, USA, 2013
Woolgar. S. et al ; Globalisation in Practice, Oxford University Press, Oxford, 2014
European Environment Agency ; Environmental signals 2009, Europ. Envir. Agency. Copenhaga, 2010
Teló, M. ; Globalisation, multilateralism- Europe towards a better global governance?. , Ashgate. Burlington. USA, 2013
Comissão Comunidades Europeias ; Communication de la Commission au Conseil- Repport conjoint sur l’emploi 2009/2010., Comissão Comunidades Europeias , 2011
ADDA, J.; A mundialização da economia, Terramar Editores, 1996
ASCÓN, R. e al. (coord.); Gran Geografia Universal, Editions 62, 2000-2002
HARDY, S.; MEDINA-NICOLAS, L.; L'Amérique Latine, Temps, Nantes, 2005
FOX, R.; ROWNTREE, K.; The geography of South Africa in a changing wold, Oxford University Press, 2000
ALVERGNE, Christek; TAULELLE, François; Du local à l'Europe. Les nouvelles politiques d'aménagement du territoire, Presses Universitaires de France, 2002
CEBRIÁN ABELLÁN, A.; Geografía de Iberoamérica, Albacete, Moralea, 2001
BRUNET, R. (coord); Géographie universelle, Paris, 2006
Bénichi, R. ; Histoire de la mondialisation, Vuibert. Paris, 2008
International Energy Agency ; Key world energy statistic, OECD/IEA, Organisation for Economic Co-operation and Development, 2011
ISDR; - Living with risk. A global review of disasterreduction initiatives, UN Inter-Agency Secretariat for the International Strategy for Disaster Reduction (ISDR), 2004

Bibliografia Complementar

DOWLER, E.; FINER, C. J. ; The welfare of food- rights and responsabilities in a changing wold, Blackwell Publishing, 2003
HABITAT, UNITED NATIONS CENTRE FOR HUMAN SETTLEMENTS; Cities in globalizing Wold-Global Report on Human Settlements, Easthscan Publications, Ltd., 2001

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teorico-práticas com a combinação de uma componente prática com outra teórica. - Na componente teórico-prática na primeira fase da aula serão leccionados os conteúdos programáticos fundamentais, predominando a componente expositiva com recurso ao apoio de meios audiovisuais; perspectiva-se um ambiente construtivo do saber. - A segunda parte da aula será de cariz essencialmente prática, concretizando-se trabalhos de aplicação das temáticas apreendidas; estes trabalhos realizar-se-ão em grupo. - Estes trabalhos terão por base a exploração das grandes problemáticas mundiais e concretizar-se-ão sob orientação tutorial. - Procurar-se-á ainda que o discente adquira competências metodológicas diversificadas no sentido de ser capaz de organizar um trabalho devidamente enquadrado, questionando a realidade e sendo propositivo no sentido de solucionar os problemas diversos que incidem nos espaços mundiais. 

Software

Microsoft office Excel
Microsoft Office Word

Palavras Chave

Ciências Sociais > Geografia > Geografia económica
Ciências Sociais > Geografia > Geografia humana
Ciências Sociais > Geografia > Geografia regional

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Participação presencial 5,00
Trabalho de campo 5,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 20,00
Estudo autónomo 42,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho de investigação 34,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei. Para a validação da disciplina o aluno deverá obter uma classificação que, no mínimo, deverá ser de 9,5 valores. Recorda-se que quer as aulas teórico-práticas, quer a orientação tutorial estão sujeitas a um regime presencial obrigatório, razão pela qual a assiduidade será uma das componentes a considerar na avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei. A classificação final decorre do resultado do exame que incide sobre a matéria teórica, a que se adiciona a classificação do trabalho prático de aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do semestre. A componente prática apenas será validada se a teórica for positiva. Acresce ainda que na componente prática está incluído também o trabalho de campo. Obviamente que a componente de orientação tutorial é extremamente importante. A média final da disciplina decorre da combinação de todas as componentes anteriores, propondo-se a seguinte fórmula: - teórica- 60% - trabalho prático- 30% - apresentação oral, debate, participação - 10%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

- De acordo com as normas em vigor na FLUP. - Os alunos ERASMUS podem substituir o exame teórico por um trabalho sobre uma temática previamente estabelecida. - Os Trabalhadores Estudantes terão igualmente de realizar um trabalho prático que fará parte integrante da avaliação, sendo de orientação tutorial.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor

Observações

Língua de ensino: Português Bibliografia de apoio: português, inglês, francês e espanhol.

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