Código: | MEAAM004 | Sigla: | CNA |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Anglo-Americanos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Estudos Anglo-Americanos |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MEAA | 16 | Plano Oficial a partir de 2007/2008 | 1 | - | 6 | 55 | 162 |
Este programa tem como objetivo refletir sobre mitos fundadores, temas, ocorrências e momentos representativos da cultura e da história dos Estados Unidos da América. Os estudantes deverão adquirir um conjunto de saberes determinantes que lhes permita alargar e aprofundar horizontes a um nível de estudos mais elevado, e que, por seu turno, os oriente na problematização de mitos identitários, de tradições e do(s) poder(es) no contexto da compreensão da cultura e do pensamento americano. Deverão igualmente adquirir competências que os conduza a um entendimento de visões mais regionalistas e/ou minoritárias no contexto dos Estados Unidos.
Os estudantes deverão adquirir um conjunto de saberes determinantes que lhes permita alargar e aprofundar horizontes de compreensão da cultura e do pensamento americano, bem como deverão adquirir competências que os conduza a um entendimento de visões regionalistas e/ou minoritárias no contexto dos Estados Unidos
Para conduzir os alunos a uma reflexão e a uma questionação sobre aspectos centrais e inerentes à pluralidade cultural e histórica americana será abordado ADVENTURES OF HUCKLEBERRY FINN de Mark Twain e MOON PALACE de Paul Auster. Partindo destas obras dispensar-se-á particular atenção a alguns momentos da história americana que permitirão melhor compreender algumas vivências e ocorrências do passado e do presente dos Estados Unidos. Assim acentuar-se-á os seguintes aspectos: A invenção da "América", a viagem, a visão utópica a visão pastoril e outros mitos fundadores que se projectáram na história e nas manifestações da cultura dos Estados Unidos;o regionalismo americano; o Sul como "Outra Terra", a Guerra Civil e a nação; etapas e vivências do novo estado-nação moderno e industrial, rumo ao Século Americano; as minorias no contexto dos Estados Unidos;
Pela natureza do estudo que o próprio mestrado coloca não se apensa aqui uma bibliografia. Ao longo do seminário. A regente do seminário apresentará e aconselhará bibliografia geral e particular, tendo em vista os diversos aspectos a considerar.
O curso funciona em regime de seminário, organizado em quinze sessões. As cerca das cinco primeiras sessões ficam totalmente a cargo da docente que apresentará enquadramentos teóricos e históricos que permitam aos estudantes melhor compreender algumas vivências e ocorrências do passado e do presente dos Estados Unidos bem como tomar contacto com teses e leituras canónicas acerca das fundações identitárias da nação. As restantes sessões desenvolvem-se em torno não só da intervenção da docente mas também em volta de apresentações feitas pelos estudantes sobre temas propostos e orientados, que serão discutidos por todos debaixo da supervisão da responsável pelo seminário. A avaliação surge no âmbito da intervenção contínua dos estudantes e de uma apresentação oral individual.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 50,00 |
Prova oral | 50,00 |
Total: | 100,00 |
É obrigatória a presença em pelo menos 75% das sessões do seminário.
Média ponderada dos resultados em componentes de avaliação: a) Participação activa nas sessões do seminário 50% b) Apresentação de um trabalho oral 50%
Não aplicável.
Não aplicável.
Não aplicável.
Não aplicável.