Código: | GEOGR034 | Sigla: | GFIPOR |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://web.letras.up.pt/asaraujo/geofis/geofis.html |
Unidade Responsável: | Departamento de Geografia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Geografia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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GEOGR | 137 | GEOGR - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 4 | |
HISTO | 11 | HISTO - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 4 | |
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Conhecimento do País sob o ponto de vista, climático, hidrológico, geológico e geomorfológico. As regiões estruturais de Portugal: geomorfologia e paisagens.
Conhecimento do país. Compreensão das interações entre a Geomorfologia e a estrutura geológica. Capacidade de leitura das paisagens sob o ponto de vista geomorfológico, com recurso a diversas fontes de informação (cartas geológicas de diferentes escalas, Google Earth)
É necessário um conhecimento prévio das UCs de Introdução às ciências da terra, Climatologia e Hidrologia de forma a establecer a relação entre os diferentes aspectos da realidade no contexto nacional.
1. Caracterização geral do país: a necessidade de integração de Portugal na Península Ibérica 2. Integração de Portugal no quadro geológico europeu e peninsular 3. As regiões estruturais de Portugal: formas de relevo características 4. Evolução ante-mesozóica do território de Portugal: Geologia e paisagens do Maciço Hespérico. As diferentes Zonas do maciço Hespérico: a) Cantábrica, b) Oeste-Astúrico-Leonesa, c) Centro-Ibérica, d) sub-zona Galaico-Transmnontana, e) Ossa-Morena, f) Sul Portuguesa. Litologia, estrutura e evolução paleogeográfica de cada uma destas zonas e seus reflexos nas paisagens. 5. A cobertura epi-hercínica - evolução mesozóica. Geologia e paisagens das orlas. 6. A cobertura epi-hercínica - evolução geomorfológica fini-mesozóica e cenozóica. A superfície da Meseta e a orogenia Alpina. 7. Alguns aspectos da evolução geomorfológica durante o Quaternário: variações climáticas e variações do nível do mar. 8. Traços gerais do clima da Península Ibérica. Alguns aspectos do clima de Portugal 9. Alguns problemas hidrológicos do país. Características gerais dos rios portugueses.
A disciplina será dada em e-learning. Os alunos serão convidados a preparar previamente as matérias que serão leccionadas nas aulas, de forma a garantir uma intervenção mais activa nas aulas teórico-práticas. No fim de cada bloco do programa será realizado um mini-teste através da plataforma Moodle. Este teste destinar-se-á à auto-avaliação e à obtenção de frequência pelos alunos. Será organizada 1 saída de estudo que terá lugar em Outubro de 2013.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Participação presencial | 0,00 |
Trabalho laboratorial | 0,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 90,00 |
Frequência das aulas | 62,00 |
Trabalho de campo | 10,00 |
Total: | 162,00 |
É desejável a presença dos estudantes no maior número possível de aulas. Porém, graças à existência de mini-testes na plataforma Moodle, o acompanhamento das matérias dadas nas aulas será verificado a partir da realização atempada dos mini-testes correspondentes a cada bloco da matéria teórico-prática e não das folhas de presença nas aulas. A classificação média dos referidos mini-testes não poderá ser inferior a 9,5 valores para que se considere que os alunos obtiveram frequência. Os estudantes que não obtiverem frequência não poderão submeter-se a exame na 1ª época (Janeiro de 2014) podendo realizar exame apenas na época de recurso (Fevereiro de 2014).
Será a soma aritmética entre um teste presencial realizado online na plataforma Moodle (60 pontos) e um teste escrito com perguntas de desenvolvimento (140 pontos).
Para todo os alunos será necessária a realização atempada de mini-testes correspondentes a cada bloco da matéria teórico-prática, disponíveis durante cerca de 1 semana na plataforma Moodle. A média ponderada dos referidos mini-testes não poderá ser inferior a 9,5 valores.
No caso de não poderem estar presentes nas aulas os estudantes devem, todavia, resolver os mini-testes do Moodle de forma a acompanharem a matéria leccionada.
Realização de um novo exame final.