Código: | LLC002 | Sigla: | AA1.2 |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://moodle.up.pt |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Germanísticos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
CL | 7 | CL - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
LA | 17 | LA - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
LLC | 51 | Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
LRI | 32 | Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
Alemão A1.2 é a continuação de Alemão A1.1. Destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira que no início do 1º semestre não possuíam conhecimentos prévios desta língua. Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
Através do trabalho com o manual, que contém um leque diversificado de textos, exercícios e tarefas que visam desenvolver as competências (ler, escrever, falar e ouvir) e o léxico de uma maneira sistemática e progressiva, os estudantes consolidam e aprofundam os conhecimentos e capacidades linguísticos de acordo com o previsto no CECR para este nível de estudo da língua alemã - ferramentas indispensáveis para dominar várias situações comunicativas que ocorrem na vida quotidiana. Além disso, os estudantes são confrontados com a cultura/realidade dos países de expressão alemã através da leitura de pequenos textos e através do visionamento/da audição de materiais audiovisuais. Os conhecimentos gramaticais são adquiridos através do estudo mais aprofundado de fenómenos textuais no seu contexto (sintaxe, conjugação de verbos, verbos com partícula separável, tempos verbais, declinação de adjetivos, pronomes, a negação), o que contribui também para o alargamento do leque de estratégias de compreensão.
O estudo da língua alemã no nível A1.2 é aprofundado através de materiais didáticos extra que se encontram na plataforma Moodle. Este método de ensino (b-learning) contribui para o aumento da autonomia dos estudantes.
No final do semestre os estudantes devem ser capazes de: alargar o seu conhecimento declarativo (saber) e a competência de realização (saber-fazer); compreender e usar o léxico e as estruturas referentes aos temas abordados tanto oralmente como por escrito; dominar a terminologia e o uso competente das estruturas gramaticais previstas para este nível; adquirir novas competências e estratégias de aprendizagem/capacidades de estudo; desenvolver o interesse por realidades e culturas diferentes; alargar a sua competência ao nível da utilização de recursos multimédia.
Esta unidade curricular pressupõe a familiaridade com os conteúdos do nível A1.1.
Nas aulas de língua alemã A1.2 serão focados temas relacionados com situações que ocorrem na vida quotidiana como, por exemplo, a orientação espacial, as profissões, o quotidiano, as férias, a alimentação, o vestuário, o corpo e a saúde. Estes temas serão trabalhados em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
Vários aspetos gramaticais serão objeto de reflexão, de análise e de exercícios práticos:
1. A frase: frases declarativas, negativas, interrogativas e imperativas; distribuição dos elementos na frase.
2. O verbo: tempos verbais: presente, tempos do passado, verbos modais.
3. O artigo: artigos definidos e indefinidos, elementos de negação
4. O pronome: pronomes pessoais, pronomes possessivos e demonstrativos.
5. O adjetivo: uso predicativo do adjetivo, uso determinativo do adjetivo.
6. O substantivo: género dos substantivos.
7. Pronúncia e ortografia: Relação grafia e fonia, fonemas do alemão sem correspondência no português, o ritmo na frase alemã.
Bibliografia complementar será indicada pelo docente ao longo do semestre.
Aulas práticas; estratégias didáticas várias; trabalho em grupo ou individual, trabalho autónomo do aluno, recorrendo a materiais indicados pelo professor. Nas aulas, dá-se grande importância à participação ativa dos alunos.
Aulas teórico-práticas; estratégias didáticas várias; trabalho em grupo ou individual, é dada grande importância à participação ativa por parte dos alunos. O modo de avaliação é a avaliação distribuída sem exame final, o que implica uma participação ativa e contínua por parte do estudante: trabalhos de casa, treino de leitura em voz alta, testes e trabalhos escritos, pequenas apresentações em “powerpoint”.
Obtenção de frequência através da aprovação nos diferentes elementos de avaliação.
Três testes escritos: 80%
Avaliação oral: 20% (Leitura em voz alta, representação de uma cena dialogada)
Designação | Peso (%) |
---|---|
Prova oral | 20,00 |
Teste | 80,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 108,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Total: | 162,00 |
Aprovação nos diferentes elementos de avaliação.
Estudantes trabalhadores e outros estudantes legalmente dispensados da presença regular nas aulas devem contactar o docente no início do semestre para combinar uma modalidade de avaliação alternativa.
Três testes escritos: 80%
Avaliação oral: 20%
De acordo com o regulamento da FLUP.
Não aplicável
De acordo com as normas de avaliação em vigor
Os estudantes que, por comprovados motivos de força maior, tenham faltado a uma prova de avaliação, poderão recuperar um elemento da avaliação escrita ou a avaliação oral no final do semestre, em data anunciada pelo docente.