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Literatura Francesa Clássica

Código: LLC085     Sigla: LFC

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 0 LA - Plano de Estudos 3 - 6 52 162
LLC 10 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Introdução à Literatura Francesa Clássica na perspectiva privilegiada de ilustração de renovação do cânone levada a cabo pela actividade crítica francesa e anglo-saxónica referente ao Grand Siècle: os três autores seleccionados representam momentos sensíveis de progressão estética do Classicismo que olhares recentes interrogam na sua excentricidade tradicionalmente omitida ou disciplinada para flexibilizar a consciência teórica em formação dos estudantes, assim mais aptos à gestão criativa de um projecto tutoriado.

Resultados de aprendizagem e competências

O aluno deverá ser capaz de produzir, a partir da bibliografia disponível, uma reflexão e um discurso próprio sobre as questões em exame. Adquirirá competência metodológica para desenvolver um projecto autónomo com tutoria rigorosa.

Modo de trabalho

B-learning

Programa

1. MALHERBE François de, Oeuvres Poétiques: de Ronsard a Racine, definição e superação de poéticas

2. MOLIÈRE, Monsieur de Pourceaugnac: a heterodoxia na estética da comédie-ballet

3. SCARRON Paul, Roman Comique: a reinvenção do Classicismo

Bibliografia Obrigatória

Bray René; Formation de la doctrine classique, Nizet, Paris,, 1978
SCHERER Jacques; La Dramaturgie Classique en France, Paris, Nizet,, 1973
Perrin Francis; Molière chef de troupe, Paris, plon, 2007
Darmon Jean- Charles; philosophie épicurienne et littérature au XVIIe siècle Etudes sur Gassendi, Cyrano de Bergerac, La Fontaine, Saint- Evremond , Paris, puf, 1998
Abramovici Jean- Christophe; Obscénité et Classicisme, Paris, puf, 2003
JEANNERET MICHEL; Éros rebelle Littérature et dissidence à l`âge classique, Paris, Seuil,

Observações Bibliográficas

Uma disciplina organizada nos percursos individuais de pesquisa de cada estudante, individualmente, tutoriado, convoca um dinamismo bibliográfico adequado necessariamente à diversidade de linhas investigativas. Assim, a bibliografia geral constitui mera linha indicativa de abordagem geral, introdutória, integradora da multiplicidade de direções a especificar, em contexto próprio,

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas, intervenções orientadas dos estudantes orientação tutorial individualizada: incentivo a elaboração de um projecto de pesquisa, devidamente calendarizado nos seus passos de progressão. Cada passo é publicamente apresentado nas aulas tutoriais para debate e as sugestões de evolução são colectivamente colhidas. Componente audiovisual a expandir.

Software

dvd
power point

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 72,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 34,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O aluno obterá a frequência dependentemente do percurso que eleger: exame final; testes de avaliação contínua (3) com participações nas aulas; elaboração de um projecto longo em tutoria, as fases evolutivas de pesquisa apresentadas nas aulas tutoriais.

Fórmula de cálculo da classificação final

Dadas as possibilidades expostas, não há uma fórmula única.

Provas e trabalhos especiais

Este item merece um tratamento individualizado, de acordo com os interesses dos estudantes. Contudo, o trabalho de projecto constitui, pela sua complexidade e exigência recíproca, uma mais valia.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o regulamento em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com o regulamento em vigor.

Observações

As condições específicas de avaliação na disciplina constam dos dois primeiros sumários de cada ano lectivo.

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