Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC059

Inglês C1.1

Código: LLC059     Sigla: IC1.1

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 38 LA - Plano de Estudos 3 - 6 52 162
LLC 92 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 3 - 6 52 162
LRI 24 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 3 - 6 52 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

By the end of C1.1 (5th semester English Language) the students should be able to do the following:

1. Understand and use complex grammar in context(with particular reference to the grammar elements listed in the programme below).

2. Develop students's language skills (reading, writing, listening and speaking) within the themes in the programme below.

3. Follow and produce abstract argumentation in spoken and written English in, for example, the balancing of alternatives and the drawing of a conclusion.

4. Participate actively and effectively in classes and Tutorial Discussion groups.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Development of students' written skills in relation to producing argumentaative texts and non-scientific articles.

2. Improvement of students' accuracy and fluency in spoken English, particularly when discussing course themes and the plot, characters and ideas in a work of fiction or non-fiction.

3. Increasing students' knowledge, understanding and application of the rules of grammar, with specific reference to those pertaining to the grammar areas detailed in the course programme below.

4. Developing the active and passive range  of students' lexical resource with particular reference to the themes outlined in the course programme.

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os estudantes são capazes de compreender uma vasta gama de textos complexos e longos, assim como detetar significações implícitas. São capazes de exprimir-se de forma espontânea e fluente sem, aparentemente, ter de procurar palavras. São capazes de utilizar a língua de maneira eficaz e flexível na sua vida social, profissional ou académica. São capazes de exprimir-se sobre assuntos complexos, de forma clara e bem estruturada, e de mostrar domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os conteúdos programáticos sãoem grande parte definidos pela utilização do manual Global Advanced (ver bibliografia). Este curso corresponde à primeira parte do curso de inglês de nível C1e utiliza as três unidades do manual que foram atribuídas a este semestre. As principais áreas temáticas do semestre são “Trade and Commerce” que aborda os temas da escravatura e da economia moderna global; “Hearts and Minds” que trata os conceitos de natureza e cuidado e “Chance and Design” que aborda as noções de perfeição e arquitetura. Os conteúdos programáticos gramaticais focam-se na compreensão e uso da passiva, artigos, construções condicionais reais e irreais e estruturas que envolvem gerúndios em contraste com infinitivos. Serão usados exercícios do manual e estão definidas aulas de prática intensiva destes itens programáticos.

C1.1 - THEMES:

1. Trade and Commerce.

2. Hearts and Minds.

3. Chance and Design. 

C1.1 - GRAMMAR: see Yule, G. (2006) in bibliography.

1. The passive (including use in reporting).

2. Cleft sentences.

3. Articles.

4. Real and unreal conditionals.

5. Gerund and Infinitive. 

C1.1 - SKILLS WORK: All four language skills are developed through materials related to course themes. Writing skills work will focus on the development of argumentative texts and articles in non-scientific publications.

Bibliografia Obrigatória

Macmillan; Macmillan English Dictionary for Advanced Learners, Macmillan, 2002. ISBN: 0 -333 - 99253 - 9
Clandfield,Lindsay and Jeffries, Amanda; Global Advanced, Macmillan, 2012

Bibliografia Complementar

George Yule; Oxford Practice Grammar, Oxford english, 2006. ISBN: 0-19-4309 16-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem



O curso utiliza uma abordagem comunicativa do ensino da língua inglesa. O principal foco é o desenvolvimento das capacidades produtivas dos alunos: o falar e o escrever. O estímulo para este trabalho é dado por textos escritos e de audição que desenvolvem as capacidades recetivas dos estudantes. O trabalho na sala de aula envolve frequentes mudanças de padrão de interação que assegurem um ambiente dinâmico e participativo. É dado enfoque também à consciência da importância de padrões gramaticais e características da língua como um sistema. Cada item gramatical é revisto numa aula no final de cada unidade.






 




Para que os estudantes possam passar do nível intermédio para o avançado, têm de desenvolver a sua fluência oral através de uma maior automatização dos seus recursos linguísticos, ao mesmo tempo que mantêm um elevado controlo de correção gramatical. Uma abordagem participativa e dinâmica às atividades de aprendizagem é essencial da parte dos alunos e do professor. Para atingir este objetivo devem ser dados aos estudantes tempo e oportunidades suficientes para produzir a língua-alvo. Devem ser, no entanto, também dados tempo e espaço para notar características linguísticas e construir uma consciência sólida de como a língua funciona como sistema. O manual assiste a esta última função com a inclusão de variados exercícios como, por exemplo, a noção de formalidade e a forma como ela é usada na linguagem. Material de conteúdo complexo é fornecido tanto pelo manual utilizado para o curso C1.1 como pela informação dada pelo professor. Este conteúdo é retirado de uma variedade de fontes e de géneros de texto e inclui aspetos do uso da língua inglesa que descrevem diversos contextos socioculturais de todo o mundo. O curso C1.1 relaciona a “cultura-alvo” com a “cultura internacional” e com a “cultura local” dos alunos de forma comparativa, sem julgamentos. Os comportamentos de cooperação na aprendizagem da língua são fomentados pela utilização de diversos padrões de interação (como trabalho em pares e em grupo) e a aceitação de contribuições e sugestões dos estudantes de atividades ou temas de discussão. Um bom exemplo desta abordagem é a inclusão como parte do curso C1.1 de grupos de discussão em formato tutorial, o que implica a subdivisão da turma em grupos mais pequenos. Nesses grupos é pedido aos estudantes que desenvolvam as suas ideias e respostas sobre um tema geral relacionado com a unidade em estudo. Os outros subgrupos trabalham autonomamente antes de se voltarem a juntar numa discussão moderada pelo professor. Estes momentos são importantes para a avaliação, mas também para que as atividades centradas nos estudantes e a linguagem produzidas por eles próprios faça parte integrante do programa do curso.

Software

Not applicable

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 65,00
Prova oral 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 56,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

According to FLUP guidelines: 75% attendance.

Fórmula de cálculo da classificação final


. Os estudantes são avaliados através de testes escritos (duas composições e um teste que combina estruturas gramaticais e vocabulário) e testes orais (duas discussões em grupo em formato tutorial e uma oral final em pares). Estes elementos são pesados de forma a proporcionar uma avaliação equilibrada das capacidades produtivas dos alunos e da sua consciência da língua inglesa

Provas e trabalhos especiais

Tutorial Group Discussions.

Trabalho de estágio/projeto

Not applicable.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

W0rker Student tests in January

Melhoria de classificação

According to FLUP regulations

Observações

Class work and evaluation will be conducted exclusively in English. Worker students should maintain contact with their class teacher and colleagues and stay informed as to progress and dates for tests etc.

Recomendar Página Voltar ao Topo