| Código: | CC003 | Sigla: | ASSIMP |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências da Comunicação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Comunicação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CC | 40 | CC - Plano de Estudos | 3 | - | 9 | 85 | 243 |
Compreensão da importância e responsabilidade das fontes de informação jornalísticas. Dotar os estudantes de um profundo conhecimento das técnicas de assessoria de imprensa e de relacionamento com os media. Desenvolver competências estratégicas na gestão de informação com vista a uma aplicabilidade nas empresas e nas instituições.
Capacidade de desenvolver estratégias e táticas de promoção de marcas, empresas ou instituições.
1. O Assessor de Imprensa e os Media. Características. Funções. Relação com a entidade empregadora. Os jornalistas e o Assessor
2. Negociação entre Assessor e Jornalista. Bases Teóricas do relacionamento entre fontes e jornalistas. Os graus de confidencialidade. A utilidade do Off de record. O Código Deontológico dos Jornalistas. Análise e discussão de casos práticos.
3. Criação de um Gabinete de Imprensa. A estrutura. Os recursos humanos. Instrumentos de trabalho. Procedimentos. As novas tecnologias.
4. Técnicas de Assessoria de Imprensa. Notas de imprensa (Press Release). Follow-up. Comunicados. Encontros informais. Conferências de imprensa. Rodas de imprensa. Dossier de imprensa (Press kit). Bolsa de Contactos. Visitas e Viagem de Imprensa. Cerimónias Oficiais. Gabinetes de Imprensa Virtuais. Preparação de Entrevistas. Outras. Jornalismo Transgénico. Análise e discussão de casos práticos.
5. A Assessoria de Imprensa no Processo de Elaboração da Notícia. Provocar a notícia. Evitar a notícia. Acompanhar a notícia. A mensagem e a escolha do canal. O tempo e a notícia. Rotinas produtivas da notícia A audiência e a notícia. Agenda – setting. A Construção de supostas realidades. Teoria do “fim da história”. Análise e discussão de casos práticos.
6. Análise e Avaliação de Resultados. Nos jornais. Na rádio. Na televisão. O clipping. As primeiras páginas. Análise e discussão de casos práticos.
7. Comunicação de Crise. A Imagem positiva. Tipo e Morfologias de crises. Dispositivos e células de Crise. Princípios da Comunicação de Crise. Análise e discussão de casos Práticos.
8. A Assessoria de Imprensa na Comunicação Integrada. Nas relações públicas. No marketing. Na gestão.
9. Desenvolvimento de um Plano de Assessoria de Imprensa.
Teórico-prático
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 20,00 |
| Trabalho de campo | 40,00 |
| Trabalho escrito | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 10,00 |
| Frequência das aulas | 20,00 |
| Trabalho de campo | 19,00 |
| Trabalho de investigação | 10,00 |
| Total: | 59,00 |
Por avaliação contínua:
- 75% de assiduidade e nota superior a 12 valores nos trabalhos de campo e escrito.
Por Recurso:
- Trabalhos de campo e escrito (50%) e exame de Recurso (50%)
Avaliação contínua: Trabalho de campo (40%) + Trabalho escrito (40%) Participação nas aulas (20%)