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Alemão B2.2

Código: LLC008     Sigla: AB2.2

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 4 LA - Plano de Estudos 3 - 6 52 162
LLC 2 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 3 - 6 52 162
LRI 8 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 3 - 6 52 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2016-06-27.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Alemão

Objetivos

Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B2.2 (utilizador independente, nível 2) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. Os estudantes deverão: consolidar conhecimentos previamente adquiridos na língua alemã em termos de léxico e gramática; desenvolver técnicas de apresentação oral sobre temas da atualidade; apresentar e defender diferentes pontos de vista; aprofundar a capacidade de exprimir opiniões através da leitura de textos sobre temas contemporâneos; solidificar conhecimentos lexicais e gramaticais na redação de textos argumentativos, apresentando as vantagens e desvantagens de diferentes opções; adquirir técnicas de resumo; adquirir competências essenciais ao uso sistemático (receptivo e produtivo) da língua alemã, aplicando vocabulário, bem como estruturas idiomáticas e gramaticais específicas; alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.

Resultados de aprendizagem e competências

Com base nos objetivos da unidade curricular de Alemão B2.2, os métodos de ensino adotados nas aulas visam consolidar e desenvolver o uso receptivo e produtivo da língua alemã em diversas situações, com enfoque na compreensão e na produção de textos complexos sobre temas atuais (na área da educação e cultura, política, economia), bem como o domínio de vocabulário técnico e a autonomia na expressão escrita e oral de diferentes pontos de vista acerca de um tema. Por conseguinte, a metodologia de ensino seguirá uma abordagem comunicativa, através da qual os estudantes desevolverão diferentes competências e serão estimulados a utilizarem a língua independentemente, num processo construtivo e creativo. Para consolidar os conhecimentos adquiridos na língua, a metodologia adotada visa o contato constante do aprendente com materiais didáticos autênticos e exercícios de vocabulário técnico. O sistema de avaliação segue estes parâmetros através de exercícios práticos e testes escritos. O desenvolvimento de técnicas de apresentação em alemão, que consiste na defesa de diferentes pontos de vista sobre temas atuais, será alcançado através de apresentações orais e debates em aula. Para progredir na capacidade de expressar opiniões, a metodologia de ensino enfatizará a produção escrita de textos argumentativos. Os testes propostos dentro do sistema de avaliação distribuída terão como objetivo permitir, ao docente e ao estudante, verificar o progresso tanto na revisão e no aprofundamento de conhecimentos já existentes, como na aquisição de novos conteúdos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Esta unidade curricular pressupõe a familiaridade com os conteúdos do nível B2.1.

Programa

A unidade curricular de Alemão B2.2 oferece aos estudantes (com conhecimentos adquiridos no nível anterior) a continuação do aprofundamento e desenvolvimento das aprendizagens do primeiro semestre, desenvolvendo-se um trabalho mais intenso e autónomo. Com base em temas da atualidade, serão focados temas específicos voltados para a vida profissional e aspectos económico-políticos da Alemanha. No plano gramatical serão aprofundados contéudos estudados na UC B2.1, incluindo modos e tempos verbais, voz passiva e ativa, orações subordinadas e infinitivas. Na produção textual, será dada ênfase à produção independente de textos argumentativos sobre temas polémicos da atualidade. Em termos pragmático-linguísticos os aprendentes irão adquirir as ferramentas necessárias para submeter uma candidatura a um trabalho ou bolsa de estudos em língua alemã.

Bibliografia Obrigatória

Clamer, Friedrich; Übungsgrammatik für die Grundstufe, Regeln, Listen, Übungen , Liebaug-Dartmann, 2007. ISBN: 978-3922989707

Bibliografia Complementar

Hering, Alex; em Übungsgrammatik: Deutsch als Fremdsprache , Hueber, 2013. ISBN: 978-3190016570

Observações Bibliográficas

Requere-se um dicionário atual (monolingual).

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Através de diferentes estratégias didáticas será adotada uma abordagem comunicativa visando integrar diferentes competências linguísticas, com o objetivo de promover uma comunicação relevante e autêntica em alemão. O processo de aprendizagem da língua será criativo e construtivo, englobando correção e precisão linguísticas. A avaliação contínua das aprendizagens, sem exame final, tem o objetivo de estimular o trabalho progressivo, oferecendo uma análise regular sobre as competências desenvolvidas pelos aprendentes. Dentro deste modo de avaliação, dar-se-á grande importância à participação ativa e contínua dos estudantes em aula, incluindo assiduidade, estudo autónomo, empenho na realização das tarefas e entrega dos trabalhos propostos. Através de testes escritos e orais serão avaliadas, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência, as competências linguístico-pragmáticas e sociolinguísticas adquiridas tanto na compreensão e interação oral, como na interpretação escrita e produção textual (componente oral: 50%; componente escrita: 50%). Nas aulas, os estudantes deverão interagir com os colegas e a docente exclusivamente em língua alemã.

Software

Word
Rechtschreibkorrektur für Deutsch

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Estudantes trabalhadores e outros estudantes legalmente dispensados da presença regular nas aulas devem contactar o docente no início do semestre para combinar uma modalidade de avaliação alternativa.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final é composta pela média das notas escritas e das notas orais, sendo o peso da avaliação escrita (testes escritos e produção textual) 50% e o peso da avaliação oral (prova oral e provas de compreensão auditiva) 50%. Da componente escrita fazem parte dois testes, não podendo nenhuma das notas destes testes ser inferior a 9 valores.

Para a aprovação, o estudante deverá:

- obter, no mínimo, 10 valores em cada componente (10 valores na componente escrita e 10 valores na componente oral)

- obter uma média final de, no mínimo, 10 valores (escala de 0-20)

- no caso de uma nota ser inferior a 9 valores, repetir este teste escrito no final do semestre, na época de exame.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas de avaliação da FLUP: Os estudantes dispensados de frequência (Art. 9, alínea 3) deverão fazer todos os componentes da avaliação distribuída.

O calendário das diferentes provas/trabalhos será publicado nos sumários da disciplina.

É obrigatório combinar pessoalmente com a professora um dia para a apresentação da comunicação oral e, durante o semestre, seguir atentamente os sumários para não perder os prazos de eventuais projetos.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação da FLUP.

Observações

E-Mail da docente: scholz.i@gmx.de

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