Código: | LRI007 | Sigla: | HRINT |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LA | 17 | LA - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 4 | |
3 | |||||||
LRI | 82 | Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 | 2 | - | 6 | 4 |
Pretende-se que os estudantes – Conheçam e apreendam, conceitos e problemáticas das Relações Internacionais, de forma a adquirirem instrumentos que lhes permitam compreender as suas várias facetas do ponto de vista histórico; - Reconheçam a importância que a Paz de Vestefália teve na balança do poder e na lei internacional no “Antigo Regime” europeu; - Percebam o impacto que o Congresso de Viena teve no relacionamento entre as grandes potências europeias e no mapa do continente; Apreendam como o Nacionalismo e o Imperialismo da segunda metade do século XIX acabaram por desembocar na I Guerra Mundial e quais as consequências dos Tratados de Paz de Versalhes; - Aprendam como a II Guerra Mundial e a ascensão dos Estados Unidos e da União Soviética ao estatuto de superpotências mudou o curso do pós-guerra; - Tenham uma ideia como o mundo repartido entre as duas superpotências levou a um conflito latente conhecido como a Guerra Fria e como a “Queda” do Muro de Berlim, símbolo deste conflito, levou ao colapso da ordem bipolar.
Com este conteúdo programático procura-se, no tempo disponível, para as aulas, (1 semestre igual a mais ou menos 13 semanas) que os estudantes além de ficarem a conhecer alguns dos aspetos mais importantes das Relações Internacionais do século XVII ao século XX, sob o ponto de vista histórico, adquiram competências e instrumentos teóricos e práticos que lhes permitam no futuro ir mais além, permitindo-lhes estudar temas que tão reduzido período de tempo de aulas não permite uma abordagem mais pormenorizada. Apesar do programa terminar com o colapso da ordem bipolar espera-se que os estudantes adquiram competências para analisar as relações internacionais no período posterior
- Aulas teórico-práticas: O docente recorrerá ao método expositivo como forma de introdução das temáticas do programa, de forma a suscitar o debate entre os estudantes sobre as matérias tratadas. Ao mesmo tempo, recorrerá, sempre que possível, a material gráfico, de caráter estatístico e cartográfico.
- Nas aulas de orientação tutorial, o docente procurará uma abordagem crítica e problematizante dos conteúdos programáticos, suscitando debate entre os estudantes, de que o docente será o moderador. Promoverá a discussão da bibliografia essencial e o debate das recensões críticas ou análise de livros ou parte de livros realizados pelos alunos, no decurso do seu trabalho autónomo. As obras a analisar poderão também ser escolhidas pelos estudantes, desde que aceites pelo docente.
- A recensão crítica, a apresentar, no entanto, deverá versar sobre uma das obras constantes de uma lista a fornecer pelo docente.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 80,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Trabalho de investigação | 30,00 |
Total: | 162,00 |
Exame Final
Considera-se que o aluno obtém a frequência quando cumpridos os requisitos previstos nas normas de avaliação.
O exame final, sem consulta, terá uma vertente teórica e outra prática. - A primeira avaliará o domínio da informação e dos quadros teóricos essenciais; a capacidade crítica, de seleção, sistematização e síntese necessárias à elaboração da resposta a uma questão. - A segunda deverá avaliar o grau das competências adquiridas durante a orientação tutorial. - A primeira terá uma ponderação de 80% e a segunda de 20%
Teste escrito = 80'% + Análise crítica de um livro = 20% = 100%
Não se aplica
De acordo com a legislação em vigor
Exame final, sem consulta, terá uma vertente teórica e outra prática. - A primeira avaliará o domínio da informação e dos quadros teóricos essenciais; a capacidade crítica, de seleção, sistematização e síntese necessárias à elaboração da resposta a uma questão. - A segunda, deverá avaliar o grau das competências adquiridas durante a orientação tutorial. - A primeira terá uma ponderação de 80% e a segunda de 20%
Os estudantes de Mobilidade têm obrigação de contatarem com o docente na 1ª semana do semestre ou, se comprovarem devidamente que chegarão a Portugal depois do início das aulas, têm uma semana para o fazerem após a sua chegada.
As sessões letivas, serão sempre efetuadas na Língua Portuguesa. No entanto, os acompanhamentos nas sessões tutoriais, poderão ser feitos em Inglês, Francês, Espanhol ou Italiano para os estudantes estrangeiros cuja língua materna não seja o Português e apresentem manifestas carências na sua compreensão.