Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CC003

Assessoria de Imprensa

Código: CC003     Sigla: ASSIMP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CC 40 CC - Plano de Estudos 3 - 9 85 243

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Compreensão da importância e responsabilidade das fontes de informação jornalísticas. Dotar os estudantes de um profundo conhecimento das técnicas de assessoria de imprensa e de relacionamento com os media. Desenvolver competências estratégicas na gestão de informação com vista a uma aplicabilidade nas empresas e nas instituições.

Resultados de aprendizagem e competências

Capacidade de desenvolver estratégias e táticas de promoção de marcas, empresas ou instituições. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. O Assessor de Imprensa e os Media. Características. Funções. Relação com a entidade empregadora. Os jornalistas e o Assessor
2. Negociação entre Assessor e Jornalista. Bases Teóricas do relacionamento entre fontes e jornalistas. Os graus de confidencialidade. A utilidade do Off de record. O Código Deontológico dos Jornalistas. Análise e discussão de casos práticos.
3. Criação de um Gabinete de Imprensa. A estrutura. Os recursos humanos. Instrumentos de trabalho. Procedimentos. As novas tecnologias.
4. Técnicas de Assessoria de Imprensa. Notas de imprensa (Press Release). Follow-up. Comunicados. Encontros informais. Conferências de imprensa. Rodas de imprensa. Dossier de imprensa (Press kit). Bolsa de Contactos. Visitas e Viagem de Imprensa. Cerimónias Oficiais. Gabinetes de Imprensa Virtuais. Preparação de Entrevistas. Outras. Jornalismo Transgénico. Análise e discussão de casos práticos.
5. A Assessoria de Imprensa no Processo de Elaboração da Notícia. Provocar a notícia. Evitar a notícia. Acompanhar a notícia. A mensagem e a escolha do canal. O tempo e a notícia. Rotinas produtivas da notícia A audiência e a notícia. Agenda – setting. A Construção de supostas realidades. Teoria do “fim da história”. Análise e discussão de casos práticos.
6. Análise e Avaliação de Resultados. Nos jornais. Na rádio. Na televisão. O clipping. As primeiras páginas. Análise e discussão de casos práticos.
7. Comunicação de Crise. A Imagem positiva. Tipo e Morfologias de crises. Dispositivos e células de Crise. Princípios da Comunicação de Crise. Análise e discussão de casos Práticos.
8. A Assessoria de Imprensa na Comunicação Integrada. Nas relações públicas. No marketing. Na gestão.
9. Desenvolvimento de um Plano de Assessoria de Imprensa.

Bibliografia Obrigatória

Tuchman, Gaye; Making news: A study in the construction of reality., The Free Press, 1978
Dutton, Frederick G.; Changing souces of power, News York: McGraw-Hill, 1971
Manning, Paul; News and news sources., Sage Publications, 2001
Santos, Rogério; A negociação entre jornalistas e fontes., Minerva Editora, 1997
Traquina, Nelson; Jornalismo: Questões, teorias e "estórias"., Comunicação & Linguagem: Vega, 1993
Boorstin, Daniel J. ; The image: A guide to pseudo-events in america., New York: Atheneum, 1987
Fishman, Mark; Manufacturing the news., University of Texas Press, 1980
Lee, Martin and Normam Solomon; Unreliable sources: A guide to detecting bias in news media., Lyle Stuart Book, 1990
Sigal, Leon V. ; Reporters and officialls - the organisation and politics of newsmaking., Heath and Company, 1973
Hess, Stephen; The government/press connection: Press officers and their offices., The Brookings Institution, 1984.
• Duarte, Jorge. 2002. ; Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia., Editora Atlas
Martins, Luís Paixão; As armas dos jornalistas., Editora Alias, s.d.
Atton, C. ; Alternative Media., Sage, 2005
Sigal, Leon; Who? Sources make the news. I, Randon House, 1986
• Ericson, Richard V., Taricia M. Baranek, and Janet B. L. Chan.; Negotiating control - a study of news sources., University of Toronto Press, 1989
Santos, Rogério; A fontes não quis revelar, Campo das Letras, 2006
Sousa, Jorge Pedro; As notícias e os seus efeitos: As "teorias" do jornalismo e dos seus efeitos sociais dos media jornalísticos, Minerva, 2000
Ribeiro, Vasco; Os Bastidores do Poder, Almedina, 2015
Gans, Herbert J.; Deciding What's News : A Study of CBS Evening News, NBC Nightly News, Newsweek a Time, University Press: Evanston, 1979

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Teórico-prático

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho de campo 40,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 10,00
Frequência das aulas 20,00
Trabalho de campo 19,00
Trabalho de investigação 10,00
Total: 59,00

Obtenção de frequência

Por avaliação contínua:
- 75% de assiduidade e nota superior a 12 valores nos trabalhos de campo e escrito.

Por Recurso:
- Trabalhos de campo e escrito (50%) e exame de Recurso (50%)

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua: Trabalho de campo (40%) + Trabalho escrito (40%) Participação nas aulas (20%)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Falar com o docente.
Recomendar Página Voltar ao Topo